Comunicação e marketing – as lembranças das ações do Flamengo para aproximar o torcedor no basquete

Nos últimos 12 anos, o Flamengo acumula a conquista de 7 títulos nacionais e 3 titulos internacionais. O papel do torcedor no apoio ao time em quadra acabou por ter um papel fundamental na construção de elencos vitoriosos e que resultaram no grito de é campeão nesses torneios. O blog Garrafão Rubro-Negro relembra algumas ações feita pelo clube e deixa a pergunta ao torcedor se ele se recorda e participou de todas elas?

Camisa Flabasquete na primeira edição do Novo Basquete Brasil

Para tentar equacionar dividas com os jogadores e a comissão técnica na temporada, o marketing do Flamengo lançou camisa temática ligada a modalidade e na qual o torcedor que adquirisse a camisa pagaria a metade do valor do ingresso no basquete. A aceitação da iniciativa foi grande por parte do torcedor que marcou presença no Maracanãzinho e na HSBC Arena com essa camisa,

Jogadores de futebol ajudaram na ação de marketing dessa camisa do basquete em 2009

Cards dos jogadores do elenco rubro-negro viram febre entre os torcedores no NBB 2 e NBB 3

Uma das melhores ações já realizadas e na qual os torcedores sentem mais saudades – os cards dos jogadores do elenco rubro-negro na temporada 2009/2010 e 2010/2011. Cada final de jogo pelo NBB tinha sempre uma comoção no ginásio de torcedores esperando o momento da entrega dos cards pelos jogadores. E foi um material muito bem produzido e com informações técnicas de cada jogador no verso de cada card.

Promoção da meia-entrada para o torcedor que fosse com a camisa do Flamengo sendo o clube como o mandante na partida

Uma iniciativa que já virou rotina para quem acompanha mais de perto o basquete rubro-negro. Os jogos do time com o mando de quadra, o torcedor indo com a camisa do Flamengo, paga a metade do valor do ingresso. Essa ação proporcionou um aumento de público nos jogos tanto do NBB como também de competições internacionais como a Liga das Américas e a Copa Intercontinental.

Flapasse – uma boa iniciativa que acabou sendo atrapalhada pela falta de uma casa fixa para os jogos

O Flamengo buscou em algumas temporadas fazer ações semelhantes que ocorrem na NBA e em Ligas da Europa de basquete.  Um plano de sócio-torcedor na qual a pessoa que fizesse a aquisição teria direito a assistir no ginásio todos os jogos da equipe como mandante no NBB. A adesão ao programa foi boa junto aos torcedores, mas a falta de uma casa fixa para aprofundar ainda mais esse projeto acabou sendo um dos fatores que levaram a sua suspensão.  Fica a expectativa se com a volta do Maracanãzinho algo nesse sentido possa ser retomado em breve.

Bandeiras pretas e vermelhas para os torcedores e também a oportunidade dada ao toredor de tirar fotos com os troféus do futebol e do basquete

Na última temporada, o torcedor do Flamengo que marcou presença nos ginásios no Rio de Janeiro teve a oportunidade de receber bandeiras com as cores do clube durante os jogos. E também teve a oportunidade de tirar foto com o troféu de conquistas do basquete e do futebol. Uma iniciativa válida com o objetivo de tentar trazer um pouco o torcedor fanático pelo futebol para o esporte da bola laranja.

Torcedores celebrando os troféus de conquistas do basquete e do futebol. (Paula Reis/Flamengo)

O blog Garrafão Rubro-Negro se orgulha também de ter ajudado essa aproximação do torcedor com a modalidade, sempre ressaltando que somos um veículo de comunicação independente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.