Seleção de base nem sempre o resultado positivo deve ser visto como prioridade quando você tem a oportunidade de trocar experiencia, aprendizado com seleções fortes seja dentro do seu próprio continente ou da Europa. E o torneio Globl Jam, no Canadá, está demonstrando como a competição pode ser importante no desenvolvimento dos jovens jogadores do basquete brasileiro.
Yago Mateus e Rafael Rachel são os representantes do Flamengo na seleção que está sendo comandada por Tiago Splitter e tem Fernando Pereira, também do Flamengo, como um dos seus assistentes na comissão técnica. E o aprendizado, amadurecimento e o bom jogo da dupla do Flamengo na seleção até esse momento no torneio merecem os elogios.
Primeiro jogo – Canadá 89 x 74 Brasil – o time brasileiro fez um jogo duro até o inicio do último quarto, mas faltando 5 minutos para terminar a partida o time da casa conseguiu desgarrar no placar e confirmar a vitória na partida. Yago terminou a partida com 20 pontos, 8 rebotes e 9 assistências. Rafael Rachel terminou o jogo com 15 pontos e essa linda bola de três no final do segundo quarto.
Segundo jogo – Itália 68 x 72 Brasil – a seleção brasileira conseguiu ter um equilíbrio coletivo ainda maior comparado ao que foi o primeiro jogo e conseguiu ser frio quando o momento pedia essa atitude em quadra. Yago foi o grande protagonista da equipe com 28 pontos e 3 assistências. Rafael Rachel atuou por poucos minutos no jogo e não pontuou.
Terceiro jogo – Brasil 73 x 71 Estados Unidos – quando o jogo é contra uma tradicional escola de basquete do mundial o sarrafo é muito mais acima, independente se os jogadores em quadra já são de NBA ou da NCAA, o basquete universitário. O Brasil demonstrou ter uma atitude coletiva madura e fria em momentos adversos do jogo, não desconcentrar e buscar forças para buscar o resultado. E muita dessa reação passou pelos nomes de Rafael Rachel e Yago. Rachel terminou o jogo com duplo-duplo com 12 pontos e 10 rebotes. Yago terminou o jogo com 13 pontos tendo uma bola de três que sacramentou um resultado histórico para a seleção brasileira sub-23 em Toronto.
Semifinal do Globl Jam no Canadá
Sabado
15 horas – Brasil x Itália
22 horas – Canadá x Estados Unidos
Domingo
21 horas – Grande final
O Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN