Aleksandar Petrovic comenta as convocações de Jhonatan Luz e Rafael Mineiro para a seleção brasileira

O calendário de competições da seleção brasileira masculina de basquete terá seu início em breve com o qualificatório para a Copa América e depois a disputa do Pré-Olímpico. Como virou rotina nos últimos anos, o basquete do Flamengo sempre conta com jogadores convocados para defender o Brasil. O blog Garrafão Rubro-Negro conversou com o técnico Aleksandar Petrovic sobre a presença de Jhonatan Luz e Rafael Mineiro entre os convocados para o qualificatório da Copa América e o croata explica a ausência de Marquinhos desse torneio.

Aleksandar Petrovic -técnico da seleção brasileira

Primeiramente Petrovic, o pivô Rafael Mineiro desde o início da temporada vem apresentando bons números atuando pelo Flamengo. Essa regularidade dele pelo clube acabou sendo fundamental para essa convocação dele para esse qualificatório da Copa América?

“Gostaria de destacar que o Rafael Mineiro sempre fez bons treinamentos no período que esteve presente na seleção. E quando alguns veteranos não podem defender a seleção brasileira, eu enxergo o Rafael Mineiro como um dos pivôs substitutos. Ele me convence no aspecto defensivo e acho um jogador muito correto no ataque. Eu não me prendo somente ao que ocorre com ele no Flamengo, se ele está jogando bem ou não, sei que o Flamengo está tendo bons resultados, e eu me foco também no que ele já apresentou comigo na seleção.”

Números de Rafael Mineiro no Flamengo nessa temporada:

NBB – Eficiência de 9,53 por partida – Sexto jogador do elenco nesse fundamento

Champions League Américas – Eficiência de 13,2 por partida – Quarto jogador do elenco nesse fundamento

O Jhonatan Luz em todos os times que atuou no Brasil sempre se destacou pelo seu bom papel defensivo em quadra. A convocação novamente dele para a seleção também se deve a essa virtude defensiva que ele tem ou você poderia destacar outras virtudes do jogo do Jhonatan Luz que serão fundamentais a seleção nesse qualificatório?

“Falando sobre o Jhonatan. Ele foi um dos três cortes que tive que fazer antes da Copa do Mundo de Basquete.  Eu tinha Lucas Dias, Hetthsheimeir e o Jhonatan Luz naquele grupo. E eles demonstraram altamente capazes de estarem presentes numa futura convocação. O Jhonatan tem muito valor defensivo, eu aprecio isso e por isso eu acho que ele mereça essa oportunidade na seleção.”

A convocatória para o qualificatório da Copa América teve algumas ausências de jogadores experientes como o ala Marquinhos, do Flamengo. Você chegou a ter alguma conversa com o jogador a respeito desse qualificatório? E poderíamos afirmar que jogadores experientes como o Marquinhos são nomes certos que você conta para o Pré-olímpico?

“Com todos os veteranos, incluindo o Marquinhos, eu tenho um acordo que só irei chamar eles na convocação de maio, isso para falarmos de Pré-olímpico. E falando da disputa da próxima Copa América eu acredito que precisaremos ter uma nova seleção com várias mudanças. E caso algum veterano ainda queira jogar pela seleção, eu irei conversar com esse jogador, eu não vejo problema de o jogador querer continuar defendendo o Brasil, eu irei selecionar os que estiverem jogando melhor naquele momento. E é normal após um Pré-olímpico e uma Olimpíada, alguns jogadores encerrarem seu ciclo na seleção.”Q

Qualificatório da Copa América – Primeira rodada do grupo B

Dia 21 – Brasil x Uruguai

Dia 24 – Uruguai x Brasil

Seja assinante do Garrafão Rubro-Negro , ajude a manter o projeto, concorra a ingressos para os jogos do Flamengo no Rio de Janeiro e uma camisa oficial no final da temporada:

https://www.catarse.me/garrafao_rubro_negro