Líder da fase de classificação com 3 derrotas a menos que o Flamengo, Franca volta a final do NBB com o retrospecto de ter sido um elenco mais regular coletivamente em toda a competição. E essa regularidade podemos comprovar tanto nas atuações dos jogadores nacionais e estrangeiros dentro de quadra. O Garrafão Rubro-negro apresenta algumas curiosidades dos jogadores do elenco de Franca e que podem dar trabalho ao Flamengo na decisão a partir do dia 28.
Big 3 de Franca com o impacto positivo ofensivo esperado dentro de quadra – Lucas Mariano, Lucas Dias e Georginho
Quando Franca anunciou a chegada de Lucas Mariano e Georginho nessa temporada, a expectativa é que o elenco subisse ainda mais de patamar na sua leitura de jogo como um todo. E a dupla que veio do São Paulo mostrou todo o seu bom repertorio ofensivo em quadra. Georginho bem regular em todos os fundamentos. Lucas Mariano se consolidou novamente nessa temporada como um jogador decisivo em jogos importantes de Franca e com méritos briga novamente pelo prêmio de MVP do NBB.
E vale ressaltar o amadurecimento técnico e tático de Lucas Dias e isso também acabou por ajudar a construção de uma liderança importante dentro do elenco de Franca. Lucas Dias está tendo uma temporada das mais sólidas nos números com a camisa francana.
Santiago Scala e Márcio – nomes importantes da segunda unidade francana
Quando focamos apenas no quinteto titular acabamos por certos momentos desmerecer ou esquecer de nomes importantes que acabam por dar todo o suporte aos titulares e que saem do banco de reservas. E Franca tem dois jogadores que acabaram virando protagonistas em momentos importantes dos playoffs do NBB e da campanha como um todo até aqui.
Santiago Scala é o melhor jogador de Franca na eficiência de três pontos e um arremesso que é difícil de marcar pela velocidade que é executado. Scala foi um nome importante de Franca nos jogos contra o Flamengo na fase de classificação.
Marcio evoluiu demais tecnicamente e ganhou confiança no seu jogo no garrafão no decorrer da competição e pode ser um nome que poderá dar trabalho a defesa rubro-negra caso ela não esteja muito bem ajustada para os jogos da decisão do NBB.
Flamengo reencontra o ala Jonathan Luz agora na final do NBB
Em temporadas anteriores, o orgulho da nação teve Jonathan Luz como o cão de guarda nos esquemas do técnico Gustavo De Conti. E atualmente, o ala é um termômetro do sistema defensivo da equipe de Franca. O equilíbrio que ele deu ao quinteto titular de Franca é um fato e o Flamengo terá que ser inteligente e frio na sua leitura de jogo para saber sair da marcação feita por ele e principalmente ter o mérito de carregar ele com faltas durante o jogo.
A final promete ser equilibrada pelos jogadores que estarão nos dois lados. Mas pela campanha no geral considerando a fase de classificação e os playoffs não dá pra esconder e sim afirmar que Franca tem sim o favoritismo. Mas não tem como subestimar um elenco que também foi campeão mundial durante essa temporada.
Datas e horários da final do NBB
Jogo 1 – Sábado – Franca x Flamengo, às 14 horas, no Pedrocão
Jogo 2 – Quinta – dia 2 – Flamengo x Franca, às 19:15, no Maracanãzinho
Jogo 3 – Sábado – dia 4 – Flamengo x Franca, às 16 horas, no Maracanãzinho
Jogo 4 – dia 9
Jogo 5 – dia 11
O Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN