Champions League Américas 2021 – o atual momento dos clubes argentinos que irão disputar a competição

Brasil e Argentina sempre proporcionaram jogos interessantes em competições organizadas pela FIBA e a Consubasquet. E nessa temporada atípica em razão da pandemia, a realidade de equilíbrio desses confrontos permanece. A próxima edição da Champions League Américas começa no final do mês e o Garrafão Rubro-negro apresenta o atual momento dos clubes argentinos e qual deles deverá ser o maior adversário do Flamengo na competição internacional.

San Lorenzo

O grande campeão das Américas nos últimos anos vive um momento de reconstrução como equipe e precisando se reinventar diante das sanções da FIBA pelo descumprimento no pagamento a jogadores estrangeiros. O time de Buenos Aires ocupa a sétima colocação e bem distante do Quimsa, atual líder.

A equipe do San Lorenzo continua contando com bons nomes no seu elenco como Maximo Fjellerup, Jose Vildoza, Dar Tucker, Penka Aguirre, Facundo Piñero e Nicolas Romano. E os próximos meses a equipe comandada pelo técnico Silvio Santander chega para a disputa da Champions League Américas buscando a sua identidade coletiva. San Lorenzo que teve a baixa de Agustin Caffaro que aceitou a proposta do Regatas Corrientes e deixou a equipe de Buenos Aires após defender a camisa do clube por algumas temporadas.

Kevin Hernandez vem se destacando com a camisa do San Lorenzo nesse momento na La Liga

Pela experiência dos seus jogadores, o San Lorenzo poderia ser colocado como um dos favoritos ao título da Champions, mas a realidade nesse período mostra que o conjunto coletivo do time está atrás de alguns brasileiros e principalmente atrás do Quimsa.

Quimsa

O atual campeão da Champions League Américas vem com força para a defesa do título. O time de Santiago Del Estero mantém a ponta da La Liga Argentina e vem evoluindo coletivamente a cada partida da competição nacional tendo a boa participação do norte-americano Diamon Simpson.

Também vale ressaltar a regularidade do trio formado por Brandon Robinson, Fabian Barrios e Franco Baralle nesse time do Quimsa. Um time que vem se mostrando intenso coletivamente nos dois lados da quadra e mostrando um repertório bem interessante no seu ataque, não ficando previsível aos arremessos de três.

Com Valdivia, do Chile, e São Paulo, do Brasil, no seu grupo, o Quimsa pode encontrar certa resistência do São Paulo em alguns jogos da fase de classificação, mas em razão do seu repertório ofensivo e defensivo deve confirmar sua vaga ao Final Four da competição.

Instituto de Córdoba

O time de Córdoba vive um bom momento dentro da La Liga Argentina ocupando a quinta colocação. E muito dessa boa campanha se deve aos jogos que foram realizados no final do ano passado na qual o time contou com a excelente participação do venezuelano Nestor Colmenares. E a sua presença na continuidade dessa temporada é uma grande incógnita.

Mas pensando em se manter uma equipe competitiva a nível nacional e internacional, o Instituto realizou a contratação do armador Juan Brussino, um dos destaques do Quimsa nas últimas temporadas, e esse reforço acaba elevando o patamar do time de Córdoba para a sequência da Liga Argentina e a Champions League Américas. O clube também anunciou a contratação do ala-pivô norte-americano Ronald Jackson Jr.

Certamente deveremos ter novamente jogos equilibrados entre Flamengo e Instituto de Córdoba na Champions League Américas e a profundidade do elenco rubro-negro pode fazer certa diferença nesses confrontos.

Tabela de jogos do Flamengo na fase de classificação da Champions League Américas

Primeira janela – Maracanãzinho

Grupo D

Dia 3/2 – Flamengo x Peñarol do Uruguai

Dia 5/2 – Flamengo x Instituto de Córdoba

ASSINE O GRN – o Garrafão Rubro-Negro precisa da sua assinatura no PIC PAY ou no Apoia.se (https://apoia.se/garrafaorn), a partir de 10 reais, para continuar existindo e dar continuidade ao seu trabalho jornalístico independente. E ajudando o Garrafão, um dos benefícios é você concorrer a uma camisa oficial e casual no final da temporada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.