O Basquete Cruzada que teve seu inicio em 1998 e tenta desde a sua fundação associar o esporte como um instrumento de inclusão social e ajudar na formação do caráter desses jovens que são ligadas ao projeto. O Garrafão Rubro-Negro há muito tempo sabe o peso desse projeto, inclusive contou com jovens que saíram do Basquete Cruzada e passaram a atuar nas categorias de base do basquete do Flamengo.
O Garrafão Rubro-Negro destaca a parceria entre o Colégio Liceu Franco Brasileiro e o Basquete Cruzada na qual o colégio buscou arrecadar alimentos não perecíveis para ajudar a famílias dos jovens ligados a esse projeto social ligado ao esporte e a cultura. E somente na primeira semana de arrecadação, o Colégio conseguiu arrecadar 250 quilos de alimento.
Wagner da Silva, um dos fundadores do Basquete Cruzada, destacou a parceria com essa Instituição de Ensino que já tem dois anos.
“Sempre falo que não adianta fazer as coisas na comunidade se a sociedade não está fazendo também. É muito importante essa integração de parceiros se importarem com as pessoas que têm menos informação. Quando esses parceiros trazem essas informações, automaticamente há uma troca de experiência, de vidas e ambos crescem: tanto as crianças do projeto quanto as de fora.”
Karoline Abrantes, responsável pelos projetos social da Instituição de Ensino, destacou a importância dessa parceria e o trabalho feito pelo Basquete Cruzada.
“O trabalho do Wagner com a sua experiência e conhecimento enorme de mundo traz para os nossos alunos uma possibilidade muito rica de aprendizado. E é totalmente de acordo com o nosso projeto político pedagógico, fazendo os estudantes entenderem seu papel no mundo e a importância de fazer escolhas alinhadas à cidadania, responsabilidade e autonomia.
Wagner da Silva destaca essa parceria como um exemplo na atual realidade do país.
“Dando oportunidade aos menos favorecidos é que vamos diminuir as desigualdades sociais. É muito importante quando o Basquete Cruzada se coloca à disposição de receber pessoas que estão super interessadas a fazer o trabalho. Então quando o Franco entra na história, conectando pessoas, conhecer histórias, fazer e promover ações dentro de um projeto é muito importante para diminuir as desigualdades no Rio.”
Detalhes para quem quiser conhecer mais sobre o Colégio Liceu Franco Brasileiro:
E o Basquete Cruzada:
https://www.instagram.com/basquetecruzada/?hl=pt-br
Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!