O retrospecto recente de Flamengo e Instituto de Córdoba sempre proporcionou confrontos equilibrados e com o vencedor sendo decidido no último quarto. Pela segundada rodada da Champions League Américas, o cenário se repetiu. O time argentino fez um excelente primeiro tempo, reduziu o volume ofensivo do Flamengo em quadra. A equipe rubro-negra passou a se comunicar mais na volta do intervalo e essa mudança de postura foi fundamental para uma vitória dramática por 78 a 77 com direito a toco de Rafael Mineiro nos segundos finais.
1 quarto – Flamengo 13 x 24 Instituto – o time rubro-negro começou o jogo com um bom aproveitamento nos arremessos de três pontos de Olivinha e Rafael Hettsheimeir. Mas viu o time argentino responder na mesma moeda com Santiago Scala e Martin Cuello. A defesa do Flamengo oscilou muito na marcação dentro do garrafão e isso acabou pesando no placar durante o quarto e o arremesso de três de Chiarini.
2 quarto – Flamengo 24 x 25 Instituto – o Flamengo voltou para o segundo quarto tendo um aproveitamento melhor do seu ataque com Luke Martinez e Chuzito Gonzalez, mas voltou a mostrar uma falta de intensidade defensiva em quadra. O Instituto de Córdoba se sentiu confortável em quadra e continuava pontuando dentro do garrafão rubro-negro. O arremesso de três de Martin Cuello ajudou o time argentino a ampliar sua liderança no final do primeiro tempo.
3 quarto – Flamengo 27 x 18 Instituto – a intensidade de defesa do Flamengo no NBB pode ser vista em alguns momentos do terceiro quarto contra o time argentino. Vibrante e mais comunicativo, a equipe rubro-negra contou com a regularidade de Chuzito Gonzalez e Luke Martinez para buscar a reação no placar. A se destacar a boa presença de Léo Demétrio nos dois lados da quadra. Nestor Colmenares foi o jogador mais regular do Instituto que foi para o último quarto com a liderança de três pontos.
4 quarto – Flamengo 14 x 10 Instituto – as duas equipes amassaram o aro em boa parte do período. A ansiedade em buscar uma vitória importante na competição gerou precipitações e os três minutos finais foram marcados por chutes de três completamente forçados. Os lances livres de Olivinha colocaram o Flamengo a frente do placar e o tocão de Rafael Mineiro em cima de Santiago Scala nos segundos finais e confirmou uma importante vitória rubro-negra na Champions.
O Flamengo volta à quadra nessa terça quando enfrenta o Minas, às 17:40, na Arena Minas, em mais um jogo da Champions League Américas.
Destaques da vitória do Flamengo contra o Instituto de Córdoba
Chuzito Gonzalez – 13 pontos
Luke Martines – 12 pontos
Olivinha – 11 pontos
Marquinhos – 9 pontos
Franco Balbi – 8 pontos
Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!