Com a presença do Flamengo, Diego Gadelha fala da expectativa do Torneio Integração em Campina Grande

O Torneio Integração entre os dias 5 a 7 de outubro, em Campina Grande, serão os primeiros jogos oficiais do novo elenco do Flamengo para essa temporada e o time rubro-negro terá como adversários – Unifacisa(time da casa) e o Minas Tênis. A Unifacisa que organiza a competição recebeu uma boa noticia nos últimos dias sobre a liberação de público parcial nos eventos esportivos na cidade.

O Garrafão Rubro-Negro entrevistou com exclusividade o Diego Gadelha, diretor de basquete Unifacisa, que falou desse torneio em Campina Grande, o retorno de público parcial nesse momento e a parceria com o Flamengo.

Entrevista – Diego Gadelha

Primeiramente, Diego Gadelha como você analisa o decreto de flexibilização da Prefeitura de Campina Grande sobre o retorno gradual de público aos eventos esportivos na cidade? Você acredita que as normas exigidas para o retorno do público presentes no decreto podem ser replicadas na integra no NBB ou você como participante do grupo que avalia esse torno acredita que será necessário a chegar um consenso de protocolo de flexibilização na qual todos os clubes terão que cumprir?

Acredito que o decreto de flexibilização é o ideal para o momento. A gente vai conseguir fazer o evento mantendo o distanciamento social adequado e com todo mundo usando máscara na plateia, com as pessoas vacinadas, com todos os jogadores testados assim como as demais pessoas envolvidas no evento. Sem bebidas alcoólicas e sem refeição dentro da arena. Isso tudo busca minimizar a chance de contaminação.  E acredito que sim pode ser um protocolo que pode servir de base para o NBB. Eu digo base pois a gente tem que entender a realidade de cada município, de cada equipe, de cada ginásio, para tentar criar uma regra unificada.

A Arena Unifacisa foi inaugurada oficialmente num amistoso entre a Unifacisa e o Flamengo e recentemente foi anunciada uma parceria entre os dois clubes. Como você vê a importância dessa parceria nesse atual momento do projeto esportivo da Unifacisa?

Em relação a parceria com o Flamengo, o Flamengo é uma grande equipe no Brasil.  A gente tem uma honra de pode ser parceiro e foi uma equipe que nos incentivou muito no inicio do projeto. E aquela vinda do Flamengo na inauguração da Arena foi sim um momento importantíssimo e isso incentivou toda a cidade a apoiar o clube, a instituição. Isso sem dúvidas foi fundamental. Tivemos a parceria na LDB e agora com o Torneio Integração vai estreitando essa relação entre as duas instituições de tanta credibilidade no cenário nacional. E ainda tem uma questão emocional dessa parceria pois o nosso chanceler Dalton Gadelha, meu pai, é um torcedor histórico do Flamengo no futebol, pois no basquete ele torce pra Unifacisa. Ele nasceu na década de 50, numa cidade do interior da Paraiba chamada Souza, que hoje é mais desenvolvida, mas na época era praticamente um vilarejo e a única comunicação com o mundo era a Radio Globo AM e isso explica muito a idolatria que os nordestinos tem pelos clubes do Rio de Janeiro como Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense. Ele ouvia a radio Globo e era torcedor do Flamengo e quem naquela época não se apaixonaria pelo Flamengo com Zico e outros grandes jogadores. Então para a gente tem esse lado emocional e de saber que estamos perto desse clube e mais uma vez afirmo que é uma grande honra. A Unifacisa hoje no basquete chegou a um patamar de credibilidade e podemos dialogar com esses grandes clubes de igual pra igual e fazendo uma parceria que seja boa para ambos os lados.

Os torcedores em Campina Grande abraçaram de fato o basquete e tivemos bom público na maioria dos jogos antes da pandemia. Qual é a sua expectativa sobre o torneio Integração que terá essa retomada de público parcial? E que palavras tu teria a dizer tanto para o Flamengo e ao Minas que acreditaram na realização desse torneio?

