Chegou a hora! Instituto e Flamengo irão realizar amanhã a primeira partida da semifinal da Champions League Américas dessa temporada. O jogo será realizado em Córdoba, na Argentina, e promete ser marcado por variações táticas, ansiedade emocional e que poderá ser decidido pelo rendimento do banco de reservas de uma das equipes. O blog Garrafão Rubro-Negro detalha as principais curiosidades dessa partida e o “favoritismo” do Flamengo nessa série.
Franco Balbi, Marquinhos e Zach Graham podendo fazer a diferença com sua experiência em competições internacionais
Quando olhamos o retrospecto recentes de competições organizadas pela FIBA nos deparamos com o bom aproveitamento ofensivo desses três jogadores. Franco Balbi voltou a viver um excelente momento com a camisa do Flamengo em sua segunda temporada pelo clube. Já Marquinhos se comprova a cada jogo como o jogador mias regular do elenco rubro-negro, seja pelos pontos, assistências e liderança.

Zach Graham começou a sua jornada pelo Flamengo de modo tímido e ainda precisando assimilar sua nova função tática em quadra. Em 2020, o jogo virou e Graham a cada partida mostra sua evolução e isso o credencia a ser um dos protagonistas do Flamengo nessa série.
Flamengo é o time que menos comete erros na Champions League Américas
O time rubro-negro é a única equipe invicta na competição internacional. E essa invencibilidade muito se deve ao bom desempenho coletivo do time como um todo. O Flamengo comete menos de 9 erros por partida até o momento na Champions League Américas. Nessa primeira partida da semifinal, a quantidade de erros poderá resultar no vencedor dessa partida e caso o Flamengo consiga manter esse bom aproveitamento, a equipe deverá voltar para o Rio de Janeiro com uma vitória.
A versatilidade do garrafão rubro-negro poderá quebrar o sistema defensivo do Instituto de Córdoba
O Flamengo nos últimos jogos do NBB mostrou que o quarteto formado por Eloy Vargas, Léo Demétrio, Olivinha e Rafael Mineiro podem ser importantes numa variação tática dentro do garrafão rubro-negro. Seja pelas infiltrações ou por sempre estarem bem posicionado para receberem os melhores passes dos armadores.
Além do garrafão, vale ressaltar o bom aproveitamento no perímetro de Léo Demétrio, Olivinha e Rafael Mineiro.
Martin Cuello e Nicolás Romano – a eficiência ofensiva á disposição do time argentino
Nas últimas partidas do Instituto de Córdoba, Martin Cuello e Nicolás Romano chamaram a responsabilidade e se destacaram pelo time argentino não somente na pontuação, mas também pela forma que ajudaram positivamente o jogo coletivo da equipe em quadra. E caberá ao Flamengo tentar diminuir o volume tático desses dois jogadores e limitar seus arremessos seja dentro da área pintada e do perímetro.

Santiago Scala – o crescimento de rendimento do armador em jogos com esse apelo
O armador Santiago Scala é uma das peças mais importantes no sistema de jogo do Instituto. Seja na Liga Sul-Americana do ano passado e nessa atual edição da Champions League Américas, Scala sempre cresceu de rendimento em jogos com maior apelo, principalmente em fase decisiva. E o Flamengo precisará ficar atento e não buscar pagar muito o arremesso do perímetro desse jogador.
A torcida do instituto de Córdoba e o caldeirão dentro do ginásio Angel Sandrin
Jogar em Córdoba nunca será uma tarefa fácil, ainda mais pela acalorada torcida do Instituto que não para de apoiar em nenhum momento. E nesse momento aonde o time do Flamengo é favorito na série, o apoio da torcida argentina deverá ser ainda maior no ginásio. O time rubro-negro precisará manter uma excelente concentração e não deixar muito o ambiente externo desestabilizar o seu jogo ofensivo e defensivo em quadra.

Como foi o duelo entre Instituto e Flamengo, na Argentina, na fase de classificação da Champions League Américas
Champions League Américas – fase semifinal
Amanhã – Instituto x Flamengo, às 22 horas, no ginásio Angel Sandrin, em Córdoba, na Argentina.
Transmissão do DAZN
Escalação provável do Instituto
Gaston Whelan, Santiago Scala, Martin Cuello, Nicolás Romano e Sam Clancy
Técnico: Sebastian Ginobili
Escalação provável do Flamengo
Franco Balbi, Zach Graham, Marquinhos, Olivinha e Eloy Vargas
Técnico: Gustavo De Conti
Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada: