Gerardo Montenegro analisa o adiamento da Champions League Américas e a possibilidade do Quimsa enfrentar o Flamengo na decisão

A Champions League Américas, competição de clubes mais importante das Américas, terá a sua conclusão no mês de setembro. O Flamengo já está classificado para a decisão do torneio e aguarda a definição da série entre Quimsa e San Lorenzo, os dois times da Argentina. O blog Garrafão Rubro-Negro fez uma entrevista exclusiva com Gerardo Montenegro, presidente do Quimsa e da Associação de Clubes de basquete da Argentina, para falar sobre esse momento da competição internacional, a possibilidade de reencontrar o Flamengo em uma decisão e o impacto da Covid-19 no basquete argentino.

Diferente do NBB que foi cancelado, a La Liga, torneio nacional da Argentina, deverá ser concluído em breve e o Quimsa tem a melhor campanha no torneio com – 18 vitórias e 3 derrotas.

Gerardo Montenegro – presidente do Quimsa e da Associação de Clubes de baquete da Argentina

Primeiramente, Gerardo Montenegro, como você e a diretoria do Quimsa analisaram a suspensão da Champions League Américas no começo de março? Foi a melhor decisão tomada pela FIBA ou acreditam que teria como pelo menos terminar a semifinal diante do San Lorenzo?

“Consideramos positiva a decisão da FIBA sobre a suspensão do torneio. Prioridade foi dada a prevenção da saúde em razão da pandemia. A família do basquete compartilha e apoia essa decisão.”

O Flamengo já está na decisão da Champions League Américas e alguns torcedores podem não se lembrar que o time rubro-negro enfrentou o Quimsa na final da Liga Sul-Americana em 2009.  Como o Quimsa analisa a possibilidade de voltar a enfrentar o Flamengo em uma decisão internacional após 11 anos?

“Encontramos o Flamengo em 2009 no quadrangular da Liga Sul-Americana. Tanto o Flamengo e o Quimsa ganharam uma edição desse torneio. Seria muito lindo para nós, do Quimsa, voltarmos a enfrentar essa equipe brasileira em uma final de torneio tão importante como a Champions League Américas.”

Gerardo Montenegro falou da possibilidade do Quimsa voltar a enfrentar o Flamengo em uma competição internacional.

A FIBA anunciou recentemente a vontade de concluir a Champions League Américas em setembro. Normalmente, em setembro já é marcado pelo inicio de uma nova temporada nas Ligas dentro da América do Sul.  O Quimsa defende que a FIBA autorize modificações na lista de jogadores inscritos no torneio ou o clube acredita que terá condições de manter seus principais jogadores como os estrangeiros – Brandon Robinson e Ismael Romero – para a conclusão do torneio?

“Eu acho que a FIBA deve focar em medidas para que os clubes possam ter condições de voltar aos treinamentos, depois pensamos na conclusão da Champions League Américas e acredito que pode ser nesse ano.  Para isso, em razão das suspensões geradas pela pandemia, não somente da Champions League Américas, mas também dos torneios nacionais tanto na Argentina e no Brasil, a FIBA deveria abrir o livro para mudanças nos elencos das equipes que ainda estão na competição.”

E para finalizar como você analisa o impacto financeiro e técnico no basquete argentino após esse período da pandemia da Covid-19? O Quimsa acredita que terá um bom orçamento financeiro para manter um elenco competitivo tanto na disputa da La Liga e em competições internacionais como a Champions League Américas?

“O impacto financeiro é naturalmente negativo, o orçamento do Quimsa para concluir a Champions League Américas pode ser mantido. O Quimsa certamente verá uma redução do seu orçamento para a temporada 2020/2021.”

Champions League Américas – fase semifinal

Jogo 1 – San Lorenzo 84 x 91 Quimsa

Jogo 2 – Quimsa 87 x 100 San Lorenzo

Jogo 3 – Quimsa x San Lorenzo – data a ser definida em setembro

Decisão – melhor de 3 jogos

Flamengo x Quimsa ou San Lorenzo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.