GRN em foco – Um retrato do desempenho rubro-negro nesse começo do NBB

Após a final da Champions League Américas, o torcedor rubro-negro aguardava um excelente inicio do Flamengo no NBB dessa temporada e ele acabou se confirmando em quadra. O time encarou vários casos de jogadores confirmados com Covid-19, mas mesmo diante desse cenário o elenco se mostrou firme em busca dos objetivos dentro de quadra. O Garrafão Rubro-Negro apresenta uma análise dessa campanha da equipe até o momento na competição nacional e quais foram os desafios que foram e serão ainda enfrentados.

Flamengo – 5 jogos e 5 vitórias no NBB

Pontos marcados – 453 pontos

Pontos sofridos – 349 pontos

O desafio de conviver dia a dia com a pandemia e a reconstrução diária de um sistema de jogo

A pandemia da Covid-19 ainda é uma realidade no mundo e no Brasil vivemos o risco de um aumento exponencial de novos casos. E o basquete rubro-negro desde o inicio do NBB  acabou por sofrer baixas importantes. Na primeira semana da competição, o time não pode contar com Pedro Nunes e Jhonatan Luz. Já na segunda semana, as baixas ficaram por conta de Marquinhos e Léo Demétrio.

Como encarar uma rotina de treinamentos e evolução de um sistema de jogo coletivo da equipe quando se tem pela frente um vírus que você não pode de fato controlar o seu contágio? Esse sem dúvida pode estar sendo o maior desafio do técnico Gustavo De Conti nesse atual momento da temporada. Tenta fazer o básico, mas sendo limitado pela Covid-19 em não pode realizar treinamento com o elenco completo ou realizar uma atividade num alto grau de intensidade em virtude da recuperação física dos atletas que estavam com a doença.

O fato é que quando a equipe estiver completa para um bom período de treinamentos e saudável, esse elenco tem totais condições de render muito mais taticamente, tecnicamente e fisicamente do que está rendendo agora, mesmo com o cenário de invencibilidade do NBB e líder da competição.

O time rubro-negro tem a segunda melhor defesa do NBB no momento

Mesmo com os desfalques em razão da Covid-19, o Flamengo conseguiu nesse inicio de NBB se destacar em vários números, entre eles é a atual segunda melhor defesa da competição. As vitórias contra o Minas e o Pato Basquete deram provas que numa boa noite de intensidade no seu esquema defensivo, o time rubro-negro pode incomodar o ataque de um dos favoritos ao titulo a uma equipe que aspira o playoff da competição pela primeira vez na história.

Fica a expectativa pela manutenção desses bons números defensivos nos próximos jogos e que a equipe consiga reduzir ainda mais diminuir o volume de arremessos do perímetro das equipes adversárias.

Franco Balbi e Yago Mateus se destacando nas assistências

Quando o Flamengo anunciou a permanência de Franco Balbi e a chegada de Yago Mateus acabou se criando a perspectiva de uma dupla de armadores que se destacaria pelo bom volume de assistências em quadra. E isso se confirmou em quadra. Seja com um somente em quadra ou juntos, esses dois jogadores mostraram nesse inicio de NBB que podem desequilibrar a favor do rubro-negro com belos passes para seus companheiros nos jogos. Essa regularidade será fundamental para o Flamengo se manter líder e buscar manter firme seu foco nos seus objetivos na temporada.

Franco Balbi com bom inicio no NBB e distribuindo boas assistências. (Gilvan de Souza)

A regularidade e experiência de Marquinhos, Olivinha e Rafael Hettsheimeir a disposição do Flamengo

Esse trio acabou se mostrando importante nos jogos iniciais do Flamengo em quadra seja no que se refere a pontuação, rebotes e assistências. Essa regularidade foi importante para o time rubro-negro administrar sua vantagem no placar nos jogos e confirmar vitórias importantes que colocaram o time na liderança. O torcedor tem a expectativa da atuação desse trio no retorno dos jogos do NBB a partir do dia 3 de dezembro.

Chuzito Gonzalez se destaca no perímetro e é um dos maiores pontuadores do Flamengo na competição

O novo argentino do elenco nessa temporada, o ala-armador Chuzito Gonzalez tem se destacado nesse inicio de NBB por um bom aproveitamento nos arremessos do perímetro e com isso figura entre os 3 maiores pontuadores do time rubro-negro na competição dessa temporada.

Resultados do Flamengo na competição

Flamengo 102 x 68 Minas

Fortaleza 69 x 82 Flamengo

Flamengo 86 x 79 Unifacisa

Flamengo 78 x 63 Campo Mourão

Flamengo 105 x 70 Pato Basquete

Próximos jogos do Flamengo pelo turno do NBB

Dia 3 de dezembro – Pinheiros, às 17:30.

Dia 5 de dezembro – Franca, às 16 horas.

Dia 8 de dezembro – São Paulo, às 20 horas.

Os três jogos no Morumbi, em São Paulo.

ASSINE O GRN – o Garrafão Rubro-Negro precisa da sua assinatura no PIC PAY ou no Apoia.se (https://apoia.se/garrafaorn), a partir de 10 reais, para continuar existindo e dar continuidade ao seu trabalho jornalístico independente. E ajudando o Garrafão, um dos benefícios é você concorrer a uma camisa oficial e casual no final da temporada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.