Em Manágua, Flamengo busca a vitória contra o Real Esteli na decisão da Champions League para voltar ao Mundial de Clubes

Um time superando desfalques importantes, mostrando o seu caráter pela glória da conquista contra uma equipe muito bem disciplinada taticamente e com seus armadores desequilibrando nessa reta final. Esse é o panorama do duelo entre o Flamengo e Real Esteli nessa terça-feira na grande decisão da Champions League Américas. O Garrafão Rubro-Negro destaca algumas curiosidades do adversário do Flamengo nessa final e o que o orgulho da nação pode se aproveitar para sair da Nicarágua com esse título inédito.

Jezreel de Jesus vivendo o auge técnico no comando da armação do Real Esteli nessa temporada da Champions League Américas

O armador Jezreel de Jesus demonstrou nos últimos jogos de classificação da Champions League Américas que gostaria de colocar o Real Esteli em outro patamar na competição dessa temporada. E ele conseguiu esse feito. Jogando um excelente basquete se destacando tanto nos pontos e nas assistências, Jezreel de Jesus foi um dos nomes da equipe nas vitórias contra o Franca e o Minas. Caberá ao Flamengo saber reduzir o volume de jogo que esse talentoso armador poderá ter em quadra na decisão nessa terça-feira.

Javier Mojica e sua experiência à disposição do Real Esteli nessa final histórica para equipe da Nicarágua

Quando olhamos o elenco do Real Esteli e seus jogadores experientes vale destacar a importância técnica e tática que tem o porto-riquenho Javier Mojica na rotação dessa equipe. Mojica desequilibrou no duelo contra o Sesi Franca, colocou o jogo no bolso e se destacou tanto nos pontos e na sua leitura aprimorada de jogo. Mojica antes de defender o Real Esteli teve uma passagem pelo basquete mexicano e essa experiência lá pode ser boa para o Flamengo ter mais informações sobre seus pontos fracos através da leitura que Luke Martinez poderá passar ao técnico Gustavo De Conti antes da decisão.

Javier Mojica faz uma excelente fase final com a camisa do Real Esteli. (FIBA)

Akindele, Balkman e Alexander Frankin merecem uma atenção também especial do sistema defensivo rubro-negro

O garrafão da equipe do Real Esteli conta dois pivôs de excelente vigor físico, pode faltar a técnica em certos momentos, mas a agressividade em buscar a enterrada e o volume defensivo que ele pode proporcionar pode atrapalhar o desempenho do Flamengo na decisão. E o nome desses pivôs – Akindele e Balkman.  E nos jogos da fase final da Champions League Américas o crescimento de Alexander Franklin nos arremessos de três pontos e na agressividade nas infiltrações acabaram chamando a atenção e isso também terá que ser controlado pelo Flamengo na decisão.

David Rosario e o estilo de jogo de Porto Rico replicado no time do Real Esteli na disputa da Champions League Américas

O técnico porto-riquenho David Rosario conseguiu replicar com muita competência o estilo de jogo que o fã de basquete já viu em outros torneios FIBA na seleção de Porto Rico agora no comando do time do Real Esteli. Muito jogo baseado no 1 contra 1, transição forte ao ataque, explorar bem as jogadas do garrafão e tendo também volume nos três pontos. Será um adversário duro para o Flamengo. Mas o Real Esteli está longe de ser um time imbatível e mostra que tem falhas, principalmente nas trocas defensivas em quadra e isso pode ser um diferencial muito importante para o Flamengo sair da Nicarágua com um triunfo.

 Por eles, pela nação e por seus familiares –  o Flamengo cada vez mais unido e fechado pelo título nessa terça-feira

O torcedor rubro-negro mais realista pode ter ficado pessimista quando o time começou a ter desfalques importantes até a fase final da Champions League Américas. Quando o time perde peças importantes como Franco Balbi, Chuzito Gonzalez e Olivinha fica meio complicado pro torcedor ser otimista o tempo todo. Mas o elenco que entrou em quadra nessa fase final de Champions League Américas entrou com um espirito de time vencedor, brigador no sentido de lutar até o fim. E com essa fome de voltar ao Mundial de Clubes e se esforçando ao máximo para vencer a decisão o Flamengo entrará nessa quadra nessa decisão.

Um bom trabalho defensivo e sabendo converter o volume de rebotes em pontos podem ser os pilares para o Flamengo sair da Nicarágua com esse título inédito e poder dedicar essa conquista aos amigos lesionados de elenco, aos torcedores que apoiaram na medida do possível e aos familiares de cada pessoa que faz parte do plantel da equipe que jamais deixou de dar aquela confiança nessa temporada tão atípica cercada ainda pela pandemia.

Campanha do Real Esteli até o momento nessa Champions League Américas

8 jogos – 6 vitórias e 2 derrotas

Campanha do Flamengo até o momento na Champions League Américas

7 jogos – 7 vitórias

Destaques individuais do Real Esteli na competição na fase de classificação – média

Pontos –  Jezreel de Jesus com 19,7 pontos por jogo

Assistências – Jared Ruiz com 3,7 assistências por jogo

Rebotes – Balkman com 8,0 rebotes por jogo

FINAL DA CHAMPIONS LEAGUE AMÉRICAS – JOGO ÚNICO

Amanhã – Real Esteli x Flamengo, às 22:10, no Polidesportivo Alexis Arguello, na Nicarágua.

Transmissão do DAZN e tempo real nas redes sociais do Garrafão Rubro-Negro.

A final terá público presente dentro do ginásio e será um apoio maior ao Real Esteli, time da casa. A Nicarágua apresentou 2 novos casos de Covid-19 nos últimos 10 dias e tem a média de 8 mortes também no mesmo período. Diante desses dados, o governo da Nicarágua liberou a presença de público no ginásio e com todos usando máscaras.

Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.