Por Enéas Lima e Fernando Fernandes
2019 foi um ano de reformulação na base rubro-negra. Além da chegada de bons jogadores para o Sub-19 e que também passaram a integrar o elenco adulto, o Flamengo trouxe para comandar o time, o promissor e estudioso técnico Rodrigo ‘’Galego’’ Leonardo. Em seu primeiro ano no Mais Querido, o treinador alcançou bons resultados: foi campeão invicto da Copa do Brasil de Clubes Sub-18 (Brasileiro da categoria) ao derrotar o Palmeiras na final, e conquistou o Carioca Sub-19.
O blog Garrafão Rubro-Negro detalha parte do planejamento do time Sub-19 – quem ficou, quem saiu e quem são os reforços pontuais – para essa temporada.
A manutenção de alguns destaques da temporada passada
Matheusinho e Matheus Weber – o amadurecimento da última temporada e os bons números em quadra levaram a continuidade de ambos no time rubro-negro. O armador Matheusinho já vem destacado nas assistências e bom poder de finalização nos arremessos e poderá ser novamente um dos destaques do time. A expectativa é que consiga uma intensidade e regularidade maior nessa temporada.
O ala Matheus Weber terá sua segunda temporada pelo Flamengo. Sua liderança perante aos mais jovens já foi reconhecida nos primeiros jogos da equipe na LDB passada e essa virtude deverá continuar esse ano. A expectativa de um desenvolvimento técnico e tático maior de Weber durante essa temporada. Potencial de crescimento ele já demonstrou ter.

Rafael Rachel – o ala-pivô teve uma boa participação na LDB com a camisa do Flamengo após se recuperar de lesão. Foi uma primeira temporada da redenção de Rachel, conseguiu ter uma boa sequência de jogos, sem grandes lesões, e isso com certeza poderá ajudar na confiança ainda maior do ala em mais um ciclo profissional para o Flamengo. Disciplina tática e vontade de evoluir, Rafael Rachel já comprovou quando teve oportunidades na base e na equipe adulta.
Matheus Maciel e Ruan Miranda – o pivô Matheus Maciel chegou ao Flamengo com a expectativa de repetir o bom desempenho que teve atuando na base do basquete espanhol. E repetiu. Foi o MVP da conquista do brasileiro Sub-18 e fica a expectativa que possa repetir os bons números em mais uma temporada e consiga manter uma boa regularidade tanto na base e na equipe adulta quando tiver oportunidades.

Já o pivô Ruan Miranda também foi um dos grandes destaques da equipe tanto na LDB e no Brasileiro Sub-18. Ruan já demonstrou que pode ser um excelente jogador nos dois lados da quadra, mas como todo jogador de alto nível, precisa sempre estar focado em ajustar seu jogo técnico a cada temporada. E esse deverá se o principal desafio dessa joia da base rubro-negra.
Quem saiu do elenco Sub-19 nessa temporada – Igor Gabriel, Matheus Silva (Macaé), João Vittor Souza e Thiago Franco.
As novidades do elenco Sub-19 para esse novo ciclo
Para este ano, a Flamengo solidificou o projeto da base, manteve as principais promessas e trouxe reforços específicos para as categorias de base. Para o Sub-18, o ala Matheus Alves chega após ótima temporada pelo Sesi Franca, time que conquistou o bronze do Estadual Sub-16. Já para a equipe Sub-19, o perímetro foi muito bem reforçado. Chegaram o armador João Prado (Paulistano), e os alas-armadores Rafael Passoni (Pinheiros) e Cristhyã Silva (Paulistano).
Conheça os novos contratados:
João Prado: Revelado pelo Mackenzie Esporte Clube (MG), João chegou ao Sub-17 do Paulistano no ano de 2019, subindo, inclusive, de categoria para o Sub-19 em diversas ocasiões durante a temporada. Foi um dos destaques da equipe Paulista, com médias de 9.68 pontos por jogo. Com boa visão de jogo e chute do perímetro, o armador se destaca por sua facilidade em realizar infiltrações. Chega para dividir posição com Joãozinho, remanescente do Sub-17 de 2019 e com Matheusinho.

Cristhyã Silva: Irmão do armador Arthur Pecos, que teve passagem pelo Flamengo na era José Neto, Cris chega à Gávea como o principal reforço da base do Mais Querido para este ano. Com passagens por Palmeiras, Corinthians, Pinheiros e Paulistano (último clube), o atleta será protagonista no Sub-19 peça fundamental na equipe que irá disputar a LDB – Liga de Desenvolvimento de Basquete. Versátil, atua como armador e ala-armador e tem como grande qualidade a facilidade em infiltrar e realizar bandejas de diferentes formas.

Rafael Passoni: Revelado por Cravinhos, o atleta atuou na última temporada pelo Esporte Clube Pinheiros, equipe em que conquistou o Estadual Sub-19 e LDB. Extremamente técnico, Passoni, de 1;91 metros de altura, atua como ala-amador.

Competições iniciais previstas para o elenco sub-19 nessa temporada:
LDB – Temporada 2020
Campeonato Estadual 2020
Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada: