Lá vem eles de novo – Flamengo volta a reencontrar equipe argentina na Champions League Américas

A FIBA na última sexta-feira realizou o sorteio dos grupos da Champions League Américas dessa temporada, a competição que podemos dizer que seria a “Libertadores do futebol” no basquete. O time rubro-negro depois de um fracasso na fase final da temporada passada em casa vai em busca do seu segundo titulo nesse importante torneio internacional. E o destino do Flamengo na BCLA nas últimas temporadas é sempre ter um encontro com uma tradicional equipe argentina e esse confronto irá se repetir esse ano, o orgulho da nação terá como adversário o Instituto de Córdoba, atual campeão argentino.

O Garrafão Rubro-negro detalha algumas curiosidades iniciais do grupo do Flamengo na competição e explica o formato da competição e as suas datas.

Grupo C – Flamengo, Instituto de Córdoba (Argentina) e Penarol(Uruguai)

O Instituto de Córdoba é o atual campeão argentino e faz uma boa campanha nesse começo de Liga Nacional Argentina nessa nova temporada. O time sofreu baixas importantes do elenco que fez história e ganhou seu primeiro titulo argentino.  O armador Gaston Whelan acertou sua ida para o basquete europeu e o ala-armador Martin Cuello, MVP das finais da Liga, se tornou jogador do Flamengo nessa temporada.

O time argentino conseguiu a manutenção de nomes importantes no seu elenco como Nicolas Romano, Nicolas Copello e Chuzito Gonzalez. Chuzito que nas últimas duas temporadas teve a marca de ser campeão brasileiro e argentino. E será o primeiro reencontro dele com o Flamengo após a saída do time na temporada passada. O mesmo podemos dizer sobre Cuello reencontrar o Instituto.

E tem que ser destacado o ótimo trabalho do técnico Lucas Victoriano, um dos técnicos da nova geração e que vem se destacando a cada temporada por saber fazer ajustes precisos nos sistemas de jogo do seu time. O Instituto de Córdoba, sem dúvida, será um adversário encardido e chato para o Flamengo na Champions League Américas.

O Penarol, do Uruguai, chegou à final da última edição do Campeonato Uruguaio e mostrou que vem num processo de aumento de credibilidade e investimento dentro do basquete, pois assim como o Flamengo, o futebol é o principal carro chefe do time uruguaio.  A equipe deverá ter ainda novos nomes estrangeiros para elevar o nível técnico do seu elenco. O time já conta com um nome estrangeiro interessante – o porto-riquenho David Huertas. Será um time franco atirador na competição e pode morar aí o perigo.

Gustavo De Conti e o gosto pela Champions League Américas

Desde que chegou ao Flamengo na temporada 2018/2019, os elencos comandados pelo técnico Gustavo De Conti sempre tiveram uma atuação destacada em algumas edições da BCLA. Na primeira temporada da competição, a reação espetacular diante do Instituto na semifinal no Maracanãzinho. Na segunda temporada, o time com uma campanha irretocável praticamente em todo o torneio e mesmo com os desfalques de Franco Balbi, Chuzito Gonzalez e Olivinha na fase final conseguiu ter equilíbrio técnico e emocional para fazer história.

A temporada passada que foi uma situação atípica. Uma boa fase de classificação e falhas na leitura do jogo e méritos também do Minas acabou sendo eliminado de forma precoce da fase final da BCLA

Nessa nova temporada da BCLA, o Flamengo tem jogadores brasileiros calejados com esse tipo de competição internacional e argentinos que tiveram todo o protagonismo recente nesse torneio quando ainda tinha o nome de Liga das Americas.

No papel, o Flamengo é um dos favoritos ao título junto com Franca, Instituto de Córdoba e Real Esteli.

Os demais grupos da Champions League Américas

Datas da BCLA

Fase de classificação da BCLA

Janela 1 – 9 a 14 de dezembro

Janela 2 – 13 a 18 de janeiro

Janela 3 – 3 a 8 de fevereiro

Os dois melhores de cada grupo irão avançar

Quartas de final – 5 a 13 de março – melhor de 3 jogos

Semifinal e final – Final 4 – 14 e 15 de abril

Chaveamento da fase final da BCLA Américas 2022/2023

A FIBA irá divulgar em breve a tabela detalhada da fase de classificação da BCLA.

Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.