As conquistas rubro-negras a nível nacional nos últimos 12 anos e os destaques por cada posição – armadores

As conquistas nacionais do basquete do Flamengo acabaram virando rotina país nos últimos 12 anos. E esses títulos só foram possíveis graças as atuações destacadas de alguns jogadores. O blog Garrafão Rubro-Negro começa hoje a falar sobre esses jogadores e nessa estreia iremos destacar os armadores que ajudaram nas campanhas vitoriosas do Flamengo a nível nacional.

Fred Duarte e Hélio Lima –  Campeões brasileiros em 2008 (CBB) e NBB 1

A dupla de armadores – Fred Duarte e Hélio Lima – estiveram presentes no elenco rubro-negro na campanha do último campeonato brasileiro organizado pela CBB e também na conquista da primeira edição do Novo Basquete Brasil. Nos dois torneios, o Flamengo enfrentou o time do Brasília na grande decisão.

Fred, bicampeão brasileiro pelo Flamengo em quadra, e atualmente trabalha na base do basquete rubro-negro.

Na série final do NBB 1 contra o Brasília, Fred assinalou 34 pontos e contribuiu com 10 assistências. Já Hélio marcou 29 pontos e deu 8 assistências. Números que comprovam a importância da dupla na conquista rubro-negra. Nessas duas conquistas brasileiras, a dupla teve o comando técnico de Paulo Chupeta.

Hélio foi bicampeão brasileiro defendendo o Flamengo. (Fernando Azevedo)

Kojo e Gegê – Campeões do NBB 5

Na primeira temporada de José Neto no comando do Flamengo, o time contou com a armação através de Kojo e Gegê. Kojo na campanha do NBB teve a média de 10,2 pontos e 3,2 assistências por jogo. Já Gegê teve 3,5 pontos e 1,9 assistências por jogo.

Kojo em ação pelo Flamengo na campanha do NBB 5. (Gaspar Nobrega)

Laprovittola e Gegê – Campeões do NBB 6 e 7 pelo Flamengo

A temporada do Flamengo no NBB 6 e 7 contou com a genialidade do argentino Laprovittola e isso acabou também ajudando a evolução técnica e tática de Gegê como armador reserva da equipe rubro-negra nas edições desse torneio.

Laprovittola fazendo sua estreia pelo Flamengo no NBB contra o Brasíia.

No NBB 6, Laprovittola teve a média de 14,8 pontos e 4,9 assistências por jogo. Já Gegê marcou 5,4 pontos e 4,6 assistências por jogo. No NBB 7, Laprovittola teve a média de 11,9 pontos e 5,6 assistências. Gegê com média de 2,5 pontos e 3,0 assistências.

Gegê teve uma boa evolução técnica com a parceria de Laprovittola no Flamengo. (Flamengo)

Rafa Luz e Gegê – campeões do NBB 8

Após a saída de Laprovittola, o Flamengo fez a escolha no brasileiro Rafa Luz que retornou a atuar ao basquete brasileiro e desempenhou um papel importante tanto no aspecto defensivo e ofensivo pela equipe rubro-negra em quadra. Gegê continuou sendo o armador reserva da equipe.  Rafa Luz teve a média de 6,9 pontos e 4,1 assistências por jogo. Gegê com média de 2,4 pontos e 2,0 assistências por jogo.

A vibração de Rafa Luz na decisão do NBB 8 contra o Bauru na Arena Carioca 2.

Franco Balbi e Davi Rossetto – campeões do NBB 11

O Flamengo na décima primeira temporada do NBB voltou a ter um argentino na armação da sua equipe. E o nome foi escolhido foi Franco Balbi – um dos destaques da La Liga Argentina. Balbi mostrou desde os primeiros jogos do NBB que tinha uma visão de jogo diferenciada e isso se comprovou no decorrer da campanha que culminaria no título e ele sendo o escolhido como melhor estrangeiro do torneio.

A genialidade de Franco Balbi no duelo contra Mogi das Cruzes no NBB 11.

Com o comando técnico de Gustavo De Conti, Franco Balbi teve a média de 10,7 pontos e 5,6 assistências por jogo. Davi Rossetto teve a média de 5,0 pontos e 2,4 assistências por partida.

Davi Rossetto teve um papel importante na rotação do Flamengo na campanha do NBB 11. (LNB)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.