Quando Flamengo e Instituto de Córdoba se enfrentaram pela fase de classificação da Champions League Américas, os destaques da equipe argentina foram os norte-americanos Dwayne Davis e Raasean Davis. Após a classificação para a semifinal diante do Real Esteli, da Nicarágua, o Instituto resolveu liberar esses dois jogadores alegando problemas pessoais. O blog Garrafão Rubro-Negro detalha agora quem poderão ser os protagonistas da equipe argentina nesses jogos contra o Flamengo pela fase semifinal e o peso da chegada do novo norte-americano – Germain Jordan.
Gaston Whelan – o clássico armador em boa fase técnica e tática pelo Instituto
O armador Gaston Whelan desde a fase de quartas de final já demonstrava seu bom basquete em quadra. E essa regularidade se manteve durante essas semanas na Liga Argentina. Whelan foi uma das peças importantes do Instituto na vitória recente contra o San Lorenzo pela competição nacional. Caberá o Flamengo tentar deixar o armador desconfortável na sua leitura de jogo durante essa semifinal.

Desempenho de Gaston Whelan na Liga Argentina – média
8,3 pontos – 3,0 rebotes – 3,3 assistências
Santiago “Panda” Scala – um dos jogadores mais importantes no sistema de jogo do Instituto
Nos jogos contra o Flamengo na fase de classificação, Santiago Scala já se comprovou ser uma peça fundamental no ataque do Instituto de Córdoba. Frieza e eficiência nos arremessos do perímetro. E agora sem Dwayne Davis no elenco, Scala aumentou seu tempo de quadra e isso ajudou a equipe argentina a ficar ainda mais equilibrada taticamente seja no aspecto defensivo e ofensivo.
Desempenho de Santiago Scala na Liga Argentina – média
9,3 pontos – 1,6 rebotes – 2,6 assistências

Martin Cuello e Nicolas Romano – os protagonistas na pontuação do Instituto de Córdoba em quadra
Com a saída de Dwayne Davis, o Instituto de Córdoba viu aumentar a eficiência de dois jogadores nos últimos jogos na Liga Argentina – Martin Cuello e Nicolas Romano. O jogo mais coletivo favoreceu essa mudança de panorama e ajudou essa dupla a melhorarem ainda mais seu volume ofensivo em quadra. Cuello se desatacando pela sua versatilidade nos arremessos em quadra.

Já Nícolas Romano além dos arremessos dentro do garrafão, tem se mostrado perigoso nos arremessos do perímetro. E também tem uma importante função defensiva no volume de rebotes.
Desempenho de Martin Cuello na Liga Argentina – média
18,3 pontos por jogo – 2,4 rebotes – 3,4 assistências
Desempenho de Nicolás Romano na Liga Argentina – média
11,3 pontos – 5,0 rebotes – 1,4 assistências

Germain Jordan – o novo ala norte-americano e sua visão de jogo mais coletivo ajudando o time argentino
Se com Dwayne Davis, o Instituto de Córdoba se mostrava uma equipe individualista em certos momentos do jogo, isso mudou após a sua saída e a chegada do norte-americano Germain Jordan. Jordan tem um bom aproveitamento nos arremessos de dois pontos e no volume de rebotes.
Desempenho de Germain Jordan na Liga Argentina – média
13,0 pontos por jogo – 5,6 rebotes – 1,5 assistências
Fase semifinal da Champions League Américas
Jogo 1 – Dia 9 de março
19:30 – San Lorenzo x Quimsa
22:00 – Instituto de Córdoba x Flamengo
Jogo 2 – Dia 12 de março
19:30 – Flamengo x Instituto de Córdoba
Venda de ingressos: https://flamengo.superingresso.com.br/#!/apresentacao/e70855e3406b746702032d59fedcd5006ac3ec05
22:00 – Quimsa x San Lorenzo
Jogo 3 – Dia 14 de março
19:30 – Flamengo x Instituto de Córdoba
22:00 – Quimsa x San Lorenzo
Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada: