Os protocolos do Flamengo para a volta do basquete profissional a partir de sábado

A partir do próximo final de semana, o basquete profissional do Flamengo irá se apresentar para essa temporada visando a preparação para a disputa do Estadual, Champions League Américas e o NBB. Mas será uma retomada diferente em razão do “novo normal” em virtude ainda da existência da pandemia da Covid-19. O Garrafão Rubro-Negro conversou com profissionais do clube sobre os protocolos que serão praticados nesse retorno das atividades do basquete profissional na Gávea.

Izabel Miranda – Gerente de Ciências do Esporte do Flamengo (CUIDAR)

Como está sendo o trabalho do CUIDAR no retorno dos atletas olimpicos as suas atividades no Flamengo ainda nesse momento de pandemia da COVID-19?

“A equipe médica do CUIDAR vem se preparando para esse retorno dos atletas desde o final de março, quando a gente começou a elaborar o protocolo de retorno de todos. Três dos nossos médicos estavam trabalhando no front da pandemia no Rio de Janeiro e o Dr. Claudio Cardone se inscreveu em um curso, uma especialização em covid, ao longo desse tempo, para se inteirar da doença, que é muito nova. Estão sempre surgindo novos trabalhos científicos e a gente se embasou nestes artigos, publicações, todas as orientações da OMS e também do CDC. A partir daí, fomos montando os protocolos, criando os cronogramas, colocamos as limitações de número de atletas por área e por modalidade. Desenhamos junto com outras equipes do clube todos os procedimentos que deveriam ser adotados para maior segurança dos colaboradores, sócios e atletas. Nós elencamos as modalidades que seriam compatíveis com o protocolo do Rio de Janeiro. Quem começou primeiro foi o remo, com poucos atletas, fazendo todos os testes. A gente faz o teste sorológico pelo método ELISA, que tem uma especificidade e sensibilidade maior. Com esse, a gente pode ver se o atleta já teve contato com o vírus e se já tem alguma imunidade. Mas mais importante do que isso, foi o questionário elaborado pela equipe do CUIDAR com as questões referentes à covid. Essa talvez seja a nossa ferramenta mais importante no controle da covid no clube, toda semana os atletas respondem ao questionário, não só os atletas, como os profissionais do esporte e colaboradores.”

MÉTODO ELISA – Como funciona esse método no teste para a Covid-19?

ELISA (IgA, IgM e IgG): O teste verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. É feito a partir da detecção dos anticorpos em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. O IgA e IgM indicam presença do vírus no início do contágio, e o IgG quando adquire imunidade. A coleta também é através de sangue. Prazo de entrega: Em até 2 dias úteis.

Seria correto afirmar que o suporte psicológico será fundamental nesse momento de descompressão da bolha, ou seja, a saída gradual desses atletas do isolamento social e retorno das atividades?      

“A área de psicologia e nutrição continuou trabalhando, com os profissionais fazendo atendimentos individuais, palestras para as equipes de base e todos que solicitavam em todas as modalidades. Hoje, estão retornando aos poucos para as academias. O Paulo, que é o psicólogo, vai duas vezes na semana no clube, mas para participar, dar uma olhada nos treinos, conversar um pouco e sentir como está a equipe, mas os atendimentos individuais continuam online. É muito importante o papel da psicologia neste momento em que a grande maioria ficou isolada, todos nós. Temos, inclusive, um trabalho de monitoramento de desempenho e nível de estresse do atleta com um questionário que mede as alterações de humor e nos dão um perfil de como o atleta está. Comparamos os dados deste questionário com dados de atletas e pessoas que estão vivendo a pandemia ao redor do mundo e vimos que o perfil é muito parecido.”

Cláudio Cardone – médico

Como a equipe médica vem se preparando para o retorno do basquete no clube? Como será feito o procedimento de testagem da Covid-19 nos atletas nesses primeiros meses? Será algo semelhante ao que já vem sendo feito pelo futebol do clube?

“A partir do dia 17 de agosto, o FlaBasquete vai começar a liberar os treinos coletivos, respeitando o mesmo protocolo de liberação da prefeitura, de relaxamento das atividades. Em relação à testagem, todos os atletas do Flamengo, de todas as categorias, incluindo aí o basquete adulto, estão sendo testados antes do retorno aos treinamentos e, a partir desta testagem, a gente monitora todos os atletas através de um questionário de sinais e sintomas que é respondido semanalmente. Não só por atletas, como também por funcionários do clube. Nós manteremos essa avaliação enquanto permanecer a epidemia e, a partir do momento em que as competições começarem, nós seguiremos outros protocolos de teste de acordo com as orientações de cada competição.”

Claudio Cardone e Bruno Nicolaci destacaram os desafios de suas áreas na retomada do basquete rubro-negro. (CBB)

Bruno Nicolaci – preparador físico

Como está sendo feito o planejamento para a atividade física dos atletas para essa temporada? Com a Covid-19 ainda existindo, é provável que a atividade física seja reduzida a grupos pequenos como ocorreu na fase final da Liga ACB ou a testagem negativa da COVID-19 pode permitir a uma atividade normal sem redução na quantidade de atletas?

“O treinamento de preparação física, para início da temporada 20/21, vai ser feito de forma progressiva em relação a intensidade de treinamentos. Pensando que teremos um grande desafio pela frente (Final da Champions League). Óbvio sem deixar de lado nossos objetivos com o Campeonato Estadual. Faremos testes físicos com o objetivo de obter resultados pré-participação e garantir a prescrição de treino de forma individualizada e adequada. Todas as fases de treinamento foram alinhadas com toda Comissão Técnica. Além disso, estaremos seguindo todos os protocolos do CUIDAR.”

Gustavo De Conti – treinador

Como está sendo elaborado o planejamento para o início dos treinamentos no retorno do basquete? A COVID-19 ainda fazendo parte da rotina pode ocasionar uma redução de atletas nos treinamentos diários ou você acredita que a testagem negativa dos atletas para COVID-19 pode proporcionar uma realização normal dos treinamentos como antes da pandemia?

“O planejamento está nas mãos do CUIDAR. São eles que têm essa competência para esse tipo de decisão e estão fazendo da melhor forma possível. Seguiremos todos os protocolos e orientações elaborados pelos médicos do clube. Creio que não teremos grandes problemas para estarmos com os atletas desde o início dos treinamentos. Não sei se todos juntos desde o início, mas poderemos contar com eles.”

Gustavo De Conti falou sobre o retorno das atividades no clube. (LNB)

O Garrafão Rubro-Negro precisa da sua assinatura através do Pic Pay para continuarmos nossa cobertura jornalistica independente – faça a sua assinatura no aplicativo Pic Pay procurando o @GarrafaoRN ou acesse o link – https://picpay.me/GarrafaoRN . Quem é assinante concorre a camisa oficial no final da temporada e outros benefícios. Saiba mais – Apoie o Garrafão Rubro-Negro no Pic Pay.

2 comentários sobre “Os protocolos do Flamengo para a volta do basquete profissional a partir de sábado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.