Memórias GRN – Em Santiago del Estero, Flamengo faz história em noite mágica de Marcelinho Machado na decisão da Liga Sul-Americana 2009

A província de Santiago del Estero, na Argentina, foi o palco de uma das decisões mais emocionantes da história da Liga Sul-Americana. Em 2009, o time rubro-negro enfrentou o Quimsa nesse duelo decisivo do Final Four que acabou sendo marcado por uma atuação épica do ala Marcelinho Machado e o pé de Deus do pivô Fernando Coloneze que acabaram ajudando o Flamengo a vencer a partida por 98 a 96.

A releitura desse jogo histórico

O Flamengo começou a partida com um bom aproveitamento nos arremessos de três pontos e com boa eficiência de Rafael Bábby no garrafão para abrir a parcial de 11 a 6. O Quimsa apoiado por sua tradicional torcida conseguiu se impor dentro de quadra e com a parcial de 12 a 0 virou o placar durante o período. Mas o time rubro-negro contou com a eficiência de Marcelinho Machado para terminar o quarto com a desvantagem menor no placar da decisão –  30 a 25.

As bolas de três de Marcelinho Machado e a boa eficiência da equipe nos lances livres acabaram fazendo toda a diferença para o Flamengo durante o segundo período e ajudou o Flamengo a assumir novamente a liderança da partida. Somente no primeiro tempo, Marcelinho Machado já tinha assinalado 30 pontos, sendo 8 arremessos de três pontos e acertou os 6 lances livres tentados. Mazzaro foi o destaque do Quimsa com 12 pontos e o time argentino foi para o vestiário atrás no marcador – 49 a 48.

No terceiro quarto, o Flamengo se mostrou não tão dependente das jogadas do armador Hélio e da excelente eficiência de Marcelinho Machado. Jefferson William começou a se destacar pelo time rubro-negro. Mas o Quimsa soube reagir esse panorama e se manteve vivo na decisão com os pontos de Vanderson e Gabriel Mikulas. O Flamengo foi para o quarto decisivo com a diferença de 4 pontos a seu favor – 72 a 68.

No inicio do último quarto, o Flamengo chegou a abrir 7 pontos de vantagem com a cesta de três pontos de Duda Machado. Mas o Quimsa novamente conseguiu uma reação dentro da partida e encostou no placar com os arremessos de Jonatan Treise e Ramel Allen. A final voltou a ficar imprevisível. Com os pontos de Treise, o Quimsa virou a partida faltando menos de 2 minutos pra acabar. Mas o Flamengo soube ter sangue frio para igualar e virar o jogo com os pontos de Marcelinho Machado. E em lance involuntário visto pela arbitragem, o Quimsa perdeu a posse no seu ataque após a bola ter batido no pé do pivô Fernando Coloneze. A posse voltou para o Flamengo que converteu um lance livre com Duda Machado e conseguiu pegar um rebote defensivo importantíssimo que selou a conquista internacional em plena casa do Quimsa.

Destaques do Flamengo na decisão da Liga Sul-Americana

Marcelinho Machado – 41 pontos

Hélio – 15 pontos

Duda – 15 pontos

Melhores momentos da decisão – TV Brasileira

Momentos finais da decisão – TV Argentina

Programa especial da conquista da Liga Sul-Americana – Visão argentina da conquista do Flamengo

Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto que é referência na cobertura do basquete do Flamengo. Concorra a ingressos e uma camisa oficial no final de cada temporada.

https://www.catarse.me/garrafao_rubro_negro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.