Memórias GRN – Em 2013, Flamengo conquista o bicampeonato da LDB contra o Minas, de Leonardo Demétrio e Danilo Fuzaro

A base do basquete brasileiro tem como ponto forte revelar bons jogadores para o cenário nacional e internacional. E a edição da LDB 2013 isso não foi diferente. O Garrafão Rubro-negro relembra a final da competição da base em 2013, na qual o Flamengo derrotou o Minas por 51 a 42, no ginásio Hélio Mauricio, na Gávea.

Flamengo contou nessa final com jogadores como Cristiano Felicio e Gegê. Já o Minas contou com Danilo Fuzaro, atualmente em Mogi, e Léo Demétrio, hoje no Flamengo, em quadra.

A releitura do jogo

A final da LDB no ginásio Hélio Mauricio começou com uma grande ansiedade das equipes em quadra. Mas com o apoio da torcida rubro-negra, o armador Gegê chamou a responsabilidade nos minutos iniciais e com os pontos de Chupeta e Cristiano Felicio, o Flamengo conseguiu abrir a parcial de 13 a 6 no marcador. O Minas não conseguiu melhorar a sua defesa no período e viu o time rubro-negro abrir a diferença de 9 pontos no final do período – 18 a 9.

O duelo entre Danilo Fuzaro e Gegê na edição da LDB em 2013. (Lucas Figueiredo/LNB)

O Minas melhorou sua defesa nos primeiros minutos do segundo quarto, mas não conseguiu converte esse bom aproveitamento no seu ataque. O Flamengo com isso acabou mantendo sua boa vantagem no placar com os pontos de Diego Marques no período. O time rubro-negro soube se aproveitar do volume de rebotes nos instantes finais do segundo período e conseguiu ampliar sua liderança na partida no intervalo – 28 a 14.

O Flamengo voltou do intervalo com a intensidade para decidir logo a partida e com a regularidade de Gegê, Diego Marques e Felício, o time conseguiu abrir a ótima vantagem de 19 pontos no placar. O Minas buscou uma reação e reduziu um pouco a diferença no placar, mas o Flamengo foi para o período decisivo com uma boa liderança – 44 a 29.

As duas equipes erraram muito na conclusão das jogadas nos primeiros minutos do último quarto, o Minas conseguiu uma nova reação e cortou a diferença para 7 pontos, mas o time rubro-negro soube ter a tranquilidade e frieza no seu sistema defensivo não permitindo uma reação ainda maior. E os lances livres de Cristiano Felicio acabaram por selar a vitória e o bicampeonato da LDB para o delírio da torcida rubro-negra presente no ginásio.

Destaques do Flamengo nessa final

Cristiano Felicio – 16 pontos e 11 rebotes

Gegê – 11 pontos e oito assistências

Diego Marques – 11 pontos

O destaque do Minas foi o ala Rafael com 13 pontos e sete rebotes

O elenco do Flamengo nessa edição da LDB

NESSE MOMENTO DE PANDEMIA DO CORONAVIRUS, FIQUE ATENTO AS INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. CONFIRA ESSAS RECOMENDAÇÕES PELO SITE – HTTPS://CORONAVIRUS.SAUDE.GOV.BR/

Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada:

https://www.catarse.me/garrafao_rubro_negro