Em segundo lugar no NBB dessa atual temporada, os jogos do orgulho da nação só irão retornar a partir do dia 19 desse mês. Essa paralisação grande tem um motivo – a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete. É a quinta janela da competição das Américas e com um peso enorme para a classificação antecipada de algumas seleções para essa competição internacional importante. O Garrafão Rubro-Negro destaca os 5 jogadores do Flamengo convocados e o que a Argentina e o Brasil precisarão fazer nessa etapa para encaminhar sua classificação ao Mundial.
Argentina
Campeão na última edição da Copa América, o armador José Vildoza novamente está convocado para defender a seleção argentina e deverá ter mais minutos em quadra nesses jogos das Eliminatórias em razão da ausência de Facundo Campazzo e Nicolas Laprovittola que não foram liberados pela NBB e pelo Barcelona respectivamente para os jogos dessa etapa dessa competição organizada pela FIBA.

O armador Penka Aguirre retorna à seleção depois de um período de ausência e o fator de experiencia em torneios internacionais acabou pesando na escolha do treinador Pablo Prigioni. E como curiosidade no próximo dia 23 de novembro, Penka Aguirre completará 5 anos da sua estreia pela seleção da Argentina adulta, na ocasião, o time enfrentou o Paraguai.
Com temporadas regulares pelo Instituto de Córdoba e agora pelo Flamengo, o ala-armador Martin Cuello está de volta ao elenco da Argentina para uma disputa de uma competição internacional. A sua estreie pela seleção foi em 2020 pelas Eliminatórias da Copa América.

O que a Argentina precisa fazer para assegurar sua vaga a Copa do Mundo já nessa janela da Eliminatórias da Copa do Mundo
– Vencer a República Dominicana e Bahamas.
– Brasil, Uruguai e México – duas dessas seleções – terem pelo menos uma derrota nessa janela das Eliminatórias.
Jogos da Argentina
Quinta – República Dominicana x Argentina, às 21 horas, em Santo Domingo, na República Dominicana.
Domingo – Bahamas x Argentina, às 21:15, nas Bahamas
Brasil
O Brasil comandado pelo técnico Gustavo De Conti terá dois jogos com caráter mais do que decisivo e sabendo que não poderá sofrer duas derrotas para não se complicar muito e praticamente dar adeus as chances de vaga no Mundial. O time brasileiro irá enfrentar o Estados Unidos e México, fora de casa.
Nome de extrema confiança do treinador, Rafael Mineiro está de volta a seleção brasileira seja pelo seu aspecto defensivo e ofensivo em quadra. Outro que retorna ao Brasil para esses jogos decisivos é Gui Deodato. O bom começo de temporada no Flamengo pode acabar por dar a confiança para o experiente ala ajudar o Brasil na rotação nesses duelos que serão realizados fora de casa.

O que o Brasil precisa fazer para encaminhar a sua vaga para Copa do Mundo após essa janela
– Vencer Estados Unidos e México
– A República Dominicana perder os dois jogos nessa janela – Argentina e Venezuela.
– O México também perder sua partida diante do Uruguai.
Jogos do Brasil nessa janela
Sexta – dia 11 – Estados Unidos x Brasil, às 18 horas, em Washington, nos Estados Unidos.
Terça – México x Brasil, a meia-noite e meia, em Chihuahua, no México.
Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos para jogos do NBB, Copa Super 8 e Champions League Américas durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN