Gustavo De Conti fala sobre o planejamento do elenco nesse momento de pandemia do coronavírus

Praticamente todas as competições esportivas ao redor do mundo estão paralisadas nesse momento em função da pandemia do coronavírus. E a pergunta que fica como está sendo feito o planejamento de cada equipe nesse período. O blog Garrafão Rubro-Negro conversou com o treinador Gustavo De Conti sobre como está sendo feito o treinamento da equipe nesse momento e sua expectativa pelo retorno da temporada.

Gustavo De Conti – treinador

Primeiramente, Gustavo De Conti como está sendo feito o planejamento de trabalho com o elenco nesse período da pandemia do coronavírus? O foco maior acaba sendo a parte física? E como é fazer esse planejamento sem ter uma certeza de data do retorno das competições?

“É um desafio tremendo. Estamos em um momento muito diferente e novo para todos. O Bruno Nicolaci e o Ricardo Machado estão orientando os jogadores com relação a parte física, em contato sempre, para que retornem às atividades com bom condicionamento.”

Alguns estrangeiros como o Eloy Vargas e o Zach Graham voltaram aos seus países de origem nesse momento de pandemia. E sabendo que cada país tomou medidas restritivas de circulação, o retorno deles ao Brasil é algo que preocupa você e toda a comissão técnica?

“Ninguém sabe exatamente os prazos e as regras de cada país, porém acreditamos que quando tudo estiver mais calmo, não será complicado o retorno dos estrangeiros. Eles também estão seguindo as orientações do Bruno em seus países e o mais importante nesse momento era eles estarem próximos de seus familiares. O Zach vive com seus pais, idosos, e o Eloy tem um filho recém-nascido, por isso era muito importante o retorno aos seus países”

Você é um dos treinadores que mais se alimenta de basquete durante a temporada, assistindo várias competições internacionais e nacionais no máximo que puder. Como está sendo esse período sem jogos pra você? Tem como avaliar qual o aprendizado desse momento?

“Em se tratando de basquete, está sendo muito ruim. É difícil não ter jogos de basquete e outros esportes na TV para acompanhar. Por outro lado, ficamos mais com nossa família, assisto lives, palestras, entrevistas. Tem muita coisa interessante acontecendo na internet nesse período, muita troca de conhecimento.”

Em quase toda temporada se tem uma discussão sobre o calendário do basquete no Brasil e envolvendo as Américas. Você acredita que esse momento de pandemia pode ser um marco para termos um calendário melhor a partir do momento de retorno dos jogos – e essa melhora não somente nas datas de jogos, mas também um novo olhar sobre um cuidado maior com todos os envolvidos no basquete no que se diz respeito a aeroportos, locais de jogos?

“Eu não acho ruim o nosso calendário de basquete. Os encaixes de jogos foram bons nessa temporada, levando-se em conta a BCLA, LSA e NBB. O que acho que pode melhorar muito são os dias e horários do NBB. Vários jogos em dias e horários inadequados para o público e para os atletas. Algumas equipes que fizeram uma sequência grande de jogos em períodos pequenos e, logo em seguida, ficaram 20, 25 ou até 30 dias sem jogar. Agora com relação aos encaixes com as Ligas Internacionais, creio que melhorou.”

O torcedor rubro-negro está em isolamento social, mas também na expectativa para o retorno da Champions League Américas e do NBB. Qual mensagem você deixaria para esse torcedor que não vê a hora de se reencontrar com o basquete do Flamengo no ginásio?

“Ninguém está mais ansioso do que eu para o retorno da Champions League Américas e do NBB. Estávamos em um grande momento na temporada, com folga na liderança do NBB, e acabávamos de conquistar a vaga na final da Champions League Américas depois de tanto tempo. Meu recado é que fiquem em casa, se cuidem e cuidem dos seus familiares nesse momento. Isso é o mais importante agora. Cuidar da saúde, que é o nosso bem mais valioso. E depois disso, usar essa energia acumulada durante a quarentena para nos empurrar em busca de mais esses dois títulos importantes nessa temporada. Tudo vai dar certo!”

Calendário do Flamengo para o restante da temporada

Quartas de final do NBB – Flamengo x Botafogo ou Rio Claro

Final da Champions League Américas – Flamengo x Quimsa ou San Lorenzo

Datas a serem definidas ainda

NESSE MOMENTO DE PANDEMIA DO CORONAVIRUS, FIQUE ATENTO AS INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. CONFIRA ESSAS RECOMENDAÇÕES PELO SITE – HTTPS://CORONAVIRUS.SAUDE.GOV.BR/

Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada:

https://www.catarse.me/garrafao_rubro_negro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.