Rodrigo Galego fala sobre o momento do elenco sub-22 do Flamengo visando a LDB dessa temporada

Se o basquete profissional teve uma temporada passada espetacular, a base rubro-negra quer seguir o mesmo caminho na retomada das competições estaduais e nacionais que foram retomadas após a paralisação em razão da pandemia da Covid-19. O Garrafão Rubro-Negro conversou com exclusividade com o técnico Rodrigo Galego do time sub-22 que falou sobre a competição estadual da categoria e a LDB dessa atual temporada na qual o Flamengo buscará mais um título.

Entrevista – Rodrigo Galego

Primeiramente, Galego como você analisa o grau de competitividade do Estadual Sub-22 dessa temporada? E o torneio acaba sendo o grande laboratório para você visando definir o grupo de jogadores que irá disputar a próxima LDB?

O Campeonato Carioca Sub-22 surgiu como uma forma de tentar amenizar o impacto da pandemia na temporada passada. Acredito que tenha sido uma estratégia acertada da Federação do Rio. Pra nós está sendo excelente, pois nos dá a chance desenvolver os atletas e colocá-los em situação de resolução de problemas originados pela própria competição. Existem equipes fortes que estão de olho em nos derrotar e precisamos estar atentos para irmos ao mesmo tempo desenvolvendo os jovens e buscarmos o título de forma firme. 

Poucos torcedores acabam tendo acesso a informações dos jogadores da base. Quais seriam as principais novidades que o Flamengo trouxe nessa temporada para reforçar o elenco Sub-22? E quem subiu de categoria dentro do próprio clube que você destacaria?

Não sou muito de destacar um ou outro atleta. Acho que o ponto mais forte é o trabalho de todos por mais tempo. Isso tem nos fortalecido. Na outra LDB que disputei, eu tinha três meses de clube. Agora tenho dois anos e três meses. Tudo o que passamos só uniu todos nós. Se pudesse destacar algo seria isso, a força dos garotos em continuarem evoluindo. 

A temporada passada na categoria profissional, o Flamengo teve que conviver com casos de Covid-19 em jogadores e membros da comissão técnica. Na categoria sub-22 nessa temporada você já teve algum caso de Covid-19 no elenco? E qual a recomendação que você passa aos jogadores ainda nesse momento de pandemia?

As recomendações continuam sendo as mesmas do início da pandemia. O uso de máscara, cuidado ao estar fora de casa e a higiene necessária pra evitar contágio. Sempre conversamos sobre como anda a pandemia no Brasil e sobre como ainda, infelizmente, estamos longe de uma vacinação em larga escala. Felizmente esse ano, apenas em janeiro, tivemos dois casos assintomáticos no nosso time e acredito que também seja mérito dos garotos estarem sendo cuidadosos na medida do possível com as idas e vindas dos treinamentos. 

Vários jovens da base mostraram potencial e personalidade na campanha rubro-negra no NBB – Rafael Rachel, Matheus Maciel, Ruan Miranda e Gabriel Camargo. Está nos seus planos contar com esse quarteto na disputa da LDB dessa temporada prevista para começar no próximo mês?

Está nos meus planos sim! Os quatros atletas citados fazem parte do elenco Sub-22, tiveram oportunidades no adulto e acredito que tiveram êxito na experiência. Porém, a vida do jogador de base que sonha em se tornar profissional é uma provação por dia. Eles precisam se firmar na categoria deles e continuar tentando aproveitar as oportunidades com o adulto, seja nos jogos ou nos treinamentos.

Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.