A partir do dia 10 de maio terá inicio mais uma fase semifinal na qual o Flamengo estará presente e com o favoritismo para chegar a grande decisão. E o adversário será o Paulistano que desde já merece o respeito e promete ser um adversário duro dentro das quadras e conta com o treinador Régis Marreli que faz um excelente trabalho nessa temporada, sabendo tirar de melhor todo o talento da sua jovem equipe. O Garrafão Rubro-Negro destaca algumas curiosidades da campanha do Flamengo e do Paulistano até o presente momento no NBB, relembra alguns confrontos históricos e também apresenta um pouco sobre o que será a outra semifinal entre Minas e São Paulo.
Flamengo – o desejo pela manutenção da invencibilidade nesse ano de 2021
O Flamengo segue sua trajetória de levar todos os jogos com a seriedade que merecem e com isso não causando nenhum desrespeito ao adversário do outro lado da quadra. E muito disso é mérito do ótimo comando de Gustavo De Conti que está sabendo fazer muito bem a leitura de jogo, escolhendo a rotação de jogadores no momento certo e com isso o time não vem perdendo a sua intensidade em quadra.
O desafio rubro-negro na semifinal diante do Paulistano será exatamente esse – a regularidade da sua intensidade em quadra, seja no aspecto defensivo e ofensivo. Caso consiga novamente ter esse equilíbrio nesse aspecto, o time deverá confirmar o seu favoritismo na série.
Nessa atual temporada é muito difícil apontar um MVP dentro do elenco do Flamengo levando em conta o impacto na pontuação, o êxito e o sucesso do time são feitos pelo rendimento do coletivo como um todo.
Números do Flamengo no NBB até o momento
32 jogos – 30 vitórias e 2 derrotas
Aproveitamento – 93,7%
Destaques individuais do elenco do Flamengo na competição
Pontos – Marquinhos com 13,3 pontos por jogo
Rebotes – Olivinha com 7,2 rebotes por jogo
Assistências – Yago com 5,6 assistências por jogo
Paulistano – a excelência de Régis Marreli no comando de um time com jovens talentosos
Falar pouco, sem aquela badalação de outros times paulistas no começo da temporada e acreditando que objetivos maiores eram possíveis. Essa foi o mantra do treinador Régis Marreli no comando do Paulistano. Quando ocorre essa sinergia entre treinador e equipe o resultado positivo acaba acontecendo. Uma equipe que teve bons valores se destacando dentro do NBB como Deryk Ramos, Felipe Ruivo e Caue Borges. A boa participação do pivô Maique dentro do garrafão e a regularidade do estrangeiro Erik Thomas no playoff na série diante do Bauru ajudaram a equipe a chegar a semifinal contra o Flamengo.
O Paulistano é uma equipe que tem muito mérito do seu jogo no sistema defensivo e isso poderá dar trabalho ao time rubro-negro na série, mas o desafio será ter uma regularidade ofensiva nos jogos para fazer uma série equilibrada contra o Flamengo. O que não resta dúvida é que os jovens do time paulista irão se doar ao máximo para vender caro as partidas no Maracanãzinho.
Números do Paulistano no NBB
32 jogos – 24 vitórias e 8 derrotas
Aproveitamento – 75%
Destaques individuais do elenco do Paulistano na competição
Pontos – Erik Thomas com 13,2 pontos por jogo
Rebotes – Maique com 7,1 rebotes por jogo
Assistências – Deryk Ramos com 4,1 assistências por jogo
Os reencontros na série entre Flamengo e Paulistano
Gustavo de Conti, Diego Jeleilate, Yago Mateus e Jhonatan Luz irão reencontrar sua ex-equipe em uma fase de playoff do NBB. Todos foram campeões do NBB pelo Paulistano anteriormente.
Deryk Ramos irá reencontrar o Flamengo em uma fase de playoff. O ala-armador foi campeão brasileiro pelo clube na temporada 2018/2019.
Régis Marreli volta a encontrar o Flamengo numa fase semifinal do NBB. A última vez foi na temporada 2012/2013 e acabou vendo o seu time na época, o São José, ser eliminado por 3 a 2.
Flamengo e Paulistano na história do playoff do NBB
Quartas de final na temporada 2012/2013 – Flamengo 3 x 0 Paulistano
Final na temporada 2013/2014 – Flamengo 1 x 0 Paulistano
Minas e São Paulo fazem a outra semifinal que promete ser muito equilibrada
Nessa atual temporada, o duelo entre Minas e São Paulo está 2 a 2 e agora voltarão a se enfrentar na outra semifinal do NBB. São Paulo que eliminou o Corinthians contando com a regularidade de Georginho e Lucas Mariano e também contou com a ótima presença de Renan Lenz nos dois lados da quadra. Já o Minas teve uma série atípica diante do Franca. Um excelente primeiro jogo, uma partida muito fraca e cheia de erros no segundo jogo e uma aula de coletividade no terceiro jogo da final com a ótima participação dos estrangeiros David Jackson e Luciano Parodi.
A expectativa de 5 jogos nessa série.
Datas e horários dos confrontos entre Flamengo e Paulistano pela semifinal, todos no Maracanãzinho
Jogo 1 – dia 10 – Flamengo x Paulistano, às 20:45.
Jogo 2 – dia 12 – Paulistano x Flamengo, às 20:45.
Jogo 3 – dia 15 – Paulistano x Flamengo, às 15:15.
Jogo 4 – dia 17 – Flamengo x Paulistano, às 20:45.
Jogo 5 – dia 19 – Flamengo x Paulistano, às 18 horas.
*Jogos 4 e 5 se forem necessários.
Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!