Algodão – um dos grandes ícones da história do basquete rubro-negro

A história centenária do basquete do Flamengo sempre contou com a participação de grandes jogadores e técnicos. O blog Garrafão Rubro-Negro apresenta uma matéria especial e retorna ao passado, precisamente do final da década de 1940 a 1962, para falar sobre um de um grande nome que defendeu o manto rubro-negro em quadra – Zenny de Azevedo, o Algodão.

Algodão conquistou 13 títulos estaduais e 3 títulos brasileiros pelo Flamengo.

Algodão chegou ao Flamengo no final da década de 1940 e já nos primeiros anos de clube já acabou conquistando grandes títulos pelo clube da Gávea. De 1948 a 1962, ele conquistou 13 títulos estaduais pelo Flamengo, a se destacar o decacampeonato entre 1951 a 1960.

O ala também ganhou três títulos brasileiros pelo clube da Gávea nos anos de 1949,1951 e 1953. Conquistou o Sul-Americano de Clubes realizado no Chile, em dezembro de 1953.

Pela seleção brasileira, Algodão foi medalha de bronze na Olimpiada de Londres, em 1948, e em Roma, em 1960. Conquistou o Mundial com a seleção no ano de 1959, torneio que foi realizado no Chile.

No Flamengo, Algodão teve a oportunidade de jogar com jogadores como Godinho, Alfredo da Motta, Mário Hermes, Zé Mário, Tião Gimenez, Artur,Guguta, Válter de Almeida, Fernando BroBro, Zé Coqueiro ,Waldir Boccardo e Mical. Todos esses com o comando do grande treinador Kanela.

Algodão atuando pelo Flamengo contra o Botafogo no Estadual de 1953.

Depoimento histórico de Algodão sobre o decacampeonato Estadual

Em especial da ESPN Brasil, Algodão relembrou como foram essas conquistas e expressou seu sentimento de ser campeão pelo Flamengo

“Dificilmente um clube será decacampeão. Eu tenho a honra de dizer, não querendo me enaltecer, mas ser decacampeão é muita coisa, isso em esporte qualquer.  E eu por sorte fui o único que disputou os 10 campeonatos, pois todo ano tinha mudanças de jogador que saia e outro que chegava. Teve jogador que foi pentacampeão, tricampeão, mas deca foi somente eu.”

Algodão e Guguta falam do basquete do Flamengo.

Vídeo – Algodão fala um pouco sobre seu orgulho de ter defendido a seleção brasileira

Especial histórico com essa lenda do basquete brasileiro

Documentos históricos da conquista do Sul-Americano de Clubes pelo Flamengo em 1953

Jornal Correio da Manhã relatando o título do Flamengo no Chile.
Jornal do Brasil também falando da conquista rubro-negra no Chile.

NESSE MOMENTO DE PANDEMIA DO CORONAVIRUS, FIQUE ATENTO AS INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. CONFIRA ESSAS RECOMENDAÇÕES PELO SITE – HTTPS://CORONAVIRUS.SAUDE.GOV.BR/

Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada:

https://www.catarse.me/garrafao_rubro_negro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.