A base de um projeto sólido ocorre através do investimento em jogadores experientes de excelente nível técnico e também um olhar cirúrgico e preciso na observação de jovens valores que possam fazer parte da base e serem lapidados com o passar do tempo. A temporada do Flamengo é uma prova que isso vem sendo feito pelo clube. O Garrafão Rubro-Negro destaca alguns dos jovens que estão contribuindo com a campanha da equipe no NBB.
Gabriel Camargo – armador
O jovem que foi revelado pelo Palmeiras chegou para o Flamengo para inicialmente reforçar o time sub-19, mas logo nas primeiras semanas de treinamento chamou a atenção do treinador Gustavo De Conti e passou a realizar também treinamentos com a equipe profissional. Camargo teve oportunidade de atuar na partida contra o Cerrado Basquete, em Brasília, e no primeiro jogo das quartas de final contra o Mogi das Cruzes, no Maracanãzinho.
É um jogador de enorme potencial técnico e físico, mas como todo jovem precisará ter cuidado com o seu desenvolvimento.
Rafael Rachel – ala-pivô
Personalidade e sabendo aproveitar a confiança obtida pelo treinador Gustavo De Conti. Desde a temporada passada, Rafael Rachel já vinha tendo chances de treinar e atuar com a equipe profissional em alguns jogos e essa minutagem em quadra só veio a aumentar nessa atual temporada. O jovem vem evoluindo no seu jogo ofensivo e se mostrando importante no volume defensivo que emprega em quadra seja nos rebotes e tocos.
Rachel participou de alguns jogos da equipe no NBB e também esteve presente em quadra na campanha vitoriosa da Champions League Américas.

Mateus Maciel – pivô
Mateus Maciel na sua primeira temporada no Flamengo conseguiu levar o time ao titulo nacional na base e acabou levando o prêmio de MVP da competição. E em um elenco profissional recheado de excelentes nomes no garrafão, acaba ficando complicado ter espaço e minutagem em quadra nas competições que a equipe venha a disputar. Mas nos jogos que teve a oportunidade de atuar nessa atual temporada como no primeiro jogo das quartas de final contra o Mogi das Cruzes, Maciel mostrou que tem potencial para ser um jogador completo e com bom aproveitamento nos arremessos do perímetro.
Ruan Miranda – pivô
Sobrinho da grande jogadora Iziane, que brilhou na seleção brasileira e na WNBA,Ruan Miranda já é um jogador que deu certo na base do basquete rubro-negro. Ótimos números com a camisa do clube seja no Brasileiro de base organizado pela CBB como também em edições da LDB que é organizada pelo CBC com a ajuda da LNB. Ruan teve poucas oportunidades nessa atual temporada com o time profissional em quadra, mas quando teve soube aproveitar os minutos e mostrou que tem potencial para ser um jogador que dará muito trabalho aos adversários com seu trabalho no garrafão.

A expectativa que conforme seja o andamento dos jogos das semifinais contra o Paulistano, um desses quatro jogadores acabe entrando em quadra para ajudar o time rubro-negro a manter sua intensidade em quadra ou em algo mais especifico como um trabalho defensivo em algum momento do jogo.
Datas e horários dos confrontos entre Flamengo e Paulistano pela semifinal, todos no Maracanãzinho
Jogo 1 – dia 10 – Flamengo x Paulistano, às 20:45.
Jogo 2 – dia 12 – Paulistano x Flamengo, às 20:45.
Jogo 3 – dia 15 – Paulistano x Flamengo, às 15:15.
Jogo 4 – dia 17 – Flamengo x Paulistano, às 20:45.
Jogo 5 – dia 19 – Flamengo x Paulistano, às 18 horas.
*Jogos 4 e 5 se forem necessários.
Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!