Um projeto esportivo sólido no basquete nacional só vira realidade quando também existe um bom investimento e cuidado com os garotos da base. E o Flamengo nessa noite mostrou no NBB porque é uma das referências dentro do basquete brasileiro e internacional. Preservando 5 jogadores do seu elenco como Rafael Mineiro, Olivinha e Yago, o time rubro-negro deu a oportunidade a sua garotada da base diante do Cerrado e o que elas fizeram em quadra foi de encher os olhos. Gabriel Camargo e Rafael Rachel lideraram a vitória rubro-negra contra o Cerrado Basquete por 88 a 57.
O jogo
1 quarto – Flamengo 18 x 15 Cerrado Basquete – Contando com seus jogadores principais na campanha do returno nos minutos iniciais, o Flamengo logo optou por dar espaço a garotada em quadra buscando preservar suas peças para a fase final da Champions League Américas. E coube ao jovem Rafael Rachel ser o protagonista do time rubro-negro no primeiro quarto, acertando 8 pontos com 100 % de aproveitamento nos arremessos. O Cerrado Basquete contou com a boa atuação de Lucas Lima e Wiggins, mas terminou atrás do marcador no período.
2 quarto – Flamengo 21 x 13 Cerrado Basquete – o segundo período foi marcado pela regularidade ofensiva do Flamengo com os pontos de Léo Demétrio e Marquinhos nos minutos iniciais. E novamente um garoto da base rubro-negra se destacou no quarto, mas dessa vez foi a vez de Gabriel Camargo. Camargo se destacou na pontuação e com a leitura de jogo que proporcionou um bom trabalho defensivo. E o Cerrado Basquete parecia atordoado com a intensidade imposta pelo Flamengo em quadra e acabou indo para o vestiário com a desvantagem de 11 pontos.
3 quarto – Flamengo 36 x 21 Cerrado Basquete – o time da capital federal bem que melhorou o seu aproveitamento ofensivo, mas a defesa não foi no mesmo embalo e permitiu a consolidação da boa atuação da garotada da base do Flamengo. Além disso, o time rubro-negro contou com a melhora ofensiva de peças importantes na formação do seu elenco como a do ala Jhonatan Luz que foi o cestinha do período com 9 pontos. E Gabriel Camargo e Rafael Rachael ajudaram o time rubro-negro a consolidar sua excelente vantagem no placar e praticamente confirmar sua vitória antes do quarto período.
4 quarto – Flamengo 13 x 8 Cerrado Basquete – com a garotada em quadra, era natural que a intensidade tática e física teria uma queda no último quarto, mas o Cerrado já estava entregue e não conseguiu nenhuma grande reação. E mesmo com o placar ofensivo baixo no período, o Flamengo confirmou mais um resultado positivo em uma campanha histórica no NBB dessa temporada.
Destaques da vitória do Flamengo contra o Cerrado Basquete
Rafael Rachel – 19 pontos e 13 rebotes
Léo Demétrio – 17 pontos
Jhonatan Luz – 15 pontos
Gabriel Camargo – 10 pontos e 3 roubadas de bola
AGORA É CHAMPIONS LEAGUE AMÉRICAS
Sábado – Quartas de final – jogo único
Flamengo x Caballos de Cocle, às 17:10, no Polidesportivo Alexis Arguello, em Manágua, na Nicáragua.
Transmissão do DAZN e tempo real no Garrafão Rubro-negro.
Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!