Foco no trabalho defensivo – Flamengo e os primeiros desafios no Uruguai na Champions League Américas

A partir da próxima terça-feira, o Flamengo começa a sua caminhada nessa edição da Champions League Américas e com um objetivo só em mente – retomar o título da competição internacional mais importante do continente e voltar a disputar o Mundial de Clubes em 2024. O Garrafão Rubro-Negro detalha o momento dos adversários do Flamengo na competição –  o Peñarol, do Uruguai, que será o anfitrião nessa primeira janela da fase de classificação, e o Instituto de Córdoba, da Argentina, que é o atual campeão da Liga Argentina e está entre os primeiros colocados na atual edição do torneio local.

Instituto de Córdoba, da Argentina – o time que teve que se reinventar após o título argentino na última temporada

Quem viu o time argentino na última temporada e vê o elenco atual consegue enxergar algumas mudanças claras no seu sistema de jogo. Na campanha do título, o Instituto tinha muito mais fluidez no seu ataque com a boa participação de nomes como Martin Cuello, Gaston Whelan e Nicolas Romano nas jogadas ofensivas. Sem Cuello e Whelan fazendo parte do plantel, o Instituto teve que se reinventar como equipe com o comando do técnico Lucas Victoriano.

O time ainda segue muito competitivo dentro de quadra e o reflexo disso é a ótima colocação entre so primeiros colocados na Liga Argentina – terceiro colocado com 12 vitórias e 4 derrotas. O Instituto nessa temporada tem como ponto forte um sistema defensivo ainda mais equilibrado e postado taticamente em quadra fazendo com que os adversários cometam muitos erros e arremessos forçados.

Para o Flamengo ter êxito na sua estreia contra o Instituto de Córdoba na terça-feira precisará trabalhar muito bem sua transição de jogadas para causar o desequilíbrio no posicionamento tático do time argentino. Se os armadores argentinos – Penka Aguirre e José Vildoza – estiverem numa boa jornada, isso ajudará muito o Flamengo.

Principais do time argentino nesse momento na Liga Nacional

Pontos – Tayavek Gallizzi com 14,9 pontos por jogo

Rebotes –  Tayavek Galizzi com 4,1 rebotes por jogo

Assistências – Leandro Vildozza com 1,9 assistências por jogo

Terça-feira é a estreia do Flamengo

Instituto de Córdoba x Flamengo, às 21:30, no Palácio Peñarol, no Uruguai. Transmissão da ESPN 4 e tempo real nas redes sociais do Garrafão Rubro-Negro

Peñarol, do Uruguai – a mentirosa classificação na Liga Uruguaia pode ser uma armadilha pra subestimar o experiente time uruguaio

Quando o torcedor nessa semana for olhar a classificação da Liga Uruguaia e olhar o Peñarol como último colocado na tabela, vai pensar que será uma barbada para o Flamengo quando encarar a equipe na próxima quarta-feira. Mas o fato é que o Peñarol por incidentes na temporada passada diante do Malvin e do Biguá acabou sendo punido pela Federação com a perda de 5 pontos na tabela da atual temporada, e caso não tivesse a punição estaria entre os 4 primeiros colocados do torneio atualmente.

O time uruguaio tem um elenco cascudo formado por jogadores experientes como o uruguaio Salvador Zanotta, o norte-americano Lee Roberts e o porto riquenho David Huertas. E tem como sistema buscar amarrar muito a partida dentro de quadra com um bom trabalho defensivo com objetivo de ter a chance de nos minutos finais sacramentar a sua vitória em quadra. E o que o Flamengo pode esperar é ter um jogo amarrado e caberá ao time rubro-negro tentar tirar o time uruguaio da sua zona de conforto e obrigar a eles praticamente um sistema de jogo alternativo em quadra.

E para buscar uma vaga na fase final da Champions League Américas, o Peñarol realizou a contratação de mais impacto na véspera do começo da competição internacional. O ala-pivô alemão Robin Benzing, de 34 anos, com vasta experiência na Liga ACB com a camisa do Zaragoza e um dos carrascos do Brasil no último pré-olímpico irá defender o time uruguaio nessa competição. A ver como será sua eficiência no seu principal ponto forte de jogo – os arremessos de três pontos.

Principais do time uruguaio nesse momento na Liga Nacional

Pontos – Charles Thomas com 19,3 pontos por jogo

Rebotes –  Charles Thomas com 8,2 rebotes por jogo

Assistências – Salvador Zanotta com 6,6 assistências por jogo

Quarta-feira é jogo do Flamengo contra a equipe da casa

Peñarol x Flamengo, às 21:30, no Palácio Peñarol, no Uruguai. Transmissão da ESPN 4 e tempo real nas redes sociais do Garrafão Rubro-Negro.

O Flamengo viajou completo para o Uruguai e a expectativa é que o mexicano Luke Martinez aumente sua minutagem nos jogos nessa semana. O time rubro-negro que nos últimos jogos do NBB demonstrou uma certa força para conseguir pontuar e acabou construindo muito mais das suas vitórias com um bom trabalho defensivo. E para sair com duas vitórias no Uruguai irá necessitar muito do equilíbrio nos dois lados da quadra.

A expectativa é que o trio argentino chame a responsabilidade maior para o orgulho da nação nesses jogos que serão realizados na casa do time do Peñarol.

Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos para jogos do NBB, Copa Super 8 e Champions League Américas durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.