A FIBA finalmente divulgou quais serão os times que irão fazer parte da terceira edição da Champions League Américas. O Flamengo assim como o Quimsa, da Argentina, irá lutar pelo bicampeonato da competição internacional. Os principais concorrentes desses dois times no papel são o São Paulo e o Boca Juniors, da Argentina. O Garrafão Rubro-Negro apresenta quem são todos os times dessa temporada da BCLA, o formato da competição e uma prévia dos favoritos ao título.
Champions League Américas – Temporada 2021/2022
Inicio – dezembro de 2021
Término – abril de 2022
4 grupos com 3 times cada
Formato de disputa – Todos os times terão a oportunidade de atuar em casa durante a fase de classificação. Formato de bolhas e tendo a possibilidade de liberação parcial de público conforme as leis vigentes naquele país e cidade que irá receber os jogos.
Fase final – Formato será o Final 8 com jogos eliminatórios – 2 times de cada grupo da fase de classificação irão avançar para esse momento decisivo da BCLA.
Times participantes
Flamengo
Minas Tênis
São Paulo
Biguá – Uruguai
Nacional – Uruguai
Obras Basket – Argentina
Boca Juniors – Argentina
Quimsa -Argentina
Real Esteli – Nicarágua
Cangrejeros – Porto Rico
Edmonton Stingers – Canadá
Universidad Concepcion – Chile
Grupos e tabela dos jogos será divulgado no inicio de outubro pela FIBA
As novidades dessa edição
Com apenas 3 anos de Liga Profissional de Basquete dentro do Canadá, o time do Edmonton Stingers chega a BCLA com o objetivo de mostrar o atual momento do basquete canadense e querendo ser a surpresa dessa temporada. O time mandará seus jogos no ginásio que recebe a pré-temporada do Toronto Raptors, da NBA, nos últimos anos.
Porto Rico voltando a ter uma equipe em uma competição organizada pela FIBA e essa com enorme história dentro do basquete porto-riquenho. O Cangrejeros é uma equipe com mais de 90 anos dentro do basquete de Porto Rico e promete mostrar em quadra todo o sistema de jogo que é uma marca da seleção local. O jogo de transição rápida e o bom volume de arremessos de três serão as principais armas.
Flamengo, São Paulo, Boca Juniors e Quimsa – os favoritos no papel ao titulo da Champions League
O Flamengo teve uma reformulação grande das suas principais peças para essa temporada e apostará tudo na boa eficiência no seu quarteto de estrangeiros na competição – Franco Balbi, Dar Tucker, Brandon Robinson e Luke Martinez. Confirmando o bom desempenho desses quatro em quadra, o time rubro-negro novamente será forte candidato ao título.
O São Paulo conta com a presença de Marquinhos em seu plantel e o trio de norte-americanos formado por Tyrone, Shamell e Bennet acabam por elevar o time paulista a outro nível e se postura também como candidato real ao troféu da BCLA.
Boca Juniors com ótima experiencia na comissão técnica e no grupo de jogadores do seu elenco nessa temporada. Gonzalo Garcia será comandante do time que terá nomes como Lionel Schatmann, Federico Aguerre, Adrian Boccia, David Nesbitt e Eloy Vargas. É um time se encaixar em quadra poderá dar um bom trabalho para as equipes brasileiras principalmente na área tática.

Quimsa perdeu os seus principais nomes estrangeiros que levaram a equipe argentina a outro patamar. A reposição foi feita por outros nomes gringos e fica a expectativa de como poderá ser essa equipe que terá novamente a frente o técnico Sebastian Gonzalez, um dos melhores técnicos da Liga Argentina nos últimos anos e que proporcionou ao fã de basquete um sistema de jogo muito agradável de se acompanhar.