Chegou a hora! A partir de amanhã a Arena Carioca 1 irá receber a fase final da Champions League Américas, a Libertadores do basquete. Os melhores times da competição na luta pelo título para chegar à disputa da Copa Intercontinental em 2023. O Garrafão Rubro-negro apresenta algumas curiosidades de todos os times envolvidos nessa disputa e sugere algumas dicas para o torcedor do Flamengo chegar ao ginásio.
Quartas de final
Cangrejeros(Porto Rico) x Quimsa (Argentina) – jogo às 12:30
O Cangrejeros é a equipe da fase de classificação que jogou o mais coletivo em quadra e não teve nenhum grande destaque individual que pudesse ser destacado. O conjunto é o forte do time de Porto Rico e que sabe explorar muito bem as jogadas dentro do garrafão, mas que tem algumas falhas como a marcação das bolas de três dos adversários. É uma equipe perigosa e que tem potencial de desbancar sim o atual líder da Liga Argentina, o Quimsa.
O Quimsa fica uma grande incógnita sobre qual time estará de fato representado nessa fase final. O que oscilou demais na fase de classificação, mas mesmo assim conseguiu a vaga. Ou vai ser o time que é o líder da Liga Argentina apresentando um basquete bem competitivo e com um bom volume defensivo em quadra? O motorzinho dessa equipe argentina é o jovem armador Franco Baralle. Ele numa boa jornada é sinônimo de bons ventos para o Quimsa nessa fase final.
Destaques individuais – média
Pontos
Cangrejeros – Davon Jefferson com 16,5 pontos por jogo
Quimsa – Davaunta Thomas com 15,5 pontos por jogo
Rebotes
Cangrejeros – Davon Jefferson com 8,5 rebotes por jogo
Quimsa – Eric Anderson com 9,2 rebotes por jogo
Assistências
Cangrejeros – Angel Rodriguez com 6,2 assistências por jogo
Quimsa – Juan Brussino com 3,6 assistências por jogo
São Paulo x Real Esteli (Nicarágua) – jogo às 15 horas
O São Paulo é a única equipe invicta da competição até o momento e muita dessa regularidade tricolor na competição é resultado do ótimo trabalho desempenhado pela dupla Bruno Caboclo e Marquinhos. A se destacar também o papel importante dos armadores do time – Elinho e o norte-americano Bennet. O time tem duas dúvidas para essa fase final da Champions que são os norte-americanos Shamell e Tyrone. Caso confirme a baixa dos dois, pode prejudicar a rotação da equipe que já é curta.
O time da Nicarágua vem ao Rio de Janeiro com o objetivo de voltar a final da competição e no papel tem um elenco que é superior ao da temporada passada. O ala-pivô cubano Ismael Romero é superior tecnicamente a Akindele. E a campanha inconsistente da equipe da Nicarágua no grupo A na primeira fase é algo inusitado, mas tem potencial para surpreender qualquer adversário nessa fase final devido ao seu forte jogo de transição ofensiva e uma boa defesa dentro do garrafão.
Destaques individuais – média
Pontos
São Paulo – Bruno Caboclo com 24,0 pontos por jogo
Real Esteli – Ismael Romero com 21,2 pontos por jogo
Rebotes
São Paulo – Bruno Caboclo com 12,0 rebotes por jogo
Real Esteli – Ismael Romero com 11,2 rebotes por jogo
Assistências
São Paulo – Elinho com 9,8 assistências por jogo
Real Esteli – Dalton Cacho com 5,0 assistências por jogo
Biguá(Uruguai) x Boca Juniors(Argentina) – jogo às 17:30
O time uruguaio foi o franco atirador na fase de classificação e acabou colhendo os frutos graças a regularidade do norte-americano Donald Sims. Sims que foi campeão de tudo com a camisa do San Lorenzo em competições internacionais e nessa edição da BCLA levou o time uruguaio para outro patamar na competição. A dúvida é se o Biguá conseguirá se manter competitivo diante de uma equipe argentina mais qualificada em quadra.
Boca Juniors fez uma boa fase de classificação e se mostrou ser uma equipe bem competitiva quando encarou o Flamengo em duas janelas realizadas em Buenos Aires e Concepcion, no Chile. É uma equipe perigosa e que tem um garrafão que gosta de ser dominante com a presença de Eloy Vargas e Kevin Hernandez.
Destaques individuais – média
Pontos
Biguá – Donald Sims com 21,0 pontos por jogo
Boca Juniors – Eloy Vargas 12,5 pontos por jogo
Rebotes
Biguá – Luis Santos com 9,5 rebotes por jogo
Boca Juniors – Eloy Vargas com 6,0 rebotes por jogo
Assistências
Biguá – Pepo Vidal com 9,0 assistências por jogo
Boca Juniors – Leandro Vildoza com 5,8 assistências por jogo
Flamengo x Minas – jogo às 20:30
O Flamengo chega a fase final da Champions querendo demonstrar que pode ser sim a equipe dominante que foi no Mundial. E pela frente terá um adversário duríssimo e um dos carrascos nessa atual temporada, o Minas. O time rubro-negro precisará de uma regularidade grande tanto dos seus armadores e dos seus estrangeiros em quadra. E um fator que pode ser decisivo para definir o confronto será o condicionamento físico, a equipe que chegar no último quarto com um gás a mais pode ser decisivo.
A eficiência do jogo do Minas nessa temporada passa muito pela regularidade do trio formado por Alexey Borges, Gui Deodato e do norte-americano Shaq Jhonson. E também a boa contribuição de Gui Santos que vem da segunda unidade. Caberá ao Flamengo conseguir deixar desconfortável esse trio e principalmente reduzir o volume nos arremessos de três pontos da equipe mineira caso queira avançar para a semifinal da BCLA.
Destaques individuais – média
Pontos
Flamengo – Túlio da Silva com 14,0 pontos por jogo
Minas – Shaq Jonhson 17,2 pontos por jogo
Rebotes
Flamengo – Olivinha com 7,7 rebotes por jogo
Minas – Gui Deodato com 6,8 rebotes por jogo
Assistências
Flamengo – Yago Mateus com 5,8 assistências por jogo
Minas – Alexey Borges com 4,8 assistências por jogo
Torcedores que pretendem comparecer a Arena Carioca 1
– Ônibus até o terminal Alvorada e de lá pegar o BRT e descer na estação do Parque Olimpico.
– A Arena Carioca 1 terá estacionamento gratuito para os torcedores que optarem irem de carro.
Venda de ingressos para os 4 jogos das quartas de final, amanhã, na Arena Carioca 1:
https://flamengo.superingresso.com.br/#!/apresentacao/109aca2b2f864871dbbbfa1a8caa0948cbf67c4b
O Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN.