Com defasagem de jogos na pré-temporada, Flamengo voltou a recorrer a intensidade de treinos físicos e táticos

Que o Campeonato Paulista é a melhor pré-temporada para os clubes que disputaram o NBB comparado ao que ocorre nos outros Estados com times participantes isso é um fato e não tem como se discutir. O que dá pra se avaliar é quais são as alternativas que foram feitas para compensar esse quadro de defasagem e proporcionar uma equipe dentro de quadra já competitiva no inicio de temporada. E a resposta para essa alternativa dentro do Flamengo, pegando um recorte no período entre 2013 até agora, é a busca pela intensidade de treinamentos físicos e táticos.

O Garrafão Rubro-Negro relembra alguns momentos de véspera de estreia de NBB com o Flamengo treinado por José Neto e nos últimos anos com o comando de Gustavo De Conti.

A primeira temporada de José Neto no Flamengo em 2012/2013 contou com o Estadual novamente de baixo nível técnico, mas teve uma série de amistosos contra equipes argentinas em solo argentino como Lanus, Velez e Boca Juniors. Mas comparado ao volume de jogos realizados pelos paulistas em seu torneio local, podemos dizer que tem a defasagem. Mas o Flamengo soube demonstrar em quadra com a eficiência dos seus jogadores brasileiros nessa temporada que poderia dar uma resposta positiva em quadra. Um retrato disso foi a boa vitória contra o Vila Velha e o Minas, em jogos que foram disputados fora de casa.

Na temporada 2013/2014, o Flamengo ainda com o comando de José Neto teve que lidar com alguns imprevistos para os primeiros jogos oficiais do NBB. Com jogadores suspensos em razão dos playoffs do NBB passado, o time rubro-negro contou com o desfalque de última hora do norte-americano Jerome Meyinsse em razão de um problema familiar na época. E como resolver todas essas questões para uma estreia de peso e diante de um rival tradicional como o Brasília? Conversas e a confiança no sistema de jogo treinado dias antes do jogo. E com a liderança de Laprovittola, o Flamengo mostrou a força que a disciplina tática pode ter na construção do resultado e venceu o Brasília em um jogo duríssimo por 84 a 82.

Na primeira temporada no Flamengo, Gustavo De Conti contou com um adversário mais duro no Estadual que foi o Botafogo, mas a quantidade de jogos de pré-temporada antes do NBB ainda era muito inferior comparado aos times paulistas. E na estreia do NBB na temporada 2018/2019, o time rubro-negro soube ter êxito diante de adversários mais fracos tecnicamente como Fortaleza e Brasília para apresentar o potencial das novas peças do seu elenco que vieram junto com Gustavo De Conti nessa temporada como Franco Balbi, Deryk Ramos e Jonathan Luz.

Na temporada passada, o Flamengo teve de novo um Estadual bem fraco pela frente e teve que recorrer a alguns jogos treinos em São Paulo contra Paulistano e Pinheiros para dar um ritmo melhor de jogo aos seu elenco que estava bem reformulado. O período de treinamentos foi importante para o rubro-negro demonstrar um bom equilíbrio e variação tática diante do São Paulo na estreia do NBB. Boa vitória do Flamengo em pleno Morumbi com a boa atuação do trio formado por Brandon Robinson, Faverani e JP Batista.

A expectativa para a estreia dessa temporada contra o Minas no próximo sábado

Novamente a pré-temporada não teve aquela quantidade de jogos que seria o ideal visando dar o melhor ritmo de jogo para o Flamengo. Mas novamente tendo como base o retrospecto recente do clube, o técnico Gustavo De Conti acredita que o talento dos argentinos que chegaram nessa temporada associado a personalidade dos brasileiros que estão no elenco podem contribuir para uma boa atuação coletiva diante do Minas e o time possa comprovar que aquilo que foi pedido durante essas semanas de treino acabou sendo seguido à risca.

Um destaque que tem que ser feito ao trabalho dos preparadores físicos nesse momento de pré-temporada

Fato que o auge físico do Flamengo nas últimas temporadas e nessa atual será a partir de novembro. Mas o trabalho que Diego Falcão na era José Neto e Bruno Nicolaci no atual momento com a comissão técnica do Gustavo De Conti acabaram sendo fundamentais para ajudar o time a ter um bom estado físico para aguentar boa parte dos jogos. A qualidade técnica claro tem todo o seu diferencial, mas se você não tem uma boa preparação física associada a isso, você pode acabar colocando a perder todo o processo vitorioso que estava já construindo.

Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.