Maturidade em saber as virtudes e a limitação dos seus jogadores e fazer com que o time cresça coletivamente a cada partida. Essa é a principal qualidade do time treinado por Gustavo De Conti nesse momento da temporada. Após ter uma baixa importante como Franco Balbi na temporada, o time rubro-negro mostrou novamente nessa noite na Argentina que vive um ótimo momento como equipe em todos os sentidos e teve uma vitória tranquila diante do Instituto por 90 a 80.
Com o resultado, o Flamengo se mantém como uma das equipes invictas na Champions League Américas 2021, com o retrospecto de 21 vitórias e nenhuma derrota e mostrando ainda a seu torcedor que o time ainda tem margem pra melhorar ainda mais em quadra. A vitória rubro-negra classificou o Minas a fase final da competição internacional e eliminou qualquer chance do Instituto de Córdoba.
O jogo
1 quarto – Instituto 25 x 24 Flamengo – o período inicial em quarta acabou tendo o bom aproveitamento de Olivinha pelo lado rubro-negro e a resposta argentina veio com os arremessos de Martin Cuello. E os minutos finais do quarto ficaram marcados pela alternância das equipes na liderança da partida e a eficiência de Nacho Alessio permitiu que o Instituto terminasse a primeira parcial a frente.
2 quarto – Instituto 18 x 24 Flamengo – o time rubro-negro conseguiu manter o bom desempenho ofensivo do primeiro período e teve como destaques a participação efetiva nos pontos de Léo Demétrio e Marquinhos. Os pontos de Martin Cuello e do venezuelano Nestor Colmenares ajudou o Instituto a se manter próximo do marcador em quadra. O Flamengo acabou cometendo erros bobos no seu ataque no final do período e isso impediu de uma vantagem ainda maior no intervalo da partida.
3 quarto – Instituto 14 x 28 Flamengo – a intensidade de um time que sabe o que quer nesse restante de temporada. O Flamengo teve um período praticamente perfeito nos dois lados da quadra, contando com a regularidade de Léo Demétrio e as boas jogadas tramadas pelo argentino Diego Figueredo, o time rubro-negro disparou no placar e deixou a vitória encaminhada para o quarto decisivo.
4 quarto – Instituto 23 x 15 Flamengo – o Flamengo iniciou o último período contando com a boa eficiência nos arremessos de Rafael Hettsheimeir e isso consolidou ainda mais sua ótima vantagem no placar. E com essa enorme diferença adquirida, acabou sendo normal um relaxamento defensivo da equipe rubro-negra em quadra, mas nada que possibilitasse uma grande reação do Instituto e impedindo a vitória rubro-negra.
A fase final da Champions League Américas ainda não tem data confirmada e com o NBB paralisado em razão das medidas restritivas no Rio de Janeiro, o Flamengo terá alguns dias de descanso na volta ao Rio de Janeiro.
Destaques do Flamengo contra o Instituto
Rafael Hettsheimeir – 17 pontos
Marquinhos – 15 pontos
Léo Demétrio – 14 pontos
Olivinha – 12 pontos
Diego Figueredo – 5 pontos e 4 assistências
Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!