A glória da conquista sempre emocionou todos os torcedores rubro-negros nos últimos anos no que refere ao orgulho da nação. Ginásio lotado, jogos emocionantes e a felicidade por soltar o grito de é campeão após o encerramento daquele jogo decisivo. E essa sinergia entre time e torcida que parece nos fazer tanta falta nesse momento de pandemia faz com que o blog Garrafão Rubro-Negro relembre o jogo 5 da final entre Flamengo e Bauru, em 2016, na Arena Carioca 2. O Rio de Janeiro vivia a expectativa pelos jogos olímpicos e a torcida rubro-negra assim como o time fizeram uma festa de arrepiar no ginásio.
Releitura – Flamengo 100 x 66 Bauru – jogo 5 da final do NBB
O time rubro-negro começou a partida com boa intensidade ofensiva através das jogadas de Olivinha e Meyinsse, proporcionando uma atmosfera ainda maior dentro da Arena Carioca 2. O Bauru buscou a reação em quadra com os pontos de Paulinho Boracini e Alex. O placar da partida acabou por ficar equilibrado durante o primeiro quarto e o arremesso de três do dominicano Ronald Ramon ajudou o time rubro-negro a terminar o período na liderança da partida – 21 a 17.
O Bauru iniciou o segundo período contando com a regularidade de Alex no setor ofensivo. Já o Flamengo viu Marcelinho Machado começar a desequilibrar a partida em quadra e com bom aproveitamento nos arremessos de três pontos. O Bauru conseguiu reduzir um volume de jogo do time rubro-negro nos minutos finais do quarto, mas mesmo com esse panorama o Flamengo foi para o vestiário ainda a frente no marcador, ampliando diferença obtida durante o primeiro quarto– 39 a 32.
O terceiro quarto foi marcado por um verdadeiro apagão bauruense e uma atuação muito consistente coletivamente do Flamengo. O time rubro-negro soube se utilizar muito bem de Marcelinho Machado e Rafa Luz para castigar o sistema defensivo do Bauru. Faltando menos de 5 minutos para acabar o quarto, o time rubro-negro abriu a marca de 20 pontos de diferença no placar -58 a 38. O Bauru não sabia mais o que fazer dentro de quadra para tentar achar um equilíbrio defensivo e foi para o ultimo quarto com grande desvantagem – 71 a 49.
Com a excelente vantagem no placar, o Flamengo fez do último quarto um jogo para reverenciar algumas peças do seu elenco na temporada e elas acabaram por confirmar uma boa atuação durante o período. JP Batista foi um dos nomes do time rubro-negro no quarto com 12 pontos e Gegê também deu uma boa contribuição. O Bauru não mostrou forças para a reação, tanto a parte técnica e física limitaram qualquer possibilidade dentro do jogo. O Flamengo se sagrou pentacampeão do NBB em uma tarde que o torcedor rubro-negro guardará sempre com carinho essa conquista.
Destaques do Flamengo
Marcelinho – 26 pontos e 10 rebotes
Olivinha – 22 pontos
JP Batista – 20 pontos
Rafa Luz – 11 pontos
Vídeo – Melhores momentos de Flamengo 100 x 66 Bauru em 2016
Vídeo – Jogo 5 na integra entre Flamengo e Bauru
Em breve, o Garrafão Rubro-Negro voltará com a campanha de financiamento coletivo, dessa vez através do Pic Pay, para darmos continuidade a nossa cobertura jornalística independente. Contamos com o apoio de todos!