Memórias GRN – Em 2008, Flamengo faz a festa no ginásio da ASCEB e é campeão brasileiro contra o Brasília

Uma final repleta de grandes jogadores em quadra e com o seu capítulo final que foi escrito no pequeno ginásio da ASCEB, em Brasília, que se transformou num verdadeiro caldeirão. Grandes jogadores, duas torcidas acaloradas que não paravam de apoiar os times em quadra e o Flamengo contou com a grande atuação de Marcelinho Machado para vencer o jogo por 101 a 96 e conquistar o título brasileiro na competição que ainda era organizada pela CBB.

Releitura do jogo

Jogando em casa e apoiado por sua torcida, o Brasília começou a partida com um bom aproveitamento ofensivo graças as boas jogadas armadas por Valtinho. O Flamengo buscava responder as investidas do time da capital federal com os pontos de Duda. Marcelinho Machado bem marcado só conseguiu converter seus primeiros pontos nos minutos finais do período que acabou com a vantagem do time do Brasília no placar – 28 a 23.

O Flamengo melhorou seu sistema defensivo, contou com a boa atuação dos seus armadores e a precisão de Marcelinho Machado colocou o time rubro-negro na frente do placar nos minutos iniciais do segundo período – 30 a 28. A partida ficou ainda mais equilibra e as duas equipes se alternando no placar. A experiência de Ratto aliado a frieza de Valtinho acabaram fazendo com que o Brasília fosse para o vestiário com a vantagem – 46 a 42.

Pendurado com três faltas individuais, Marcelinho Machado praticamente jogou pouco no terceiro quarto. E o protagonismo da equipe acabou ficando com seu irmão, Duda Machado, mas o time rubro-negro não conseguiu encontrar um equilíbrio defensivo em quadra e isso ajudou o time do Brasília a permanecer na liderança com as bolas de Arthur – 67 a 62.

O último período começou com os ânimos exaltados em quadra. Coloneze, do Flamengo, e Spillers, do Brasília, acabaram sendo desqualificados da partida.  Com três pontos de Márcio Cipriano, o Brasília conseguiu abrir sua maior diferença no jogo. Mas a partir dai começou a aparecer a frieza e eficiência de Marcelinho Machado que voltou para quadra e liderou o time rubro-negro para uma virada histórica e confirmou a conquista do título brasileiro para o clube da Gávea.

Marcelinho Machado marcou 40 pontos nesse terceiro jogo da final do Brasileiro de 2008. (CBB)

Retrospecto da final do Brasileiro de 2008

Jogo 1 – Flamengo 93 x 66 Brasília

Destaque do Flamengo – Marcelinho com 24 pontos

Destaque do Brasília – Valtinho com 17 pontos

Jogo 2 – Flamengo 91 x 76 Brasília

Destaque do Flamengo – Marcelinho com 25 pontos

Destaque do Brasília – Estevam com 20 pontos

Jogo 3 – Brasília 96 x 101 Flamengo

Destaque do Flamengo – Marcelinho com 40 pontos

Destaque do Brasília – Arthur com 20 pontos

Vídeo dos momentos finais do terceiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de 2008

Vídeo – a visão da torcida de boa parte da decisão

NESSE MOMENTO DE PANDEMIA DO CORONAVIRUS, FIQUE ATENTO AS INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. CONFIRA ESSAS RECOMENDAÇÕES PELO SITE – HTTPS://CORONAVIRUS.SAUDE.GOV.BR/

Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada:

https://www.catarse.me/garrafao_rubro_negro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.