Em Assembleia realizada por modo virtual, apenas a Associação de jogadores votou pela redução do número de estrangeiros
Sem poder ainda voltar aos treinamentos, o basquete brasileiro já trabalha nos bastidores o seu planejamento para a próxima temporada. A Liga Nacional de Basquete realizou uma assembleia com a participação dos clubes para dar o inicio ao debate sobre a realização da nova temporada do NBB. E um dos principais assuntos debatidos e votados foi a quantidade de estrangeiros na próxima edição da competição nacional.
Apesar do engajamento da Associação de jogadores nacionais pelas redes sociais nos últimos dias, os clubes aprovaram por unanimidade a manutenção de 4 estrangeiros para a próxima temporada. E a principal justificativa dada é o desnível técnico que as equipes brasileiras poderiam enfrentar em competições internacionais promovidas pela FIBA. Com a quantidade maior de estrangeiros ou a manutenção do mesmo número da edição do NBB anterior, permite um equilíbrio técnico maior em quadra.
A próxima edição do Novo Basquete Brasil está prevista para começar no dia 14 de novembro. A LNB estabeleceu a data de 4 de setembro para confirmar todas as equipes que irão participar do torneio.
LNB e o desafio de propor um novo calendário mais equilibrado e sem grandes prejuízos técnicos e financeiros a todas as equipes
Todas as equipes do basquete brasileiro estão sofrendo o real impacto no seu orçamento em razão da pandemia da Covid-19. E voltar a competição em novembro com a pandemia ainda existindo será um desafio para todos os envolvidos no esporte. E desafio colocado em xeque na questão de logística e na valorização técnica dos times.
Na temporada que foi cancelada, o calendário do NBB se mostrou bem confuso quando equipes como Rio Claro e Corinthians ficavam longo período, mais de 20 dias sem jogar, e depois eram obrigados a seguir uma maratona que acabava por degastar todos os jogadores e prejudicando principalmente na qualidade dos jogos. A expectativa e a esperança de quem gosta de basquete é que tenha um calendário melhor elaborado, mais equilibrado.
LNB começou a divulgar os indicados para a premiação dos “Melhores do NBB” que foi cancelado
Sem mudança na premiação, mesmo com o cancelamento do NBB em razão do coronavírus, a LNB começou a divulgar os indicados para a premiação individual e a seleção do torneio da última temporada. A premiação que foge a regra das últimas temporadas, ainda mais levando em consideração que existia jogos ainda da fase regular que foram cancelados e principalmente o playoff que poderiam tornar elegíveis outros nomes. O correto deveria ser uma exemplificação maior do período que está sendo levando em conta a votação e um asterisco na premiação do torneio que não teve seu fim.
A LNB em respeito aos seus patrocinadores próprios optou pela manutenção da premiação e o Flamengo deverá receber alguns prêmios individuais na festa online que será realizada em julho.