As conquistas nacionais do basquete do Flamengo acabaram virando rotina país nos últimos 12 anos. E esses títulos só foram possíveis graças as atuações destacadas de alguns jogadores. O blog Garrafão Rubro-Negro começa hoje a falar sobre esses jogadores e nessa estreia iremos destacar os armadores que ajudaram nas campanhas vitoriosas do Flamengo a nível nacional.
Fred Duarte e Hélio Lima – Campeões brasileiros em 2008 (CBB) e NBB 1
A dupla de armadores – Fred Duarte e Hélio Lima – estiveram presentes no elenco rubro-negro na campanha do último campeonato brasileiro organizado pela CBB e também na conquista da primeira edição do Novo Basquete Brasil. Nos dois torneios, o Flamengo enfrentou o time do Brasília na grande decisão.

Na série final do NBB 1 contra o Brasília, Fred assinalou 34 pontos e contribuiu com 10 assistências. Já Hélio marcou 29 pontos e deu 8 assistências. Números que comprovam a importância da dupla na conquista rubro-negra. Nessas duas conquistas brasileiras, a dupla teve o comando técnico de Paulo Chupeta.

Kojo e Gegê – Campeões do NBB 5
Na primeira temporada de José Neto no comando do Flamengo, o time contou com a armação através de Kojo e Gegê. Kojo na campanha do NBB teve a média de 10,2 pontos e 3,2 assistências por jogo. Já Gegê teve 3,5 pontos e 1,9 assistências por jogo.

Laprovittola e Gegê – Campeões do NBB 6 e 7 pelo Flamengo
A temporada do Flamengo no NBB 6 e 7 contou com a genialidade do argentino Laprovittola e isso acabou também ajudando a evolução técnica e tática de Gegê como armador reserva da equipe rubro-negra nas edições desse torneio.

No NBB 6, Laprovittola teve a média de 14,8 pontos e 4,9 assistências por jogo. Já Gegê marcou 5,4 pontos e 4,6 assistências por jogo. No NBB 7, Laprovittola teve a média de 11,9 pontos e 5,6 assistências. Gegê com média de 2,5 pontos e 3,0 assistências.

Rafa Luz e Gegê – campeões do NBB 8
Após a saída de Laprovittola, o Flamengo fez a escolha no brasileiro Rafa Luz que retornou a atuar ao basquete brasileiro e desempenhou um papel importante tanto no aspecto defensivo e ofensivo pela equipe rubro-negra em quadra. Gegê continuou sendo o armador reserva da equipe. Rafa Luz teve a média de 6,9 pontos e 4,1 assistências por jogo. Gegê com média de 2,4 pontos e 2,0 assistências por jogo.

Franco Balbi e Davi Rossetto – campeões do NBB 11
O Flamengo na décima primeira temporada do NBB voltou a ter um argentino na armação da sua equipe. E o nome foi escolhido foi Franco Balbi – um dos destaques da La Liga Argentina. Balbi mostrou desde os primeiros jogos do NBB que tinha uma visão de jogo diferenciada e isso se comprovou no decorrer da campanha que culminaria no título e ele sendo o escolhido como melhor estrangeiro do torneio.
Com o comando técnico de Gustavo De Conti, Franco Balbi teve a média de 10,7 pontos e 5,6 assistências por jogo. Davi Rossetto teve a média de 5,0 pontos e 2,4 assistências por partida.