A Unifacisa sempre teve esse lado de pensar o basquete não somente como um jogo, o resultado dentro de quadra, e também pensarmos como um grande evento.  Claro trouxemos essa ideia das escolas norte-americanas, da NBA, de transformar a partida em um grande evento esportivo com DJ, telão, leds,dançarinas, shows, no intervalo temos o Jack, o nosso mascote. Inclusive ele na estreia de temporada foi eleito o melhor mascote do NBB. E a nossa torcida também foi eleita pela Liga como a melhor torcida. Isso para a gente no primeiro ano foi fantástico. Isso foi um reconhecimento do trabalho que a gente faz, ver o esporte como um entretenimento.  Então por isso que temos a maior taxa de ocupação entre os ginásios da Liga. Lembrando que temos o ingresso mais caro. Tem clube que a entrada é 1 kg de alimento, entrada grátis. A gente tem o retrospecto de cobrar um ingresso caro e as pessoas comparecerem em razão do evento valer a pena, eles terem entretenimento. A gente vai ter a oportunidade de trazer esses torcedores de novo. Na temporada passada, todos os jogos da Unifacisa foram realizados fora de casa. Não tivemos nenhum jogo dentro da Arena e isso foi muito dolorido para a gente. A gente espera fazer um grande evento e com a Arena lotada, claro respeitando a proporção de público que será permitida. E sobre ter a presença do Flamengo e do Minas é algo muito bom para esse torneio, o Flamengo já temos essa parceria histórica e o Minas, nossa reitora professora Gisele Gadelha, é mineira, e era sócia do Minas Tênis Clube, a família dela, então esse torneio é quase uma confraria familiar, a família que tem história com o Flamengo e o Minas e que hoje fazem parte da Unifacisa. A Unifacisa que é uma força jovem no esporte nacional e vai ser uma grande confraternização. Uma confraternização no retorno de público e demonstrar que existe uma esperança de dias melhores e que a humanidade vai sim vencer esse momento difícil e vencer esse vírus. Tenho que agradecer ao Flamengo e ao Minas essa parceria e vamos curtir esse torneio em Campina Grande.

Pra terminar, qual mensagem você deixaria para esses torcedores que já vivem a expectativa de voltar a Arena Unifacisa e acompanhar tanto o time da casa como os adversários do time paraibano, sabemos que existe uma torcida grande do Flamengo em Campina Grande?

Acho que a mensagem eu diria tanto para os torcedores e para os clubes. Não é o momento de dividir. É o momento de união e de esperança por dias melhores, é uma mensagem de alegria, que temos que compartilhar esse momento de renascimento do esporte, do esporte presencial, claro com todos os protocolos e cuidados que temos que ter. E isso não deixa de ser uma fagulha de esperança. Pra torcida, para os jogadores, para toda a comunidade do basquete eu vejo esse evento como uma esperança, renascimento.  Sabemos que nesse evento não poderemos contar com todos os torcedores que gostaríamos, muito pelo contrário, vamos transmitir esse torneio pelo Youtube e pela TV Itararé e contamos com a audiência de todos. E teremos a oportunidade de transmitir esse evento para todos.

Torneio Integração

Dia 5 de outubro – Unifacisa x Minas

Dia 6 de outubro – Flamengo x Minas

Dia 7 de outubro – Unifacisa x Flamengo

Jogos na Arena Unifacisa, em Campina Grande. Transmissão do Youtube da Unifacisa e da TV Itararé. Tempo real no Garrafão Rubro-Negro.

A Arena Unifacisa será palco do Torneio Integração em outubro. (Unifacisa)

Dar Tucker finalmente se apresentou ao Flamengo

Com a grande burocracia da liberação de visto de trabalho, o norte-americano Dar Tucker finalmente teve a sua situação regularizada e se apresentou ontem ao Flamengo para dar inicio a bateria de exames médicos e a partir da segunda-feira já realizar treinamentos táticos com seus novos companheiros de equipe.

Dar Tucker tem a sua primeira experiencia no Brasil após brilhar na Liga Argentina. E o norte-americano irá fazer sua estreia pelo clube nesse Torneio Integração, em Campina Grande.

Dar Tucker chegou ao Flamengo e agora fica a expectativa do seu impacto em quadra. (Helena Petry/Flamengo)

O Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais e casuais durante a temporada.

Apoia-se – apoia.se/garrafaorn

Pic Pay – @GarrafaoRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.