Com recorde de erros na temporada e confuso taticamente, Flamengo perde para o Instituto de Córdoba na estreia da Champions

Já é rotina dentro do basquete do Flamengo quando chega o mês de dezembro o time acabar por demonstrar uma evolução técnica, tática e física em quadra. E por incrível que pareça, essa história está sendo bem diferente nessa temporada. O time venceu os últimos jogos do NBB, cometendo uma grande quantidade de erros, sem aquela intensidade coletiva do elenco que foi montado e os ajustes feitos ou pretendidos pelo treinador Gustavo De Conti passaram longe de dar uma consistência ao time a ponto da torcida se entusiasmar ou acreditar numa evolução a curto prazo.

E quando tudo isso ocorrendo contra e ainda com o treinador desqualificado por acumular duas faltas técnicas ainda no segundo quarto, o Flamengo sofrendo um revés na estreia da Champions League Américas diante do Instituto de Córdoba, atual campeão argentino, por 89 a 81.

O Flamengo cometeu 23 erros durante todo o jogo, maior número da temporada. E muitos jogadores ficaram abaixo do que realmente podem render, principalmente no volume defensivo e a transição ofensiva. Já é o momento de rever, analisar o que está sendo feito de errado e buscar corrigir, pois o rendimento pelo investimento que o time possui está muito abaixo. Ganhar de adversários mais limitados é normal pela diferença de elenco do Flamengo para a maioria dos times do NBB, e quando enfrenta times mais ajustados taticamente, o time já demonstrou sofrer mais em quadra como nas últimas semanas.

O jogo

1 quarto – Flamengo 21 x 21 Instituto – o primeiro período acabou sendo marcado por uma alternância das duas equipes no marcador. O Flamengo começou contando com um bom aproveitamento de Gui Deodato e Hettsheimeir nos arremessos. E o Instituto soube variar muito bem as suas jogadas ofensivas e isso deu trabalho ao sistema defensivo rubro-negro. E graças ao chute de três de Cuello, o Flamengo terminou a primeira parcial com o empate no placar.

2 quarto – Flamengo 23 x 23 Instituto – os minutos iniciais foram marcados pelo treinador Gustavo De Conti levar a segunda falta técnica após segurar a bola antes dela sair de quadra e acabar sendo desqualificado da partida.  E o Flamengo acabou mostrando uma reação positiva na resposta em quadra. Chegou a abrir 12 pontos de vantagem no marcador (41 a  29) faltando 3 minutos para acabar o período com o bom aproveitamento do argentino José Vildoza. Mas a oscilação que é já é marca na temporada voltou a apareceu.  O Instituto chegou a abrir a parcial de 13 a 0 no placar, mas novamente Vildoza igualou o marcador no final do período.

3 quarto – Flamengo 12 x 21 Instituto –  o Instituto se sentiu confortável no terceiro período em quadra e soube castigar o Flamengo com um bom trabalho defensivo e sabendo fazer a leitura ofensiva com nomes com Chuzito Gonzalez, Nicolas Romano e Galizzi. O rubro-negro viu seu problema dos últimos jogos se repetir, a falta de confiança no ataque e a leitura ofensiva do time como um todo pareceu bem travada. O Instituto que não tem nada a ver com isso soube fazer o feijão com arroz bem feito e abriu vantagem na liderança da partida.

4 quarto –  Flamengo 25 x 24 Instituto – o  Flamengo deu sinais de uma melhora no seu ataque durante o quarto decisivo a ponto de cortar a diferença para menos de dois dígitos nos minutos finais com os pontos de Gui Deodato, mas ai o que sumiu foi o posicionamento tático na defesa. Vários espaços dados e até jogador do Instituto aparecendo livre no garrafão depois da marcação dobrar e errar a leitura da jogada. O Instituto soube vencer o jogo por saber punir os erros que o Flamengo cometeu em toda a partida e numa competição internacional, os erros acabam sendo cruciais para determinar o ganhador da partida. Uma partida para se esquecer do Flamengo nessa temporada, mais uma, e dessa vez com uma derrota sem contestação.

Maiores pontuadores do Flamengo contra o Instituto

Gui Deodato – 20 pontos

Vildoza – 17 pontos

Rafael Mineiro – 13 pontos

Rafael Hettsheimeir – 12 pontos

Champions League Américas

Hoje – Peñarol x Flamengo, às 21:30, no Palacio Penarol, no Uruguai. Transmissão da ESPN 4.

Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos para jogos do NBB, Copa Super 8 e Champions League Américas durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.