Quem investe alto na modalidade no Rio de Janeiro e possui uma estrutura cada vez mais sólida dentro do basquete nacional teve que encarar uma realidade novamente triste no que tange ao Campeonato Estadual. Em razão da forte chuva na quinta-feira e o piso do ginásio da Gávea apresentar grande umidade podendo trazer risco para a integridade dos jogadores, a FBERJ junto com os clubes envolvidos no torneio acabaram tendo a brilhante ideia de terminar o Estadual nesse domingo, dia 2 de outubro, dia de eleição.
O Flamengo que já vinha se planejando e com amistosos nessa semana no Distrito Federal se compreende a possível falta de datas e até o compromisso dos jogadores dos outros times nos próximos dias. E como finalizar o torneio Estadual que já teve boas finais recentemente como o Flamengo e Botafogo em 2019? Se coloca dois jogos envolvendo o Flamengo nessas partidas, sendo uma delas com o elenco rubro-negro Sub-23.
Jogar sem publico numa abertura de Campeonato Estadual é algo que tem que ser criticado, não tem como ponderar. Mas é o que a realidade do dia permitiu.
O Flamengo Sub-23 que fez uma boa participação na LDB e contou com vários jogadores no elenco que terminou no segundo lugar do Brasileiro Sub-19 não teve dificuldades para vencer o Niterói na abertura dessa rodada de domingo no Maracanãzinho, por 90 a 68 e tendo nomes como Matheus Leoni, Rafael Rachel e Esteban Caffaaro como principais destaques.
O primeiro jogo do novo elenco do Flamengo na temporada, a realidade que infelizmente acabou sendo um treino para o orgulho da nação, uma grande disparidade técnica do esforçado time do Municipal, mas o time rubro-negro atropelou por 109 a 40, Gabriel Jau e Rafael Hettsheimeir foram os principais pontuadores da equipe.
E vale uma ressalva que precisa e tem que ser feita. Nomes como o Coach Dutra, do Municipal, e a juventude que busca dar um gás ao basquete do Niterói tem que ter o seu reconhecimento por esse esforço, tentar manter de algum modo a chama do basquete carioca viva mesmo com um Estadual que na prática só vem deixando exposto como a FBERJ vem falhando na forma de torna a competição mais atrativa.
Amanhã, o Garrafão Rubro-Negro fará uma matéria critica sobre o que virou o Estadual do Rio.
O basquete do Flamengo embarca amanhã para dois amistosos em Brasília. Na terça enfrenta o Cerrado Basquete e na quarta encara o Brasília.

Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN