O NBB dessa temporada começa no próximo sábado com o duelo entre São Paulo e Flamengo, no ginásio do Morumbi, às 16:10. A principal novidade será o retorno gradual do público conforme a lei de flexibilização de cada município com equipe participante na competição. O Garrafão Rubro-Negro apresenta o que será regra nesse momento na retomada da competição no que abrange times e a torcida – o que será obrigatório para poder comparecer aos jogos.
Torcida mandante parcial de volta aos ginásios
Como cada cidade tem a sua regra e quantidade de flexibilização autorizada por decreto naquela cidade. Como o Flamengo mandará a principio todos seus jogos na capital do Rio de Janeiro e não tem no turno do NBB nenhuma partida prevista para Brasília em razão do acordo de patrocínio com o BRB, o Garrafão Rubro-Negro detalha as regras que estão prevalecendo no momento na capital carioca para os eventos esportivos e que valerá para o NBB a partir do primeiro jogo do Flamengo como mandante no dia 3 de novembro.
Regras de retorno de público aos ginásios no Rio de Janeiro
– Uso obrigatório de máscara
– Distanciamento de um metro e meio entre cada assento(lugar).
– Torcida terá que apresentar comprovante de vacinação com as duas doses da vacina contra a Covid-19.
– Vacinação parcial dos torcedores será exigido teste PCR negativo (48h antes do jogo) ou antígeno (24h antes do jogo). Crianças abaixo de 12 anos, que ainda não foram contempladas com a vacinação, também deverão realizar o exame.
– 50% da capacidade de público liberada nesse atual momento. Existe a previsão de uma liberação de 65% a partir de 1 de novembro.
Sem vacina? Jogador não atuará no NBB dessa temporada
A regra é clara! O regulamento da competição está muito claro que todos os jogadores participantes do NBB terão que estar com a vacinação completa contra a Covid-19. E quem está somente com a primeira dose, o clube terá que comprovar e mostrar a LNB qual é a data prevista para a segunda dose da vacina para que o atleta consiga manter suas condições de atuar em quadra. Além dos jogadores, isso vale também para todas as comissões técnicas dos times.
Além da vacinação, está mantida a testagem antes dos jogos tanto em jogadores e membros da comissão técnica para dar uma segurança ainda maior a competição e todas as pessoas envolvidas nela.
Imprensa
A imprensa que irá cobrir os jogos do NBB dessa temporada será necessário apresentar o comprovante de vacinação completo. No caso esteja incompleto, terá que apresentar o teste PCR negativo ou antígeno.
Privação mantida – Torcida visitante está proibida no NBB dessa temporada conforme o regulamento
Um dos pontos inacreditáveis do regulamento e protocolo do NBB dessa temporada é a proibição de torcida visitante no NBB dessa temporada. Algo que chega a ser inacreditável até em razão da vacinação e testagem que está sendo exigida.
O torcedor do Flamengo caso queira ir a um jogo em Mogi, Franca, Campina Grande ou em outras cidades para acompanhar o orgulho da nação está proibido. Pois não terá um lugar demarcado no ginásio, mesmo que fosse o mínimo diante do percentual total de público liberado.
O que o regulamento sugere de forma indireta é que o torcedor seja do Flamengo ou de qualquer outro clube vá ao ginásio completamente descaracterizado, ou seja, sem a camisa do seu time, e fique na torcida mandante. E se contenha nas jogadas do seu time do coração. Isso não seria um risco a sua integridade física caso ele acabe não se contendo em algum lance?
Faltou sensibilidade a todos os clubes e a Liga Nacional de Basquete. Poderia ter se colocado uma quantidade mínima no regulamento como 50 torcedores visitantes. Você privar o fã da bola laranja de ir com sua família e torcer pelo seu clube depois de meses de pandemia e privação de acompanhar os jogos no ginásio é um erro grave. O Garrafão Rubro-Negro é apenas um veiculo de comunicação com 10 anos de existência, os clubes e a Liga devem saber o que estão fazendo com essa medida e o quanto estão valorizando o seu produto.
Falar que o item que cita 10 convidados por clube nos jogos contemplaria esses torcedores chega a ser piada. Pois quem acompanha e está na cobertura sabe que esse número atende a dirigentes que viajam com o próprio time e também familiares de alguns jogadores do elenco daquela cidade aonde ocorrem os jogos.
É medida de segurança essa medida? Vacinação e testagem serão exigidos em todos os ginásios. E o deslocamento de um torcedor entre uma cidade e outra já ocorrerá em jogos normais. Ou a LNB acredita que por exemplo os jogos do Flamengo no Maracanãzinho só terá torcedores que moram na capital carioca?
A Liga poderia ter dado um passo a frente e flexibilizar aos poucos com o avanço do NBB. Mas não proibir. O Flamengo em comunicado ao Garrafão Rubro-Negro informou que votou contra ausência de torcida visitante no NBB.

O Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais, casuais e par de ingressos durante a temporada.
Apoia-se – apoia.se/garrafaorn
Pic Pay – @GarrafaoRN