A última rodada da quinta janela das Eliminatórias das Américas para a Copa do Mundo de Basquete reservou boas noticias tanto para argentinos e brasileiros. O Garrafão Rubro-Negro destaca como foi o desempenho dos jogadores do Flamengo em suas seleções e o que elas precisam fazer na última janela para assegurar a sua vaga no Mundial da modalidade que será disputado na Ásia no ano que vem.
Bahamas 76 x 80 Argentina – Com vitória suada, Argentina conta com boa contribuição de Cuello e José Vildoza
Atuando novamente fora de casa, a Argentina voltou a repetir algumas falhas que teve diante da República Dominicana. Mas a sorte dos Hermanos é que as Bahamas têm um nível técnico inferior e isso acabou por ajudar a Argentina a administrar o placar praticamente em todo o jogo. Com a boa atuação de José Vildoza e Martin Cuello, a Argentina conseguiu abrir 12 pontos de vantagem – 42 a 30.
O segundo tempo foi marcado pelo poder de reação da equipe de Bahamas com as jogadas de David Nesbitt, mas a Argentina com os pontos de Juan Pablo Vaulet e Lucio Redivo acabou por confirmar uma vitória pra lá de importante para suas pretensões de classificação para o Mundial que será no segundo semestre do ano que vem.
Desempenho dos jogadores do Flamengo com a seleção argentina nesse jogo
Jose Vildoza – 11 pontos e 4 assistências
Martin Cuello – 9 pontos e 1 assistência
Penka Aguirre – 2 pontos e 5 rebotes

Para se classificar ao Mundial, a Argentina precisa
– Vencer a República Dominicana ou o Canadá, esses dois jogos serão disputados na Argentina.
– Caso o Brasil derrote o Porto Rico e o Uruguai derrote o México, a Argentina também assegura sua vaga ao Mundial.
México 56 x 102 Brasil – um atropelo brasileiro diante do México, fora de casa, e com outra atuação bem sólida
O México vinha de uma boa vitória contra o Uruguai e a expectativa é que a seleção mexicana poderia quem sabe fazer um jogo equilibrado diante do Brasil ainda mais contando com o apoio do seu torcedor. Mas a realidade foi bem longe disso. O Brasil sabendo fazer uma leitura muito boa coletiva tanto no aspecto ofensivo e defensivo dominou as ações desde o primeiro quarto. A seleção brasileira foi para o intervalo vencendo o jogo por 50 a 26.
O Brasil soube controlar bem a sua liderança no placar no decorrer de todo o segundo tempo. O México não conseguia achar um equilíbrio defensivo e estava com aproveitamento muito fraco nas bolas de três pontos. Diante desse cenário, o Brasil comandado por Gustavo De Conti ampliou ainda mais a sua vantagem e terminou o jogo com uma vitória pra lá de convincente e categoria diante de um adversário direto na luta pela vaga ao Mundial.
Desempenho dos jogadores do Flamengo na seleção brasileira nesse jogo
Gui Deodato – 6 pontos
Rafael Mineiro – 4 rebotes

Brasil e o cenário da classificação pro Mundial. Precisa de UM desses cenários
– Vencer Porto Rico ou Estados Unidos em casa em fevereiro.
– Caso seja derrotado nesses 2 jogos. Argentina se perder os 2 jogos, Brasil leva a vaga ao Mundial.
– Derrota do México pro Uruguai.
Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos para jogos do NBB, Copa Super 8 e Champions League Américas durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN