Em momento de pandemia, os desafios na logística do Flamengo nesse início de temporada

Todas as pessoas estão precisando se adaptar a uma nova realidade em razão da pandemia da Covid-19 ser ainda é uma realidade. E com o esporte o panorama não seria diferente. O blog Garrafão Rubro-Negro detalha quais poderão ser os principais desafios que o Flamengo irá encarar nos primeiros meses da nova temporada principalmente no que se refere a disputa do Estadual, Champions League Américas e NBB.

Estadual 2020 – previsto para começar na última semana de setembro

A competição dessa temporada terá a participação de 5 times – Flamengo, Clube Desportivo Atitude, Municipal, Niterói Basquete e Tijuca Tênis Clube. A FBERJ recentemente divulgou em seu site oficial algumas recomendações para a realização do campeonato:

– sede única;

– teste RT-PCR e teste rápido, para todos os envolvidos nos jogos com os custos diretamente pagos pelos clubes participantes, antes do início da competição, no meio e nas finais;

– jogos exclusivamente sem a presença de público.

A escolha do local dos jogos e a data inicial do torneio deverá ser oficializada em breve pela federação.

Champions League Américas – final – jogos no final de outubro             

O Flamengo continua no camarote no aguardo do seu adversário na final mais importante das Américas – Quimsa ou San Lorenzo. Até o momento da publicação dessa matéria, nenhuma competição esportiva na Argentina voltou a ter os jogos realizados seguindo todos os protocolos de proteção contra a Covid-19. A cidade de Buenos Aires, sede do San Lorenzo, é a recordista de casos de coronavírus na Argentina. Já Santiago Del Estero, sede do Quimsa, é uma das cidades com baixos números da doença.

Um dos grandes desafios dos finalistas será viajar com a maior segurança possível entre os dois países, a se destacar o problema na redução de viagens aéreas em decorrência da crise economica das companhias de aviação, e também a escolha do hotel em cada cidade que possa permitir um maior conforto e menor número de contato com outras pessoas que possam ter o coronavírus. No momento, os jogos tanto na Argentina e no Brasil seriam realizados sem a presença de público.

A FIBA segue otimista para a conclusão da competição no final de outubro e com o formato original conforme o regulamento inicial. Melhor de 3 jogos tendo o Flamengo o direito de realizar os jogos de número 2 e 3 em casa. E também já existe a garantia de testagem em todos os envolvidos nos jogos.

Flamengo está focado em conquistar o título da Champions League Américas. (FIBA)

NBB – a partir de 14 de novembro

A principal competição nacional do país viverá o dilema nos seus primeiros meses nessa temporada de não saber ao certo se a programação planejada de fato poderá ser realizada. Algumas cidades de São Paulo estão com sua flexibilização da economia em fases de cor diferentes. O que seria isso? Se uma cidade como Franca no momento com a fase vermelha, os jogos não poderiam ser realizados na cidade francana e sim em alguma cidade próxima que esteja em outra fase.

Priorizar uma tabela que favoreça uma quantidade maior de jogos em determinada cidade de algum clube pode ser um bom caminho na fase inicial do torneio a fim de evitar um deslocamento maior das equipes seja por transporte terrestre e/ou aéreo. Com isso evitando a possibilidade de os jogadores terem contato com pessoas que possam ter o coronavírus.

Um dos grandes problemas que todas as equipes do NBB deverão sofrer nessa temporada é a redução das ofertas de viagens aéreas em decorrência da crise econômica das principais empresas de aviação do país. Um cenário que essa menor oferta deverá resultar em um aumento no valor das passagens. E no que se refere ao transporte terrestre, entre cidades próximas, também terá o alerta de como fazer a melhor viagem para a segurança de todos.

A LATAM deve demitir quase 3 mil tripulantes no Brasil em razão da crise econômica.

Todo os clubes envolvidos no NBB teriam que seguir um protocolo de segurança que está sendo debatido pela Liga, ou seja, a testagem dos envolvidos na modalidade.

Sobre a presença de público ou não nos ginásios nos jogos iniciais no torneio nada foi ainda oficializado sobre isso. Se irá depender do protocolo vigente de cada cidade que terá equipes na competição.

Champions League Américas – segunda edição – a partir de novembro

A FIBA informou recentemente que a segunda edição do torneio deverá ter seu inicio em novembro, com a participação de 12 times e o mesmo forma de disputa da primeira edição. Jogos de ida e volta entre os clubes participantes. Nesse cenário de pandemia, o maior desafio será saber planejar uma tabela que permita os jogos serem realizados com o máximo de segurança e passar aos clubes envolvidos a confiança que o que está sendo planejado está deixando todos seguros na medida do possível para a pratica da modalidade.

O torneio internacional tem como término previsto para o mês de maio de 2021.

Amistosos

Não existe ainda nada planejado e definido pelo Flamengo até o momento. A diretoria está analisando todos os cenários possíveis e olhando o quadro da pandemia para dar um passo adiante nesse sentido.

A importância de valorização da imprensa mesmo nesse momento de pandemia

Com todos os protocolos de segurança sendo praticados, ou seja, testagem, todos os organizadores desses torneios citados nessa matéria devem ter a preocupação de inserir a imprensa na cobertura dos jogos e fazer todos os ajustes necessários para os momentos. Jogos sem imprensa e os veículos ficarem dependentes apenas do que é gerado pelas redes sociais dos organizadores dos torneios pode ser um verdadeiro tiro no pé para a modalidade e depois não adianta ter o choro e o discurso que a modalidade não é valorizada.

E caso seja liberada a imprensa para os jogos que seja algo padrão para todos os clubes envolvidos na disputa daquele torneio. Caso não seja dessa forma, vai ficar evidente o cenário de favorecimento de um clube ao detrimento do outro.

E fica a sugestão de protocolo feito no Rio de Janeiro para a imprensa no retorno do futebol:

– Teste sorológico (teste rápido) e o PCR-RT na imprensa.

O Garrafão Rubro-Negro precisa da sua assinatura através do Pic Pay para continuarmos nossa cobertura jornalistica independente – faça a sua assinatura no aplicativo Pic Pay procurando o @GarrafaoRN ou acesse o link – https://picpay.me/GarrafaoRN . Quem é assinante concorre a camisa oficial no final da temporada e outros benefícios. Saiba mais – Apoie o Garrafão Rubro-Negro no Pic Pay.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.