De campeão do mundo em setembro de 2014 e uma certa desconfiança por parte de alguns torcedores após o amargo resultado em casa no Final Four da Liga das Américas em 2015. O elenco rubro-negro chegou para o playoff do NBB com toda a vontade de mostrar que o resultado na competição internacional foi apenas um acidente no percurso naquela temporada. E o time conseguiu mostrar toda a sua categoria na fase decisiva da competição nacional naquela temporada.
O blog Garrafão Rubro-Negra relembra o primeiro jogo da semifinal do NBB 7 quando o Flamengo soube mostrar toda a sua frieza e quebrou o mando de quadra de Limeira, equipe que teria o MVP da temporada.
Releitura do primeiro jogo da semifinal do NBB – Limeira 78 x 85 Flamengo
Apoiado por sua torcida, o time de Limeira iniciou a partida com bom aproveitamento ofensivo com os pontos de Nezinho e Bruno Fiorotto. O time rubro-negro acabou mostrando um pouco de ansiedade na conclusão das jogadas nos minutos iniciais. Mas a partir da metade do período, as jogadas de Benite e Marquinhos acabaram se mostrando fundamentais para uma reação do Flamengo dentro da partida. Os pontos do norte-americano Hayes ajudaram o time de Limeira a terminar na liderança – 20 a 14.
O Flamengo com os pontos de Marcelinho e Walter Herrmann virou o marcador nos minutos iniciais do segundo período – 21 a 20. O time de Limeira mostrou poder de reação e se manteve na partida com os pontos do trio – David Jackson, Fiorotto e Hayes. Mas o quarto acabou se revelando ser dos argentinos do time rubro-negro. A boa eficiência de Laprovittola e Walter Herrmann permitiu o Flamengo ir para o vestiário com uma desvantagem menor no placar – 41 a 38.
O terceiro período foi marcado pelo equilíbrio que marcou os quartos iniciais. O time de Limeira contando com a regularidade de Hayes e com a bom aproveitamento de Ronald Ramon nos arremessos. Pelo lado rubro-negro, a eficiência na pontuação ficou por conta de Laprovittola e Herrmann. O Flamengo também contou com as boas assistências de Marquinhos no período e foi para o ultimo quarto com 3 pontos atrás no marcador – 59 a 56.
O último período foi marcado pela arrancada rubro-negra com destaque tanto no aspecto ofensivo e defensivo. O time rubro-negro conseguiu impor um forte volume ofensivo nos minutos iniciais com as jogadas de Laprovittola, Benite e Marcelinho e abriu uma boa vantagem a seu favor no placar – 69 a 59. O time de Limeira conseguiu reduzir a desvantagem para 4 pontos, mas o Flamengo soube ser frio e com os pontos de Benite colocou um ponto final na vitória rubro-negra na abertura da semifinal do NBB 7.
Escalações e pontuação de cada jogador
Limeira
Nezinho (5), Ronald Ramon (17), David Jackson (19), Hayes (15), Bruno Fiorotto (18). Entraram: Rafael Mineiro (0), Matheus Dalla (0), Deryk (2), Teichmann (2). Técnico: Dedé Barbosa.
Flamengo
Laprovittola (21), Benite (16), Marquinhos (10), Olivinha (10), Meyinsse (4). Entraram: Herrmann (14), Marcelinho (6), Felício (4), Gegê (0). Técnico: José Neto.

Vídeo com melhores momentos da partida produzido pela imprensa local de Limeira