Com 2 jogos de Campeonato Estadual, Flamengo dará a sua largada oficial na temporada

Nos últimos 3 anos, a realidade do Campeonato Estadual na categoria adulta vem sendo triste quando o fã do basquete carioca relembra o que foi a competição nos seus anos dourados com bons times formados por Flamengo, Botafogo, Fluminense e Vasco, ou, quando mais recentemente a competição contou com a boa participação de Macaé e Botafogo fazendo finais equilibradas contra o orgulho da nação. Hoje a realidade nem chega próximo a isso, temos clubes que fazem um esforço para conseguir montar seus times, mas sabem que a disparidade técnica é absurda e o torneio já começa com o Flamengo sendo o campeão.

O torneio dessa temporada além do Flamengo terá a participação do Municipal e do Niterói. Aqui cabe reconhecer o esforço desses dois times em jogar o torneio, mesmo que não seja nos moldes mais recentes como uma edição em que a cidade de Niterói chegasse a receber jogos do Flamengo e isso movimentar os torcedores rubro-negros na região. Todos os jogos do Estadual de 2022 serão realizados na Gávea.

O basquete adulto do Flamengo completa mais de 45 dias de treinamento, levando em consideração os treinos físicos também, e todos os jogadores e a comissão técnica sabem que esses jogos do Estadual não serão parâmetro para nada nesse momento da temporada. O time não será testado da melhor maneira visando os jogos que realmente importam como o NBB e a Champions League Américas.

O Flamengo deve oficializar em breve como será a entrada dos torcedores para esses jogos no ginásio Hélio Mauricio, na Gávea. O time rubro-negro que sofreu uma grande reformulação no seu elenco comparado ao que encerrou a temporada passada. Entre as novidades estão os argentinos José Vildoza, Penka Aguirre e Martin Cuello. E os brasileiros Gabriel Jau, Gui Deodato e Rafael Hettsheimeir.

A desculpa para ter um Estadual Adulto sempre com pouca participação das equipes no torneio

O argumento na ponta da língua dos clubes que desistem de disputar o Estadual na categoria adulta é não ter um orçamento bom para montar um time que possa ser competitivo para encarar o Flamengo e uma derrota com larga diferença poderia ser péssimo para a sua imagem e também para seus possíveis patrocinadores. Agora fica uma reflexão para esses clubes, qual a alegação de eles participarem do Estadual na base e em várias categorias e também sofrerem derrotas com larga vantagem no placar seja para o Flamengo ou clubes com foco maior na base como o Tijuca e o Botafogo?

Será que passa pela cabeça do gestor esportivo o impacto emocional e psicológico quem um jovem de 13 a 17 anos pode ter na sua motivação em seguir na modalidade quando a maioria dos jogos da sua equipe ela é derrotada por uma diferença de 60 pontos ou mais? E o quanto é batalhado e lutado por melhorias no nível técnico dessas competições a médio e curto prazo? Ou pela realidade do sistema de captação de recursos e outros imprevistos, o mais cômodo é lavar as mãos e deixar tudo como está?

O Flamengo deverá ser campeão Estadual na próxima quinta-feira na Gávea e o clube ainda deve buscar amistosos antes de jogar a estreia do NBB contra o Minas, no próximo dia 15, em Belo Horizonte.

Ao Niterói e Municipal fica os nossos parabéns por terem a coragem e a resiliência de participarem do Estadual novamente e fica a torcida para que essa realidade da competição consiga mudar a curto prazo. Quem é fã de basquete e assistiu grandes jogos na história desse torneio não merece ter que presenciar um Estadual que poderia ser muito melhor para todos os envolvidos – seja torcida, imprensa, clubes e o basquete nacional como um todo.

Tabela do Estadual 2022

Terça-feira –  Municipal x Niterói, às 20 horas, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea

Quarta—feira – Flamengo x perdedor de Niterói x Municipal, às 20 horas, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea

Quinta-feira – Final – Flamengo x ganhador de Niterói x Municipal, às 20 horas, no ginásio Hélio Mauricio na Gávea

O Garrafão Rubro-Negro buscará fazer o tempo real dessas partidas envolvendo o Flamengo, mesmo sabendo e reconhecendo a disparidade técnica dos jogos e na qual o time rubro-negro não deverá apresentar a sua intensidade máxima comparado aos jogos que terá pela frente como NBB e BCLA.

Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.