Foi o quarto encontro entre Flamengo e Minas nessa atual temporada e o time rubro-negro teve que contar com dois desfalques importantes para o jogo pela Champions League Américas. Sem contar com Olivinha por desgaste muscular, o time rubro-negro perdeu o armador argentino Franco Balbi com uma lesão no joelho. Mas isso não desanimou a equipe, focados em buscar o resultado, o Flamengo teve ótimos momentos dentro da partida com Luke Martinez e Marquinhos e confirmou uma vitória na garra por 96 a 93.
O jogo
1 quarto – Minas 19 x 24 Flamengo – o jogo começou com a boa participação do norte-americano David Jackson chamando a responsabilidade pela equipe mineira, o Flamengo soube responder com o bom aproveitamento do seu jogo coletivo em quadra. A se destacar as atuações de Marquinhos e Rafael Mineiro no período e também o bom aproveitamento nos chutes de três que permitiram o time a terminar com a parcial de cinco pontos a frente do placar.
2 quarto – Minas 16 x 20 Flamengo – o bom aproveitamento no perímetro pelo lado do Flamengo continuou durante o segundo período. E o Minas viu seu aproveitamento ofensivo e defensivo oscilar demais dentro da partida e além disso viu o time rubro-negro pendurar o pivô JP Batista muito cedo no período, limitando ainda mais seu ataque. Os pontos de Rafael Hettsheimeir e Luke Martinez permitiram o Flamengo a ir para o vestiário com uma vantagem ainda maior no placar – 9 pontos.
3 quarto – Minas 29 x 23 Flamengo – com a rotação mais curta em razão dos desfalques, o Flamengo viu sua intensidade defensiva oscilar no quarto e o Minas cortar bem a diferença no placar para o quarto decisivo. Os pontos de Luke Martinez e Yago Mateus ajudaram o time rubro-negro a permanecer na liderança com a diferença de 3 pontos para o Minas para o último período.
4 quarto – Minas 29 x 29 Flamengo – um período que as duas equipes tiveram um bom aproveitamento ofensivo e se alternaram na liderança da partida. Luke Martinez foi muito importante com os arremessos de três que deixaram o Flamengo na frente no placar e coube a Marquinhos com sua frieza de MVP acertar o arremesso de três nos segundos finais que selaram a vitória rubro-negra. O Minas até teve a chance do empate, mas Luke Martinez deu toco no arremesso de David Jackson.
Flamengo encaminha sua classificação para a fase final da Champions League Américas
Só ficará de fora:
– Se perder os dois jogos para o Instituto, em Córdoba e no Rio de Janeiro.
Ou
-Se o Minas ganhar do Instituto e do Flamengo, em Córdoba, e poderia perder a vaga no saldo.
O Flamengo volta a quadra no próximo domingo contra o Pinheiros, às 19 horas, no ginásio Henrique Villaboim, na capital paulista. Jogo válido pelo NBB.
Destaques da vitória do Flamengo contra o Minas
Marquinhos – 20 pontos
Luke Martinez – 19 pontos *
Chuzito Gonzalez – 13 pontos
Hettsheimeir – 11 pontos
Léo Demétrio – 10 pontos
* Melhor atuação de Luke Martinez desde que chegou ao Flamengo

Assine o GARRAFÃO RUBRO-NEGRO, a partir de 10 reais no Pic Pay ou no Apoia-se (https://apoia.se/garrafaorn). Receba conteúdos exclusivos sobre o basquete do Flamengo e concorra a uma camisa oficial e casual no final de cada temporada. Esse trabalho jornalístico independente que nasceu em 2011 conta com você, se torne assinante!