Início da pré-temporada – a importância do processo de construção coletiva da equipe rubro-negra

A partir desta segunda-feira, o orgulho da nação deu a larga oficial para a disputa desta temporada. Os jogadores que fazem parte do elenco rubro-negro serão submetidos a exames médicos e físicos em busca de ter um quadro real de cada jogador. O Garrafão Rubro-Negro destaca alguns aspectos importantes desse começo de pré-temporada no Flamengo.

Exames médicos e físicos ajudando no monitoramento dos jogadores

Nas últimas temporadas, o basquete do Flamengo sempre teve um baixo número de lesões devido ao trabalho no planejamento físico e médico realizado pelo CUIDAR na qual buscou orientar os jogadores da melhor forma possível sobre o seu real estado físico e médico naquele momento do ano. E nesse novo ciclo, a realidade não será diferente.

Essas próximas duas semanas na qual teremos essas avaliações será fundamentais para que seja montado esse quadro especifico de cada jogador e com isso acabar dando uma tranquilidade maior a toda comissão técnica do Flamengo para iniciar as atividades táticas do time em breve.

Sistema de jogo – a importância do processo e continuidade para montar uma equipe competitiva em quadra

A primeira temporada do treinador Gustavo De Conti no Flamengo foi marcada por ajustes no sistema de jogo da equipe nos primeiros meses da temporada, tudo em razão de um elenco “novo” e que ainda buscar se conhecer taticamente da melhor forma possível em quadra.

Nesta quarta temporada do treinador rubro-negro no clube, o cenário de ajustes no decorrer dos jogos deverá ser uma nova tendência. Um elenco que foi montado com um apelo maior para o protagonismo dos atletas estrangeiros, principalmente nesse primeiro momento com os norte-americanos Dar Tucker e Brandon Robinson. Levando em consideração que tanto Franco Balbi e Luke Martinez só deverão ficar a disposição entre outubro e dezembro respectivamente.

Esse novo Flamengo deve ter ainda forte a característica no volume de arremesso de três pontos e deve ter as jogadas dentro do garrafão rubro-negra mais exploradas durante a temporada.

A utilização dos jovens podendo ter um resultado mais positivo com o estilo de jogo já pré-definido

Fato que a partir desta temporada alguns jovens da base poderão ter uma minutagem ainda maior na quadra. E ela só será possível a partir do momento que cada jogador assimilar da melhor forma possível o que o treinador Gustavo De Conti quer no estilo de jogo do time para aquela partida, ou seja, contra aquele adversário.

Uma equipe coesa taticamente pode acabar por favorecer o amadurecimento técnico e tático dos jovens da base do Flamengo durante a temporada e eles de fato se consolidarem como peças efetivas na rotação do time.

Entre os jovens da base que fica a expectativa sobre a sua evolução na equipe profissional vale pontuar os nomes como Rafael Rachel, Gabriel Camargo e Matheus Maciel.

Os amistosos e o Estadual como preparação para competições maiores

O cenário ainda é de pandemia, mas com a evolução da vacinação no país, o Flamengo deve oficializar em breve a realização de alguns amistosos seja no Rio de Janeiro ou fora do Estado. Um desses adversários pode ser a Unifacisa ou o Brasília. Sobre o Estadual, no momento ele está confirmado com 4 equipes – Sodiê Salgados/LSB, Flamengo, Tijuca e Niterói Basquete. O período de inscrições para o torneio foi ampliado até a terceira semana de agosto e a expectativa é que o número de participantes seja maior para a competição.

Brandon Robinson e Dar Tucker se apresentam ao Flamengo até a próxima semana

Com o visto de trabalho já ok, os dois norte-americanos agora aguardam a burocracia sobre a emissão de novos passaportes para se apresentarem ao Flamengo em breve. O clube trabalha com o quadro deles chegarem ao Rio de Janeiro até a semana que vem.

Elenco do Flamengo para essa temporada 2021/2022

Armadores – Franco Balbi, Yago Mateus e Gabriel Camargo

Ala-armadores –  Dar Tucker, Luke Martinez e Matheus Leoni

Alas – Brandon Robinson, Rafael Rachel e Esteban Caffaro *

Alas-pivôs – Olivinha e Túlio da Silva

Pivôs – Rafael Mineiro, JP Batista e Vitor Faverani

Técnico – Gustavo De Conti

*O argentino Esteban Caffaro será utilizado nos jogos da equipe enquanto o seu compatriota Franco Balbi não retorna aos jogos.

O Garrafão Rubro-negro precisa da sua assinatura para continuarmos a nossa cobertura do orgulho da nação. Faça sua assinatura a partir de 10 reais por mês. Conteúdos exclusivos e sorteio de camisas oficiais e casuais durante a temporada.

Apoia-se – apoia.se/garrafaorn

Pic Pay – @GarrafaoRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.