Dias após o Flamengo confirmar a retomada das Américas, o torcedor pode se perguntar quais foram os motivos que recolocaram o clube nesse patamar dentro da competição mais importante do continente. Quando olhamos o elenco, às vezes, pode se tornar fácil e dizer simplesmente que o time rubro-negro fez a festa na Nicarágua pela presença de jogadores protagonistas, mas vitórias grandes são feitas também pelo papel fundamental dos “coadjuvantes” em quadra. O Garrafão Rubro-Negro apresenta um detalhamento dos fatores que na nossa visão foram essenciais na construção da campanha do título do Flamengo e qual é o principal desafio da diretoria já a partir de agora.
A confiança elevada do elenco após a conquista da Copa Super 8 que acabou sendo um divisor de águas do time na temporada
Uma campanha excelente no NBB, mas com uma derrota que foi dolorida para o São Paulo no turno da competição. E a pressão da torcida pelo título da Copa Super 8 foi grande em cima do elenco do Flamengo que não queriam aceitar um novo revés para o time tricolor na temporada. A campanha rubro-negra na Copa Super 8 teve vitórias contra o Franca, Bauru e teve a grande final contra o São Paulo. Na decisão, o elenco do Flamengo mostrou a sua capacidade de superar adversidades e com grande atuação do trio formado por Franco Balbi, Marquinhos e Olivinha no último quarto conseguiu confirmar o bicampeonato da competição.
O protagonismo de Franco Balbi dentro e fora da quadra no decorrer da Champions League Américas
Quando observamos a estreia do Flamengo na Champions League Américas diante do Minas, no Maracanãzinho, o argentino Franco Balbi foi o jogador mais eficiente da vitória da equipe rubro-negra no jogo. Mas quis o destino que na rodada seguinte contra o mesmo adversário, em Belo Horizonte, Balbi tivesse a lesão mais grave da carreira. E a apreensão que tomou conta de parte dos torcedores é saber como o elenco iria reagir com a ausência de um dos seus principais lideres em quadra. E o que se viu a partir da lesão foi uma união e uma prova que o elenco ficaria cada vez mais unido para dedicar a conquista para o armador argentino.
Vale destacar que o período que ficou afastado do elenco nos jogos, Franco Balbi jamais deixou de apoiar seus companheiros de equipe seja através das suas redes sociais e falando até diretamente. E quando se constrói uma sinergia como essa, o efeito positivo que isso passa a ter internamente é enorme.
A escolha certeira da diretoria na contratação de Luke Martinez para o elenco e seu papel importante na Champions
Quando a diretoria rubro-negra em dezembro do ano passado anunciou o mexicano Luke Martinez, a desconfiança da torcida e dos especialistas que cobrem o basquete por não saber como seria a adaptação do ala-armador ao basquete brasileiro foi grande. Mas logo no primeiro jogo ainda pelo NBB contra o Brasília, Luke mostrou que tinha as credenciais para se tornar um protagonista da equipe em quadra. E assim foi na caminhada da equipe na Champions League Américas 2021.
O mexicano foi um dos protagonistas na segunda rodada da Champions League Américas em Belo Horizonte contra o Minas e o Instituto de Córdoba. E na fase final da Nicarágua mostrou uma frieza absurda em momentos crucias dos jogos – como a bola de três contra o São Paulo nos segundos finais na semifinal – e se consolidou como um dos protagonistas da temporada.
A importância da liderança dentro do elenco com o trio formado por Marquinhos, Olivinha e Rafael Hettsheimeir
Um elenco para buscar grandes objetivos na temporada acaba se tornando fundamental a presença de grandes lideres em quadra que ajudem o time a se ajustar, se acalmar em momentos que o adversário coloca sua defesa e seu ataque em certa pressão. E o papel desempenhado por Marquinhos, Olivinha e Hettsheimeir além do aspecto técnico muito importante em toda a Champions League Américas que não tem como negar, também temos que ressaltar o papel de liderança exercido por eles em cima de jogadores mais jovens como Yago e Léo Demétrio.
A trajetória rubro-negra em Manágua não teve Olivinha em quadra, mas teve sua liderança importante fora dela. Marquinhos e Rafael Hettsheimeir lideraram o time rubro-negro tecnicamente em quadra e mostraram que a conquista rubro-negra apesar dos desfalques que ocorreram era sim muito possível. Rafael Hettsheimeir inclusive foi eleito o MVP da competição.
O crescimento técnico e tático de Jhonatan Luz, Léo Demétrio e Rafael Mineiro na caminhada rubro-negra na competição internacional
Um time vitorioso não é formado apenas por titulares, o elenco do Flamengo é uma prova real disso. E durante toda a campanha da Champions League Américas pode se constatar o crescimento gradual de rendimento de Jhonatan Luz, Léo Demétrio e Rafael Mineiro em quadra. O trio se mostrou importante quando os titulares precisaram descansar e conseguiram manter um bom jogo coletivo em quadra. A participação defensiva e ofensiva deles acabaram sendo essenciais na consolidação de uma equipe rubro-negra muito competitiva na fase final da competição na Nicarágua. Os números do trio mostram que sem eles, o Flamengo dificilmente se tornaria campeão da Champions League Américas 2021.
