Memórias GRN – Em 2008, Flamengo e Boca Juniors se enfrentam na semifinal emocionante da Liga Sul-Americana

A rivalidade entre o basquete argentino e brasileiro sempre proporcionou jogos históricos e marcantes em competições internacionais como a Liga das Américas e a Liga Sul-Americana. E vale a pena relembrar a série entre Flamengo e Boca Juniors pela semifinal da Liga Sul-Americana de 2008. O blog Garrafão Rubro-Negro faz uma releitura do que foi essa série na história da competição e os destaques do time rubro-negro em cada jogo.

Releitura da série semifinal entre Flamengo e Boca Juniors pela Liga Sul-Americana 2008

Na primeira partida da semifinal, em Buenos Aires, o Boca Juniors acabou por fazer prevalecer seu mando de quadra. O time argentino fez um bom primeiro tempo e terminou com a liderança momentânea do jogo por 43 a 36, graças as boas atuações de Diego Fernandez, Léo Gutierrez e Devon Ford.

O Flamengo conseguiu se manter vivo dentro da partida com outra grande atuação de Marcelinho Machado com o manto sagrado. O ala foi o cestinha do jogo com 41 pontos, mas não evitou a derrota do time rubro-negro na primeira partida da semifinal da competição internacional. O Flamengo com a melhor campanha na primeira fase, tinha a vantagem de decidir a vaga na final atuando ao lado do seu torcedor no Tijuca Tênis Clube.

Tijuca Tênis Clube vira o caldeirão e o Flamengo muda a história do confronto contra o Boca Juniors

O Flamengo, atual campeão do Campeonato Brasileiro de 2008, enfrentou o Boca Juniors, da Argentina, que tinha conquistado o vice-campeonato no Campeonato Sul-Americano de Clubes em 2007, em duas partidas no Tijuca Tênis Clube que entraram para a história da competição e ficou guardada na memória do torcedor rubro-negro. O duelo que marcou o encontro de dois craques do basquete mundial em solo carioca –  Marcelinho Machado, pelo lado rubro-negro, e Leonardo Gutierrez, pelo lado do Boca Juniors.

No segundo jogo da semifinal no Tijuca, o Flamengo encarou um Boca Juniors bem aguerrido durante o primeiro período e o time argentino acabou saindo com a vitória parcial no final do quarto por 20 a 19 com os pontos de Diego Fernandez.

Mas a partir do segundo quarto, o Flamengo conseguiu impor seu melhor volume defensivo e ofensivo e não deu chances para o Boca Juniors dentro de quadra. O time rubro-negro contou com os 18 pontos do armador Hélio e com os 13 pontos do pivô Alirio e confirmou a vitória por 83 a 58 e empatando a série semifinal do torneio promovido pela FIBA Américas.

A terceira partida da semifinal começou com o Flamengo abrindo a parcial de 10 a 0 no marcador e isso levou a loucura a nação rubro-negra que marcou presença em excelente número dentro do Tijuca Tênis Clube. As jogadas de Hélio e Marcelinho Machado ajudaram o time rubro-negro a vencer o primeiro período por 24 a 13.

O segundo quarto foi ilustrado por uma grande reação argentina em quadra, o Boca Juniors soube realizar seu melhor jogo coletivo ofensivamente através de Léo Gutierrez e viu o Flamengo cair de rendimento nos dois lados da quadra. Duda foi o jogador mais eficiente do time rubro-negro no segundo quarto. Esse panorama acabou por proporcionar a virada do time argentino no final do primeiro tempo – 33 a 35.

Na volta do intervalo, o Flamengo voltou a encontrar seu equilíbrio defensivo e ofensivo em quadra. O time rubro-negro conseguiu selecionar melhor seus arremessos e conseguiu reduzir o volume de jogo de Léo Gutierrez em quadra. Isso levou a equipe a voltar a liderança no placar e com uma boa vantagem para o quarto decisivo – 57 a 50.

O último período foi marcado pela ansiedade e o nervosismo das duas equipes em tentarem concluir as jogadas da melhor forma e isso acabou gerando uma queda de aproveitamento. Diante desse quadro, o Flamengo conseguiu administrar sua liderança na partida, conquistou a vitória  por 72 a 66  e se classificou para enfrentar o Regatas Corrientes, na decisão da competição dessa temporada.

Vídeo – a visão do torcedor rubro-negro do segundo jogo da semifinal entre Flamengo e Boca Juniors

Vídeo – os segundos finais do terceiro jogo entre Flamengo e Boca Juniors

Elencos de Flamengo e Boca Juniors nessa temporada

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.