Quando o Flamengo apresentou o elenco dessa temporada o objetivo sempre foi a conquista da Champions League Américas. O time começou com um tropeço na final contra o Quimsa, uma desconfiança da parte do torcedor, mas a partir da conquista da Copa Super 8 o elenco se fechou e provou a nação que poderia sim alcançar objetivos maiores. Se perderam peças chaves, o comprometimento pela glória da conquista seria redobrado em quadra. A final contra o Real Esteli, da Nicarágua, com presença de público no ginásio só veio afirmar o caráter o elenco do Flamengo como um todo e o resultado não poderia ser outro. Vitória por 84 a 80 e título da Champions League Américas.
O jogo
1 quarto – Real Esteli 25 x 24 Flamengo – um primeiro quarto marcado pela pressão e a atuação de dois protagonistas pelas equipes finalistas em quadra. Pelo lado do Real Esteli, o Flamengo teve grande dificuldade em anular as investidas do armador Jezreel de Jesus que fez somente 16 pontos no quarto, mas a sorte rubro-negra foi conta com a eficiência de Rafael Hettsheimeir no período que possibilitou ao time rubro-negro uma desvantagem mínima no marcador no término da primeira etapa.
2 quarto – Real Esteli 12 x 20 Flamengo – o período começou com as duas equipes se precipitando na defesa e o Flamengo com baixo aproveitamento nos lances livres. O time-rubro-negro começou a embalar a partir dos 7 minutos do quarto com as jogadas tramadas e concluídas por Marquinhos, Luke Martinez e Rafael Mineiro. A se destacar o ótimo trabalho do argentino Diego Figueredo em cima de Jezreel de Jesus em vários momentos nesse quarto. Isso possibilitou o Flamengo a ir para o vestiário com a vantagem de 7 pontos no placar.
3 quarto – Real Esteli 23 x 23 Flamengo – Um time nicaraguense que demonstrou em quadra que poderia ter o desgaste físico, mas iria vender caro a derrota para o Flamengo. O desempenho ofensivo das duas equipes na volta do intervalo foi espetacular. Javier Mojica e Balkman chamaram a responsabilidade pelo Real Esteli, a resposta do Flamengo foram com os arremessos de Jhonatan Luz, Marquinhos e Yago. O orgulho da nação foi para o período decisivo com a diferença de 7 pontos no placar novamente.
4 quarto – Real Esteli 20 x 17 Flamengo – haja coração para o que foi o último quarto da decisão da Champions League Américas. Jezreel de Jesus e Javier Mojica colocando a bola embaixo do braço e buscando a reação e o empate dentro do jogo. O Flamengo tendo a frieza e a personalidade para assumir novamente a liderança com a personalidade de Yago. E o lance livre convertido pelo argentino Diego Figueredo acabou por selar uma conquista histórica, suada e com cara de Flamengo da Champions League Américas 2021.
Uma conquista sem três titulares em quadra – Franco Balbi, Chuzito Gonzalez e Olivinha.
Rafael Hettsheimeir foi eleito o MVP da Champions League Américas 2021.
Nos próximos dias o Garrafão Rubro-Negro apresentará matérias especiais abordando os desafios do basquete do Flamengo já pensando no Mundial de Clubes em 2022.
Destaques da vitória que deu o título ao Flamengo na Champions League Américas 2021
Rafael Hettsheimeir – 21 pontos
Yago Santos – 16 pontos
Marquinhos – 15 pontos
Luke Martinez – 12 pontos
Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!