A personalidade de Yago em querer ser importante e decisivo para o time rubro-negro no momento decisivo da competição
O jovem armador Yago já vinha fazendo uma ótima temporada com a camisa do Flamengo, mas sempre tinha a expectativa de como ele iria corresponder em quadra na Champions League Américas. O resultado foi bem positivo. Com a ausência de Franco Balbi, Yago chamou a responsabilidade para si e se mostrou protagonista em algumas vitórias da equipe na competição. E o último quarto do monstrinho diante do Real Esteli na grande decisão foi digno de almanaque. Yago que é pequeno de estatura, saiu gigante após a conquista do título internacional.
De Chuzito Gonzalez a Diego Figueredo – a dupla argentina que ajudou a elevar o nível técnico e tático do Flamengo na Champions League
Chuzito Gonzalez foi o principal reforço estrangeiro anunciado pelo Flamengo no começo da temporada e sua regularidade foi comprovada com o passar dos jogos da equipe em quadra. Chuzito se mostrou um nome eficiente do elenco na campanha do NBB, Copa Super 8 e na maioria dos jogos da Champions League Américas. Mas uma fratura na mão diante do Caballos de Cocle nas quartas de final em Manágua tirou o argentino a possibilidade de jogar os últimos jogos da competição. Mesmo lesionado, Chuzito não quis se isolar do elenco, quis ficar próximo dos companheiros e tentar incentivar eles de alguma forma para buscarem esse objetivo tão importante traçado no inicio da temporada. Se a campanha rubro-negra foi vitoriosa na competição internacional se deve também a regularidade de Chuzito Gonzalez nos jogos da fase de classificação.
O desafio de substituir Franco Balbi não era pra qualquer um. Primeiramente é impossível você querer chegar a um clube e demonstrar a mesma técnica e querer ter a mesma empatia por parte do torcedor que Franco Balbi adquiriu nos últimos anos. O mérito enorme do também argentino Diego Figueredo foi ter a humildade de não querer ser protagonista quando o momento de fato não pedia isso, mas sim um jogador que faria o seu máximo para se dedicar taticamente e ajudar seus companheiros na construção do resultado positivo. E nesse pilar, Figueredo deu aula e vale ressaltar como ele foi importante na marcação do armador Jezreel De Jesus, do Real Esteli, a partir do segundo quarto da grande decisão da Champions League Américas.
Gustavo De Conti – suas conquistas como técnico e o dilema de decidir em breve o que irá querer profissionalmente
Gustavo De Conti chegou ao Flamengo na temporada 2018/2019 e com o objetivo de recolocar a equipe rubro-negra de volta ao trilho de conquistas nacionais e internacionais. O NBB logo em sua primeira temporada ele comandou o Flamengo na conquista nacional. Mas a conquista internacional demorou, várias vezes bateu na trave, seja na Liga Sul-Americana, Copa Intercontinental e a final da Champions League Américas contra o Quimsa. E finalmente chegou o momento de gritar é campeão em um torneio internacional e com um elenco que tem o estilo de jogo tão batalhado e defendido por ele desde o primeiro jogo da temporada.
A conquista diante do Real Esteli na Champions League Américas não representa ainda um final de ciclo do treinador no comando do time rubro-negro. Ainda tem um playoff do NBB a disputar e a principio mais um ano de contrato com o Flamengo. Mas é bem possível que o treinador acabe recebendo propostas para ser técnico no basquete europeu e quem sabe em alguma seleção. E cabe ao torcedor saber reconhecer o legado que Gustavo De Conti deixou ao clube quando chegar o momento da despedida dele e saber aproveitar e enaltecer o seu trabalho enquanto ele estiver como técnico do orgulho da nação.
Fato que o torcedor gostaria de ver o treinador no comando da equipe na Copa Intercontinental em 2022.
O desafio gigantesco da diretoria em conseguir a manutenção do mesmo elenco para a próxima temporada
Vivemos ainda um momento de pandemia, mas fato que todos os jogadores do atual elenco rubro-negro irão buscar ter uma valorização salarial para a próxima temporada. O desafio da diretoria do Flamengo começa ai, olhar seu orçamento, analisar os patrocínios que terá a sua disposição para a montagem de um elenco que precisará ainda ser mais competitivo pensando em buscar o título da Copa Intercontinental, o Mundial de Clubes. E o velho ditado que time que está ganhando não se mexe, fica a expectativa pela manutenção de praticamente todo o elenco atual e também pela continuidade do treinador Gustavo De Conti.
Normal que algumas equipes brasileiras que tenham um bom orçamento tentem contratar algum jogador do elenco do Flamengo, mas o desafio de jogar um Mundial colocará o time rubro-negro como prioridade desses jogadores quando chegar o momento da negociação.
Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!