Jogar no ginásio Angel Sandrin, em Córdoba, tem sempre suas histórias e seus percalços. E a história se repetiu na estreia do Flamengo na terceira e ultima rodada da fase de classificação da Champions League Américas. Com um piso bem escorregadio, o time argentino (sede) da fase usou breu para diminuir a umidade e deu condições para a realização do jogo entre Flamengo e Minas. Com um bom trabalho defensivo e liderado por Marquinhos no segundo tempo, o time rubro-negro voltou a vencer a equipe mineira nessa temporada e dessa vez por 70 a 61.
Com o resultado, o Flamengo garantiu o primeiro lugar no grupo D e a sua classificação a fase final em Buenos Aires, no meado de abril. O time rubro-negro não tem chances de encarar um time argentino nas quartas de final da competição que será realizado em jogo único.
O jogo
1 quarto – Flamengo 17 x 15 Minas – o jogo começou com as duas equipes se adaptando a quadra cheia de breu para diminuir a umidade e ter condições mínimas de jogo. Os destaques do primeiro período ficaram por conta de Rafael Hettsheimeir pelo lado do Flamengo no que ser refere ao volume de pontos e Olivinha nos rebotes. Já o Minas contou com a boa eficiência de Davi Rossetto nos arremessos de três, mas acabou a primeira parcial atrás do marcador.
2 quarto – Flamengo 21 x 14 Minas – personalidade em saber aproveitar a leitura ofensiva que o jogo oferecia em quadra. Esse foi o desempenho do time rubro-negro durante o quarto que contou com boas jogadas tramadas por Diego Figueredo, que fez sua estreia no Flamengo, e soube contar com a regularidade nos arremessos de três de Olivinha sua liderança no final do primeiro tempo.
3 quarto – Flamengo 12 x 18 Minas – o time mineiro voltou com outra postura em quadra para o terceiro período. E soube se aproveitar muito das jogadas dentro do garrafão seja com Ronald e JP Batista e conseguiu reduzir a diferença para dois pontos nos minutos finais do período. Coube a Marquinhos acertar um arremesso de dois pontos nos últimos segundos que permitiram uma vantagem maior para o Flamengo para o período decisivo.
4 quarto – Flamengo 20 x 14 Minas – o Flamengo voltou para o quarto decisivo vendo um Minas brigador dentro de quadra e tentando se manter na partida com as investidas de Luciano Parodi. Mas a regularidade de Marquinhos falou mais alto em quadra e o time rubro-negro teve a frieza de administrar o placar a seu favor. E também contou com o ótimo trabalho defensivo de Rafael Mineiro nos dois minutos finais, evitando qualquer reação maior do Minas e confirmando uma vitória importantíssima que garantiu a vaga rubro-negra a fase final da Champions League Américas.
Única equipe invicta na Champions League Américas, o Flamengo encara o Instituto de Cordoba, amanhã, às 19:10, no ginásio Angel Sandrin, em Córdoba.
Destaques da vitória do Flamengo contra o Minas
Marquinhos – 17 pontos
Rafael Hettsheimeir – 11 pontos
Olivinha – 10 pontos e 8 rebotes
Rafael Mineiro – 9 pontos
Yago – 9 pontos
Diego Figueredo – 3 pontos e 2 assistências
Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!