Após a final da Champions League Américas, o torcedor rubro-negro aguardava um excelente inicio do Flamengo no NBB dessa temporada e ele acabou se confirmando em quadra. O time encarou vários casos de jogadores confirmados com Covid-19, mas mesmo diante desse cenário o elenco se mostrou firme em busca dos objetivos dentro de quadra. O Garrafão Rubro-Negro apresenta uma análise dessa campanha da equipe até o momento na competição nacional e quais foram os desafios que foram e serão ainda enfrentados.
Flamengo – 5 jogos e 5 vitórias no NBB
Pontos marcados – 453 pontos
Pontos sofridos – 349 pontos
O desafio de conviver dia a dia com a pandemia e a reconstrução diária de um sistema de jogo
A pandemia da Covid-19 ainda é uma realidade no mundo e no Brasil vivemos o risco de um aumento exponencial de novos casos. E o basquete rubro-negro desde o inicio do NBB acabou por sofrer baixas importantes. Na primeira semana da competição, o time não pode contar com Pedro Nunes e Jhonatan Luz. Já na segunda semana, as baixas ficaram por conta de Marquinhos e Léo Demétrio.
Como encarar uma rotina de treinamentos e evolução de um sistema de jogo coletivo da equipe quando se tem pela frente um vírus que você não pode de fato controlar o seu contágio? Esse sem dúvida pode estar sendo o maior desafio do técnico Gustavo De Conti nesse atual momento da temporada. Tenta fazer o básico, mas sendo limitado pela Covid-19 em não pode realizar treinamento com o elenco completo ou realizar uma atividade num alto grau de intensidade em virtude da recuperação física dos atletas que estavam com a doença.
O fato é que quando a equipe estiver completa para um bom período de treinamentos e saudável, esse elenco tem totais condições de render muito mais taticamente, tecnicamente e fisicamente do que está rendendo agora, mesmo com o cenário de invencibilidade do NBB e líder da competição.
O time rubro-negro tem a segunda melhor defesa do NBB no momento
Mesmo com os desfalques em razão da Covid-19, o Flamengo conseguiu nesse inicio de NBB se destacar em vários números, entre eles é a atual segunda melhor defesa da competição. As vitórias contra o Minas e o Pato Basquete deram provas que numa boa noite de intensidade no seu esquema defensivo, o time rubro-negro pode incomodar o ataque de um dos favoritos ao titulo a uma equipe que aspira o playoff da competição pela primeira vez na história.
Fica a expectativa pela manutenção desses bons números defensivos nos próximos jogos e que a equipe consiga reduzir ainda mais diminuir o volume de arremessos do perímetro das equipes adversárias.
Franco Balbi e Yago Mateus se destacando nas assistências
Quando o Flamengo anunciou a permanência de Franco Balbi e a chegada de Yago Mateus acabou se criando a perspectiva de uma dupla de armadores que se destacaria pelo bom volume de assistências em quadra. E isso se confirmou em quadra. Seja com um somente em quadra ou juntos, esses dois jogadores mostraram nesse inicio de NBB que podem desequilibrar a favor do rubro-negro com belos passes para seus companheiros nos jogos. Essa regularidade será fundamental para o Flamengo se manter líder e buscar manter firme seu foco nos seus objetivos na temporada.

A regularidade e experiência de Marquinhos, Olivinha e Rafael Hettsheimeir a disposição do Flamengo
Esse trio acabou se mostrando importante nos jogos iniciais do Flamengo em quadra seja no que se refere a pontuação, rebotes e assistências. Essa regularidade foi importante para o time rubro-negro administrar sua vantagem no placar nos jogos e confirmar vitórias importantes que colocaram o time na liderança. O torcedor tem a expectativa da atuação desse trio no retorno dos jogos do NBB a partir do dia 3 de dezembro.
Chuzito Gonzalez se destaca no perímetro e é um dos maiores pontuadores do Flamengo na competição
O novo argentino do elenco nessa temporada, o ala-armador Chuzito Gonzalez tem se destacado nesse inicio de NBB por um bom aproveitamento nos arremessos do perímetro e com isso figura entre os 3 maiores pontuadores do time rubro-negro na competição dessa temporada.
Resultados do Flamengo na competição
Flamengo 102 x 68 Minas
Fortaleza 69 x 82 Flamengo
Flamengo 86 x 79 Unifacisa
Flamengo 78 x 63 Campo Mourão
Flamengo 105 x 70 Pato Basquete
Próximos jogos do Flamengo pelo turno do NBB
Dia 3 de dezembro – Pinheiros, às 17:30.
Dia 5 de dezembro – Franca, às 16 horas.
Dia 8 de dezembro – São Paulo, às 20 horas.
Os três jogos no Morumbi, em São Paulo.
ASSINE O GRN – o Garrafão Rubro-Negro precisa da sua assinatura no PIC PAY ou no Apoia.se (https://apoia.se/garrafaorn), a partir de 10 reais, para continuar existindo e dar continuidade ao seu trabalho jornalístico independente. E ajudando o Garrafão, um dos benefícios é você concorrer a uma camisa oficial e casual no final da temporada.