Quando nos deparamos com o retrospecto recente do Panamá em competições internacionais é fácil se lembrar de nomes como Trevor Gaskins, Ernesto Oglivie, Tony Bishop e Josimar Ayarza. E a Champions League Américas dessa temporada reservou a boa participação de uma equipe desse país da América Central – o Caballos de Cocle – time que será o adversário do Flamengo nas quartas de final em jogo único no próximo sábado na Nicarágua. O Garrafão Rubro-Negro apresenta algumas curiosidades do Caballos de Cocle e os destaques individuais dessa equipe que podem dar trabalho ao sistema defensivo do Flamengo na partida que será disputada no Polidesportivo Alexis Arguello, em Managua.
A equipe panamenha com uma história recente dentro do basquete
O Caballos de Cocle é um clube originalmente tradicional de beisebol dentro do Panamá com sua criação em 1999 e a partir de 2015 passou a também investir no basquete e tendo papel importante na Liga Panamenha de Basquete junto com a equipe do Correcaminos de Colon. De 2015 até hoje, o Caballos de Cocle acumulou dois vice campeonatos e é o atual líder da competição nacional.
Campanha do Caballos de Cocle na fase de classificação da Champions League Américas
6 jogos – 3 vitórias e 3 derrotas
Desempenho da equipe na etapa inicial – comparativo com as outras equipes participantes
Ataque – 76,2 pontos por jogo – a décima primeira equipe nesse fundamento
Rebotes – 40,2 rebotes por jogo – a quinta equipe nesse fundamento
Assistências – 16,4 assistências por jogo – a sétima equipe nesse fundamento
Desempenho individual do Caballos de Cocle na Champions League Américas
Pontos – Ernesto Oglivie com 16,0 pontos por jogo
Rebotes – Ernesto Oglivie com 9,8 rebotes por jogo
Assistências – Eugênio Luzcando com 6,5 assistências por jogo
Josimar Ayarza – um dos protagonistas da equipe panamenha na competição
Se hoje o Caballos de Cocle faz história na Champions League Américas com a vaga na fase final do torneio muito se deve a ação espetacular de Josimar Ayarza contra o Titanes de Barranquilla, da Colômbia, pela última rodada da fase de classificação do grupo A. E vale lembrar que Ayarza já teve uma passagem rápida pelo basquete brasileiro e defendeu o Bauru Basket, essa tradicional equipe do interior paulista.
A experiência do grande treinador Flor Melendez no comando do Caballos de Cocle
Se o basquete de Porto Rico ganhou destaque dentro do cenário internacional nos últimos 30 anos muito se deve ao trabalho desempenhado pelo treinador Flor Melendez. Um técnico incansável por novos desafios e sempre disposto a aprender com o que existe de moderno dentro do basquete no cenário internacional e local. Melendez foi um dos fatores determinantes para o Caballos de Cocle a alcançar um outro patamar dentro da Champions League Américas dessa atual temporada.

Algumas características do time do Caballos de Cocle
– Uma equipe que se utiliza muito das jogadas dos três pontos, jogo de transição rápida e o arremesso sendo realizado com poucos segundos restando no relógio. Quando o aproveitamento é baixo nesse arremesso, o ataque da equipe panamenha fica bem comprometido em quadra.
– Tem um bom aproveitamento no garrafão com a dupla formada por Ernesto Oglivie e Jose Lloreda.
– Dos finalistas do Final 8, o Caballos Cocle é a equipe que mais erra durante os jogos, uma média de 13,8 erros por jogo.
Champions League Américas 2021 – 1 semestre
Fase Final na Nicarágua
Quartas de final – Sábado, dia 10
1 – San Lorenzo x São Paulo – às 14:40
2- Flamengo x Caballos de Cocle – às 17:10
3 – Quimsa x Minas – às 19:40
4 – Real Esteli x Franca – às 22:10
Semifinal – Domingo, dia 11
Ganhador do jogo 1 x Ganhador do jogo 2 – às 19:40
Ganhador do jogo 3 x Ganhador do jogo 4 – às 22:10
Final e decisão do terceiro lugar – Terça, dia 13
Decisão do terceiro lugar – às 19:40
Final – às 22:10
Todos os jogos com transmissão do DAZN Brasil e todos os jogos do Flamengo com o tempo real do Garrafão Rubro-Negro em suas redes sociais.
Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!