Retrospectiva 2021 – o ano que entrou para a história do orgulho da nação

Que ano, quantas vitórias, quantas atuações individuais e coletivas marcantes ao longo desse 2021. O basquete do Flamengo mostrou que viveu em outro patamar a cada mês e mostrou que disciplina, planejamento e saber ter critério no orçamento disponível para a montagem de um elenco que se tornou grande vencedor fez toda a diferença. O Garrafão Rubro-Negro faz uma releitura do que foi esse ano de 2021 para o orgulho da nação, projeta 2022 e com analogias a uma grande arista que o Brasil perdeu durante esse ano.

Todo mundo vai sofrer

Um primeiro semestre de 2021 que jamais será esquecido pelo torcedor rubro-negro. A invencibilidade conquistada pelo orgulho da nação no NBB, Copa Super 8 e Champions League Américas e com o término em quadra com o grito de é campeão entrou para a história. Dificil dizer somente em um protagonista dentro do elenco rubro-negro que trilhou essa caminhada nessas competições. O Flamengo foi sólido e construiu uma identidade de títulos pelo trabalho coletivo e também pela convicção do técnico Gustavo De Conti que foi fiel ao que achava ser o melhor esquema tático para o time dentro de quadra.

O Flamengo não sofreu derrotas em quadra, somente vitórias, e o time rubro-negro fez todo mundo sofrer dentro de quadra, uma intensidade pouco vista em jogo coletivo dentro do basquete brasileiro.

Eu sei de cor

Torcedor rubro-negro você saberia dizer contra quem o Flamengo ganhou a Copa Super 8 e o NBB? E a final da Champions League Américas? Isso o rubro-negro sabe de cor. Conquistas diante de São Paulo no cenário nacional e contra o Real Esteli, da Nicarágua, na Libertadores do basquete. E quem estava dentro de quadra e honrando o manto sagrado?

Yago Mateus, Franco Balbi, Diego Figueredo, Luke Martinez, Chuzito Gonzalez, Marquinhos, Rafael Rachel, Jhonatan Luz, Olivinha, Léo Demétrio, Rafael Hettsheimeir, Rafael Mineiro. Além de toda a comissão técnica. E podemos afirmar que foi o melhor elenco que o Flamengo já contou desde a conquista do Mundial em 2014.

Saudade do meu ex

Não cabe a nós do Garrafão Rubro-Negro, como veículo de comunicação independente, julgarmos quem estava certo ou errado na saída de jogadores importantes que contribuíram e muito para a história vitoriosa do basquete do Flamengo dentro de quadra. Fica a nossa homenagem e o respeito que eles merecem como Rafael Hetthsheimeir e Marquinhos. E essa idolatria que eles ainda têm com vários torcedores rubro-negro que sonham com a sua volta em algum momento também não nos cabe julgar.  Sentimento puro, passional, tudo dentro do que é o torcedor na sua essência só cada um pode saber o tamanho da sua idolatria.

E essa idolatria que foi adquirida e que custa para os torcedores se acostumarem com os novos jogadores que chegaram no segundo semestre em quadra. Um processo natural está em transição, essa nova realidade, mas o que esses fizeram pela história do basquete do Flamengo ninguém jamais apagará. Isso é fato!

De quem é a culpa?

E a invencibilidade do Flamengo no ano de 2021 foi encerrada durante o primeiro turno e com derrotas para o Paulistano e o Franca. Derrotas duras e que mostraram para o clube que o planejamento e o novo elenco dentro de quadra ainda precisaria de ajustes para a sequencia da temporada.  No Brasil estamos muito acostumados a colocar a culpa da derrota somente no rendimento dos jogadores do time e não reconhecer de fato os méritos que o adversário teve naquele determinado jogo. Essas derrotas, o Flamengo teve um rendimento bem abaixo do real potencial do seu elenco, mesmo o time rubro-negro ainda desfalcado, as equipes paulistas precisam ter as suas virtudes reconhecidas por esses resultados positivos alcançados.

Ninguém é de ferro

Os resultados almejados pela base do basquete rubro-negro ficaram muito aquém do que se tinha a expectativa real principalmente no cenário nacional, ainda mais com a disputa da LDB e do Campeonato Brasileiro Sub-19.  Ter a quase hegemonia em todas as categorias a nível Estadual já era esperado esse resultado pelo rubro-negro, mas quem quer seguir a mesma linha que “craque” o Flamengo faz e revela em casa, fica evidente que ainda existe um percurso de médio a longo prazo para isso ser conquistado dentro da base do basquete.

Claro vale ressaltar o bom desempenho de jogadores da base emprestados pelo Flamengo para a disputa do NBB dessa temporada – o melhor exemplo é de Ruan Miranda, no Cerrado Basquete.

Supera

O novo elenco do basquete rubro-negro a partir de agosto começa a dar sinais de um entrosamento e uma estrutura coletiva maior dentro de quadra nesse momento dessa temporada e fica a expectativa grande por parte do torcedor é o quanto esses jogadores poderão superar os números do elenco que ganhou tudo em quadra. O sonho da nação é voltar a conquistar o mundo no Mundial em fevereiro de 2022 e pela atual realidade da condição técnica e tática do San Pablo Burgos não é impossível, pelo contrário.

E também fica o desejo que a média de público presente nos jogos do orgulho da nação supere a média de público em 2021. Média inferior a 300 pessoas por jogo no Maracanãzinho não condiz com a grandeza que tem a torcida do Flamengo e já temos vacinação nos postos permitindo a todos a voltarem ao seu lazer e eventos esportivos de maneira mais segura.

Vídeos das conquistas do Flamengo em 2021

O Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.