A história do basquete do Flamengo sempre contou com ótimos e bons elencos, mas o retrospecto recente o time montado na temporada 2014/2015 para muitos jovens torcedores pode ser apontado como talvez o melhor que já defendeu o manto sagrado dentro de quadra. O time comandado pelo treinador José Neto nessa temporada teve a conquista do Mundial, um resultado amargo na Liga das Américas, mas mostrou no playoff do NBB que tinha um elenco superior aos demais.
O blog Garrafão Rubro-Negro relembra como foi o primeiro jogo da final do NBB dessa temporada contra o Bauru, na HSBC Arena – assim chamada naquele ano de 2015 – Flamengo 91 x 69 Bauru.

Releitura do jogo
O Flamengo fez um primeiro quarto contando com uma ótima regularidade do seu sistema defensivo e ofensivo em quadra. O time rubro-negro no decorrer do período teve aproveitamento de 60 % nos arremessos tentados. Marquinhos e Olivinha foram os maiores pontuadores da equipe em quadra, já Laprovittola se destacou nas assistências. Ricardo Fischer foi o jogador mais eficiente do Bauru em quadra, mas a equipe paulista terminou o período com a desvantagem de 10 pontos – 28 a 18.
A intensidade ofensiva do time rubro-negro continuou durante o segundo quarto e isso se deve a boa participação do banco de reservas da equipe. Felicio e Herrmann ajudaram o Flamengo a administrar a liderança no placar. O time do Bauru não conseguiu encontrar um equilíbrio defensivo e para a alegria do torcedor rubro-negro no ginásio, a equipe foi para o vestiário vencendo o jogo por 19 pontos – 47 a 28.
O jogo coletivo do Flamengo continuou sendo o grande destaque na volta do intervalo. Laprovittola e Olivinha se destacaram na pontuação, Marquinhos ligado na defesa e conseguiu boas roubadas de bola. Gui Deodato e Ricardo Fischer ajudaram o Bauru a ter uma melhora no seu sistema ofensivo, mas a defesa não conseguiu ter o mesmo desempenho. O Flamengo foi para o quarto decisivo com uma excelente vantagem – 70 a 43.
O Bauru teve sua melhor atuação na partida durante o último quarto, mas o Flamengo soube administrar sua boa margem no placar e não levou grandes sustos no período. Benite e Marcelinho Machado foram os maiores pontuadores do Flamengo em quadra. Já pelo lado do Bauru, os destaques foram Alex e Rafael Hettsheimeir. O time rubro-negro confirmou uma vitória categórica no primeiro jogo da final do NBB da temporada 2014/2015.
Os números individuais do Flamengo nessa partida:
Benite – 16 pontos
Laprovittola – 15 pontos e 7 assistências
Marquinhos – 15 pontos e 4 roubadas de bola
Olivinha – 15 pontos e 7 rebotes
Marcelinho – 11 pontos
Meyinsse – 8 pontos
Herrmann – 7 pontos
Felicio – 2 pontos
Gegê – 2 pontos e 4 assistências
NESSE MOMENTO DE PANDEMIA DO CORONAVIRUS, FIQUE ATENTO AS INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. CONFIRA ESSAS RECOMENDAÇÕES PELO SITE – HTTPS://CORONAVIRUS.SAUDE.GOV.BR/
Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada: